Participe fazendo seus comentários e dando suas opiniões. Um abraço. Drauzio Milagres.

Total de visualizações desta página.

Translate - Google Tradutor

domingo, 18 de novembro de 2007

Um Relato da Fronteira entre a Vida e a Morte



De Volta à Vida
Suzane Frutuoso - Revista Época nº 496 de 12/11/2007


Como as novas técnicas da medicina estão
conseguindo ressuscitar as vítimas de parada cardíaca.
Um relato da fronteira entre a vida e a morte.


Adilson de Freitas Nascimento, de 55 anos, sabe exatamente onde morreu: na quadra de basquete do Club Athletico Paulistano. Eram 20h45 do dia 6 de abril de 2005, uma quarta-feira agradável, nem quente nem fria. Antes de vestir o uniforme azul marinho e branco do time de veteranos do Clube Paineiras do Morumby, Adilson assistiu ao treino da equipe juvenil e do time de pólo aquático. Daí em diante não se lembra de mais nada.

Tudo o que sabe sobre seu flerte com a morte é baseado no relato dos colegas que naquela noite dividiam a quadra com o atleta que representou o Brasil nas Olimpíadas de Munique (1972), Moscou (1980) e Los Angeles (1984). Adilson não tinha mais a destreza dos 13 anos em que esteve na seleção brasileira. Mas não decepcionou no jogo que se tornaria o mais marcante de sua vida. Fez os primeiros 12 pontos. Estava com a bola na mão, preparando a próxima cesta, quando despencou.

O gigante de 1,95 metro ficou estatelado no chão. Inconsciente. Sem pulso. Sem respiração. Esse é o conceito tradicional de morte clínica, uma das definições possíveis para delimitar o fim da vida. "Morri por três minutos", diz. A situação gravíssima vivida por Adilson é chamada de morte súbita provocada por parada cardíaca. É a causa de 260 mil óbitos por ano no Brasil e de 3 milhões no mundo. Em 95% dos casos, a parada cardíaca não pode ser revertida. Poucos pacientes voltam para contar sua história. A recuperação de Adilson é uma raridade. Mas há uma mudança em curso.



O Sobrevivente
Adilson Nascimento morreu em 06 de abril de 2005 e foi ressuscitado durante um jogo de basquete no Club Athletico Paulistano. Ele é um caso raríssimo de recuperação. Acima, Adilson na quadra onde experimentou a morte por três minutos.



Novos métodos de ressuscitação estão em desenvolvimento em vários centros de pesquisa ao redor do mundo. O objetivo é fazer com que mais pessoas tenham a sorte de Adilson. Os cientistas começam a ter uma visão mais aprofundada dos eventos que envolvem a parada cardíaca e a volta à vida. Um dos mais intrigantes é o que se convencionou chamar de experiências de quase-morte. Muitos dos pacientes ressuscitados relatam estranhos acontecimentos. Eles dizem ter se visto fora do próprio corpo, como se estivessem flutuando. Assistem do alto à própria cirurgia ou ao resgate. Alguns dizem ter estado num túnel, com uma luz intensa e brilhante. Outros contam ter encontrado familiares e amigos mortos. A maioria relata uma imensa paz.

Para algumas pessoas, esses fenômenos são sobrenaturais. Em outubro foi lançado nos Estados Unidos o The Big Book of Near-Death Experiences (O Grande Livro das Experiências de Quase-Morte), a segunda obra da autora P.M.H. Atwater sobre o assunto. Antes de se dedicar ao tema, Atwater foi professora do ensino básico e secretária. Virou escritora depois de pesquisar sobre paranormalidade e estados alterados de consciência. Diz ter entrevistado 4 mil pessoas que passaram pela mesma situação desde 1978. O livro é recheado de desenhos sobre a experiência da quase-morte feitos pelos entrevistados. Alguns deles ilustram esta reportagem.



Quase-Morte
Desenho feito pela americana Celeste Weitz sobre o que teria visto durante uma experiência de quase-morte.
O fenômeno é comum entre pessoas que sofreram parada cardíaca.



