Atitudes simples são fortes aliadas na preservação de sua saúde
Wolfgang Loscher - Lucas Toyama - CanalRH - 14/08/2008
http://www.canalrh.com.br
Wolfgang Loscher
Wolfgang Loscher - Lucas Toyama - CanalRH - 14/08/2008
http://www.canalrh.com.br
Wolfgang Loscher
Se a empresa é um organismo cujas células são os colaboradores, chamem os médicos. Urgentemente. Eles serão necessários. O ritmo frenético a que executivos estão submetidos faz com que, muitas vezes, a atenção à saúde fique relegada a um plano longínquo, quase ao esquecimento. Algumas medidas profiláticas e muito simples - podem ser tomadas como forma de minimizar os prejuízos acarretados por uma vida corporativa sedentária e estressante. Então, pare e pense: quais procedimentos mais banais do seu dia-a-dia que podem estar comprometendo sua saúde?
Para o Dr. Wolfgang Loscher, gerente médico da Central Nacional Unimed, muitas pessoas não sabem que estão se posicionando de maneira errada na mesa de trabalho, que suas cadeiras não são apropriadas para passar longas horas durante o dia e que a tela do computador está muito baixa em relação à altura dos olhos.
"É muito importante que a empresa conte com um profissional que avalie como os profissionais estão agindo no ambiente de trabalho e para orientá-los a fazer exercícios ao longo do dia", aponta o médico.
Esses exercícios - como levantar e andar um pouco, colocar o ombro para trás, girar levemente o pescoço e a cabeça - devem ser realizados a cada 45 minutos, no máximo uma hora. "Ficar imobilizado por longos períodos, além de não ter apoio para os braços nas cadeiras, causa dores nas costas, nos ombros, nas pernas", alerta Dr. Loscher. No longo prazo, os danos podem ser ainda maiores.
Além da ergonomia, a alimentação é outro aspecto deixado de lado com muita freqüência na correria do dia a dia. E, não raro, muitos buscam em uma xícara de café (ou em muitas!) compensar o cansaço proporcionado pelas recorrentes noites mal dormidas. "O ideal é não passar de três xícaras de café por dia", orienta Dr. Loscher.
E não adianta pensar que ao substituir o café por chá preto sua saúde estará salva. "Tem gente que decide ser radical e pára de tomar café trocando-o por chá preto, o que acaba sendo pior, pois ela toma mais chá", ressalta o médico. O resultado pode ser aquela gastrite gritante.
Dr. Loscher lembra que, antigamente, o prato típico do brasileiro, composto por arroz, feijão, carne e uma salada, era bem equilibrado. "Mas hoje em dia as pessoas se alimentam mal, comem muito lanche, tomam muito refrigerantes, vão muito a fast-foods, e se esquecem que tudo isso tem uma carga de sal elevada - terreno fértil para o desenvolvimento de hipertensão e de problemas de intestino devido decorrentes da ausência de proteínas e fibras", aponta.
O bem estar no local de trabalho também é prejudicado pelo uso abusivo do ar-condicionado, com temperaturas muito baixas. "Devemos lembrar que o ar-condicionado retira a umidade do meio ambiente, ou seja, deixa o ar mais seco, e isso exige que as pessoas tomem maior quantidade de líquido", lembra Dr. Loscher. Além disso, a manutenção do equipamento deve ser feita com regularidade. Mas muitas vezes não é, o que propicia a ampla propagação de bactérias e a piora nos quadros de bronquite e rinites.
Veja a seguir dicas (muito) simples para cuidar de sua saúde:
• Lembre-se de tomar mais líquido durante o dia, como água, chás (exceto os mates), sopas e sucos. Procure manter uma garrafa de água em sua mesa;
• Deixe a escada rolante ou o elevador de lado e suba ou desça alguns andares de escada;
• Ao invés de guloseimas como bolachas recheadas, procure levar frutas para o trabalho ou barras de cereais;
• Procure saber se o ar-condicionado de sua empresa está com a manutenção em dia;
• Atenção para a maneira como você fica sentado na mesa de trabalho: uma boa postura ao longo do dia e exercícios leves a cada 45 minutos podem evitar dores musculares;
• Na hora do almoço, lembre-se do prato típico do brasileiro: arroz, feijão, saladas e uma carne, de preferência magra.
0 Comentários::
Postar um comentário
Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com