Adilson não teve morte cerebral, o que significaria o cessar irreversível da atividade do cérebro. Não estava, portanto, legalmente morto, pronto para ser enterrado. Mas estava morto o suficiente para aterrorizar os colegas. Desesperados, eles gritaram por socorro. E tiveram uma ajuda preciosa. Os funcionários do clube haviam acabado de receber treinamento para agir em casos de morte súbita. Um professor de ginástica que assistia à partida debruçado sobre a grade entrou em ação. Começou a ressuscitar o atleta com massagem cardíaca e respiração boca a boca. Elas evitam que a circulação sanguínea seja totalmente interrompida e ajudam o oxigênio a chegar ao cérebro. Em menos de três minutos, outro funcionário trouxe um desfibrilador.

O aparelho emite uma descarga elétrica para corrigir um problema chamado fibrilação ventricular. Em casos como o de Adilson, um caos elétrico faz com que o coração trema em vez de bombear o sangue. Isso leva à parada cardíaca. O desfibrilador emite choques que restauram o ritmo correto dos batimentos cardíacos. Adilson teve a sorte de morrer numa ilha de excelência: havia oito desfibriladores espalhados pelo clube. Situação ímpar no Brasil. A instalação desses aparelhos em locais públicos é obrigatória em cidades como São Paulo, Londrina e Porto Alegre. Mas quem cumpre a determinação? "Não existe controle para saber quais locais têm os aparelhos", diz o médico Hélio Penna Guimarães, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O desfibrilador pode ser manuseado por qualquer pessoa. Por meio de eletrodos, verifica-se se a vítima está sofrendo uma fibrilação. Confirmado o problema, basta apertar um botão para disparar o choque salvador.

Os médicos aprendem que o cérebro começa a morrer por falta de oxigênio quando a pessoa fica cinco minutos sem pulsação cardíaca. Quem sobrevive pode ter seqüelas como paralisia, dificuldade de fala, locomoção e memória. Em dez minutos sem assistência costuma ocorrer a morte cerebral. Uma nova visão sobre esse processo ganha força entre os cientistas. Em vez de disparar um mecanismo de liga-e-desliga, a privação de oxigênio é vista agora como o início de uma cadeia de reações dentro e fora das células. Esses fenômenos podem acontecer nas horas e nos dias seguintes. A ressuscitação bem-sucedida, portanto, é apenas uma batalha ganha. A verdadeira luta pela vida começa depois dela.



A Exceção
Genelice da Silva Lima morreu em 12 de janeiro de 2005.
Depois de sofrer três paradas cardíacas no hospital, Genelice permaneceu sem sinais vitais durante 20 minutos. Os médicos duvidaram que ela sobrevivesse sem seqüelas. Estavam enganados.



"Mesmo quando a ressuscitação dá certo, 75% dos pacientes morrem algumas horas depois", afirma o cardiologista Karl B. Kern, professor de Medicina da Universidade do Arizona. O desafio é encontrar formas de evitar a degradação celular que leva à falência do cérebro e do músculo cardíaco nos pacientes que tiveram a sorte de ser reanimados. A atenção dos especialistas começa a se voltar para a mitocôndria, a porção da célula responsável pela produção de energia. A mitocôndria controla a auto-destruição celular, um processo chamado de apoptose (leia o quadro). Esse é um mecanismo natural e, na maioria das vezes, benéfico. Se uma célula se torna desnecessária ou está danificada, o corpo se livra dela por meio da apoptose.

As células ficam estragadas por causa da parada cardíaca, que interrompe o fornecimento de oxigênio. Imediatamente, começam a cometer suicídio. Ao mesmo tempo, ocorre outro processo. Quando o paciente é socorrido e as células voltam a receber oxigênio, o organismo confunde as células reoxigenadas com células anormais. Também ordena o suicídio delas. Os cientistas estão procurando uma forma de interromper esse processo. Várias drogas e técnicas foram testadas em 100 mil pacientes ao redor do mundo. Nada deu certo.

As esperanças estão concentradas num novo recurso: a hipotermia. Os estudos sugerem que baixar a temperatura do corpo do paciente nas 24 horas depois da ressuscitação preserva as células do cérebro. A temperatura normal de 37 graus é reduzida para algo entre 32 e 34 graus. Isso parece inibir o suicídio celular. "Até agora, a hipotermia é a terapia mais bem-sucedida", afirma Kern. Um estudo realizado em cinco países europeus pelo médico Michael Holzer, da Universidade Médica de Viena, na Áustria, revelou que 55% dos pacientes que passaram pela hipotermia induzida com manta térmica sofreram menos seqüelas neurológicas. No grupo sem resfriamento, o índice foi de 39%.

A primeira grande conferência sobre resfriamento foi realizada em fevereiro nos Estados Unidos. "Apesar dos estudos favoráveis ao método e do aval da American Heart Association, a hipotermia ainda não pegou", diz Daniel Herr, do Washington Hospital Center. Menos ainda no Brasil. O resfriamento só pode ser aplicado em pacientes que tiveram fibrilação ventricular e que seriam resfriados até uma hora depois da parada cardíaca. É útil, portanto, a uma pequena parcela dos pacientes. Por enquanto, ela é realizada no país com bolsas de gelo ou mantas térmicas.



Após um infarto, Chris Brown diz ter penetrado numa névoa onde havia um grupo de homens. "Eles me mandaram de volta para o corpo".



A maior promessa nessa área é um aparelho que controla o resfriamento de forma mais precisa (leia o quadro). Isso é importante porque temperatura baixa demais ou muito tempo sob hipotermia pode ser fatal para o paciente. Podem ocorrer pneumonia, infecção generalizada e até mesmo outra parada cardíaca. O novo aparelho já está disponível nos EUA e em processo de avaliação para chegar aos hospitais brasileiros. Nem todos estão convencidos das vantagens dele.

Para o cardiologista Fernando Cruz, coordenador do Centro de Estudos do Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro, a hipotermia ainda é controversa. Por isso, o investimento numa máquina cara não se justificaria. "Uma vez estabelecido o dano cerebral, a reversão é difícil", afirma. A hipotermia, diz o médico, seria válida para pacientes que receberam a ressuscitação corretamente desde o início da parada cardíaca. "Isso é raríssimo".

Não há consenso sobre o assunto, mas os cardiologistas estão trabalhando para isso. "Em 2005, a American Heart Association concluiu que a hipotermia era importante e eficaz", diz Sergio Timerman, do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. Em 2010, deverá definir qual é a melhor técnica e o momento ideal de aplicá-la. "Se salvar o paciente, o custo do aparelho vai ser menor que manter a pessoa na UTI ou deixá-la incapacitada para o resto da vida".

O americano Lance Becker, diretor do Centro de Ciências da Ressuscitação da Universidade da Pensilvânia, estuda a relação entre parada cardíaca e morte celular há mais de duas décadas. O objetivo de Becker é triplicar o tempo de ação de quem tenta ressuscitar a vítima. Evitar que o dano cerebral comece cinco minutos depois da parada cardíaca. Ele acredita que o antídoto contra as lesões é a hipotermia. Mas tem mais dúvidas que certezas. "Ainda não conhecemos os principais aspectos da morte súbita: qual a melhor maneira de realizar a ressuscitação, como controlar o resfriamento do corpo, quais tratamentos são válidos e quais os cuidados necessários para que o estado de quem foi ressuscitado não se deteriore rápido", diz.






Adilson não foi submetido ao resfriamento. Com o choque do desfibrilador, voltou a respirar e foi encaminhado, inconsciente, ao hospital. Passou uma semana na UTI. Foi submetido a uma angioplastia para desobstruir duas artérias e recebeu um desfibrilador implantável. Colocado sobre o coração, ele percebe quando algo vai mal e dispara choques que restabelecem os batimentos cardíacos. Por enquanto, o aparelho não precisou entrar em ação.

O encontro de Adilson com a morte parece ter sido causado pelas artérias entupidas e pela hipertensão. Ele não suspeitava das obstruções, mas sabia que era hipertenso. Suspendeu a medicação por conta própria alguns meses antes de sofrer a parada cardíaca. Foi apenas uma das tantas estripulias que fizeram seu coração sofrer. Desde que abandonou o basquete profissional, virou sedentário. Engordou, passou a se alimentar mal e a se estressar com os negócios.




O Cético em Dúvida
Edval Paletta quase morreu em junho de 1983. Intoxicado durante o banho pelo gás do aquecedor, desmaiou e parou de respirar. Diz ter assistido do alto aos vizinhos tentarem reanimá-lo. Não acredita em explicações sobrenaturais. Mas às vezes tem dúvidas.



Depois do susto, Adilson diz se cuidar melhor. Faz uma bateria de exames a cada três meses, não esquece dos remédios e está se tratando de um câncer no braço direito. "Nasci de novo", afirma. A morte súbita é mais comum do que se imagina. Mas ela só costuma causar comoção popular quando interrompe a trajetória de atletas jovens, vigorosos, aparentemente saudáveis. O caso mais recente divulgado pela imprensa foi o do jogador de futebol Antonio Puerta, de 22 anos, do time espanhol Sevilla. Ele morreu no fim de agosto, dois dias depois de desmaiar em campo e de sofrer uma série de paradas cardíacas. Pelas contas do cardiologista Nabil Ghorayeb, do Hospital do Coração, em São Paulo, 20 atletas com menos de 35 anos morreram de forma súbita neste ano. "O esporte não mata. O que mata são as doenças não diagnosticadas", afirma Ghorayeb.

A principal causa de morte súbita são as arritmias (distúrbios no ritmo dos batimentos cardíacos, entre os quais se inclui a fibrilação ventricular). Ela pode resultar de problemas genéticos ou ser conseqüência do estilo de vida inadequado: obesidade, sedentarismo, fumo, colesterol alto, diabetes, hipertensão. Outras causas de morte súbita são a embolia pulmonar, o aneurisma cerebral, os traumas graves e a intoxicação.



Tina Sweeney teve uma experiência de quase-morte na infância, mas só se lembrou dela quando adulta. Ela se via como uma árvore em frente a uma luz.



Choques emocionais também podem fazer o coração entrar em pane. Em 2005, a comerciante pernambucana Genelice da Silva Lima, de 56 anos, sofreu um infarto durante o enterro do pai. Foi internada no InCor e, no dia seguinte, teve três paradas cardíacas. Nas três vezes, recebeu o choque do desfibrilador em menos de um minuto. No terceiro episódio, o aparelho não surtiu efeito. Genelice permaneceu morta por 20 minutos. Os médicos decidiram radicalizar. Abriram o peito da mulher, agarraram o coração e passaram a massageá-lo. Os sinais vitais voltaram.

Apesar da medida heróica, a equipe não esperava que ela sobrevivesse. Muito menos que voltasse para casa sem nenhuma seqüela neurológica. Apenas 12% dos pacientes ressuscitados no InCor sobrevivem a ponto de receber alta hospitalar. A conclusão faz parte da tese de doutorado da médica Maria Margarita Gonzalez, que será defendida em janeiro na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela acompanhou 800 pacientes.

Felizmente, casos improváveis de recuperação surpreendem os médicos todos os dias. Genelice permaneceu 32 dias na UTI, 12 deles em coma. A família foi avisada de que provavelmente ela nunca mais andaria. Nem falaria. Talvez ficasse cega. "Quando acordei, ninguém acreditava que eu estava bem", diz. Genelice recebeu pontes de safena e mamária. Uma parte do músculo cardíaco foi reconstituída com uma malha sintética. Evangélica, acredita que sua recuperação foi um milagre. Quando recobrou a consciência, se lembrou de ter estado num jardim florido onde encontrou a mãe e o tio falecidos. "Acho que foi só um sonho", diz.

Experiências de quase-morte são relatadas por até 20% das pessoas que foram salvas da morte súbita, segundo um estudo da Universidade de Southampton, publicado em agosto na revista científica Resuscitation. Na tentativa de explicá-las, os cientistas se dividem em dois grupos.

O primeiro afirma que essas experiências são um fenômeno meramente fisiológico que ocorre no cérebro privado de oxigênio. Trabalhando mal e sob estresse, o cérebro seria inundado por substâncias alucinógenas. A falta de oxigênio também atingiria a parte do cérebro responsável pela visão. Isso seria a explicação para a luz intensa descrita pelos pacientes.

As imagens vistas seriam a retomada de percepções do cotidiano. "O inconsciente captaria involuntariamente movimentos e cenas de que normalmente não nos damos conta", afirma o neurocirurgião Jorge Pagura, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. "Tudo isso criaria as imagens que vêm à tona quando há uma chacoalhada na função cerebral". O outro grupo sustenta que nenhuma teoria baseada unicamente no funcionamento do cérebro explica todos os elementos de uma experiência de quase-morte. Segundo essa corrente, é preciso considerar que a consciência possa existir independentemente do correto funcionamento do cérebro.

O psiquiatra americano Bruce Greyson, da Universidade de Virgínia, argumenta que os pacientes relatam percepções, pensamentos claros e memória num momento em que o cérebro estaria incapacitado de coordenar atividades tão complexas. "O conhecimento atual só pode explicar os fenômenos de quase-morte se ignorarmos muitos dos dados provenientes de nossa experiência prática", afirma. O arquiteto Edval Paletta, de 52 anos, é um cético. Prefere se basear no conhecimento científico para explicar o que viveu há 24 anos. Mas às vezes duvida da própria explicação. Num dia gelado de inverno, Edval resolveu tomar um banho quente, com a porta e a janela do banheiro fechadas. A chave que controlava o gás do aquecedor ficava dentro do banheiro. Edval acabou intoxicado pelo gás e desmaiou. Com a ajuda dos vizinhos, a mulher, Taís, arrombou a porta. Ele diz ter assistido a toda a movimentação do alto.

"Vi as pessoas me retirando do banheiro e me colocando na cama. Já estava sem respiração", afirma. Edval diz ter se sentido em paz, visto o túnel de luz e encontrado a mãe, morta havia cinco anos."Ela me disse para voltar porque meu filho havia acabado de nascer." Edval se recorda de ouvir o vizinho que o reanimava dizer "ele voltou". Ele estaria num estado de semiconsciência? Sofreu alucinações induzidas pelo gás? "Não sei mais em que acreditar. O que vivi foi muito real. Já estou conformado em descobrir apenas quando a morte chegar para valer.



A Fiel
Isabel Cristina de Paula morreu em 18 de abril de 2004. Após ser ressuscitada, disse ter visto um homem de barba e túnica brancas. "Era Deus".



A artesã fluminense Isabel Cristina de Paula, de 33 anos, tem certeza de que se encontrou com Deus. Ela sofre de uma grave arritmia. O coração se altera a cada pequeno susto. Em casos como o dela, a pessoa pode desmaiar com um simples toque de celular. Há três anos, sofreu uma parada cardíaca no hospital. Isabel diz ter visto um homem de barba e túnica brancas, depois de ser ressuscitada. "Ele passou por trás dos médicos como se estivesse ali para me confortar. Para mim era Deus", afirma. Isabel teve um desfibrilador implantado no peito. Nunca mais desmaiou.



Gracie Sprouse quase se afogou aos 11 anos. Diz ter visto um anjo que lhe mostrou um filme de sua vida. Percebeu que fez mal às irmãs.



Quando o cérebro desliga, para onde vão as lembranças? Segundo a visão materialista, as memórias residem nas sinapses do cérebro. Esse estado é preservado por algum tempo depois que o coração pára. Ninguém sabe ao certo por que alguns pacientes se recordam de tantos detalhes, enquanto outros apagam trechos inteiros. Adilson não se lembra sequer de ter entrado na quadra para o jogo de basquete. Acordou dois dias depois num quarto do InCor, com a mulher, Regina, ao lado. Achava que ainda estava com o uniforme e que tinha acabado de sair do vestiário. Depois daquela partida, aposentou a camisa azul e branca. Não quer mais saber de competição. Quer estar inteiro para comandar o jogo da vida até o final. De preferência, com prorrogação.



Eles foram, voltaram e contam o que viram.



As sensações das pessoas que viveram uma experiência de quase-morte.
E a explicação da ciência.

Os quase-mortos contam que:

- Se viram flutuando, fora do próprio corpo;
- Assistiram do alto à cena da própria operação;
- Chegaram a um túnel com uma luz brilhante;
- Encontraram pessoas que já morreram.

Os cientistas explicam que:

- A falta de oxigênio prejudica o funcionamento do cérebro;
- O estresse libera no organismo substâncias alucinógenas;
- A percepção de luminosidade pode ficar exagerada;
- O cérebro retomaria imagens de percepções do cotidiano.



* * * * * * * * * * * * * * * *



O Outro Lado da Vida
Revista Época nº 496 de 12/11/2007


Estudiosa dos fenômenos de quase-morte,
escritora americana diz que essas experiências estão muito além da compreensão da ciência.





Num período de três meses no ano de 1977, a escritora americana P.M.H. Atwater viveu diversos momentos trágicos: um aborto espontâneo com hemorragia grave, uma infecção nas veias que resultou em trombose, e um colapso do sistema nervoso. Diz que passou por experiências de quase-morte em todas as vezes. Mas a última incluía muito mais do que visões e sensações. Ela diz ter ouvido um chamado de Deus, para ajudar as pessoas a entender o fenômeno que ultrapassa o limite da morte.

Professora de escola infantil e secretária durante anos, virou escritora depois de começar a pesquisar sobre paranormalidade. Afirma conhecer bem terapias de vidas passadas por hipnose. Se especializou em áreas esotéricas como astrologia, numerologia, interpretação de sonhos e símbolos, runas. Dia 19 de outubro, P.M.H lança nos Estados Unidos The Big Book of Near-Death Experiences (O Grande Livro das Experiências de Quase-Morte). O livro é ilustrado com desenhos de pacientes, que representam as experiências de quase-morte que viveram. Ela deu a seguinte entrevista à ÉPOCA:



ÉPOCA - Como a senhora decidiu escrever sobre experiências de quase-morte?

P.M.H. Atwater -
Não fiz uma escolha simplesmente. Ouvi uma voz, um chamado, que dizia que eu tinha que escrever sobre essas experiências. Para mim era a voz de Deus. Eu voltei à vida para essa missão. Foi o único motivo pelo qual retornei da morte. Comecei minha pesquisa em novembro de 1978. Já entrevistei mais de 4 mil pessoas, entre crianças e adultos. Fui muito disciplinada na minha tarefa, trabalhei seis dias por semana, dez horas por dia - às vezes mais. Mas quero que fique claro que não apenas escrevo sobre quase-morte. Sou uma pesquisadora do estado de quase-morte. Estudo a experiência, as seqüelas e as implicações de todo conjunto.



RE - Qual o significado da quase-morte?

Atwater -
A experiência de quase-morte é um estado de transformação que ocorre com qualquer um, em qualquer idade. Normalmente, acontece dentro de condições como cirurgias, acidentes, doenças, sempre com uma equipe médica ou familiares presentes. Isso é importante porque são eles que darão a outra parte do testemunho sobre o que aconteceu. Quando os sinas vitais cessam e há diminuição da atividade cerebral, há ainda de forma clara e coerente uma consciência do paciente que não é obstruída, que está ativa e traz a compreensão daquele momento. Esse fato isolado desafia tudo o que sabemos sobre o cérebro e o corpo humano. Enquanto ao mesmo tempo confirma o que os místicos vêm dizendo há centenas de anos: somos mais que nosso corpo. Continuamos vivendo mesmo depois de uma forma de morte. Há mais sobre a vida do que imaginamos. Hoje, a experiência de quase-morte é a primeira escolha dos cientistas em todo o mundo para estudar a consciência: o que é e onde estaria localizada.



RE - Qual o propósito do seu livro?

Atwater -
Ele foi escrito para que pessoas ocupadas possam ir direto à informação que desejam sem precisar ler o livro inteiro para entender seu conteúdo. É repleto de imagens e histórias sobre chegar próximo à morte e ressuscitações. Essas histórias e desenhos do livro mostram várias cenas de experiências fora do corpo, espíritos de vários tipos. Elas nos desafiam a compreender como nos sentimos em relação ao céu e ao inferno e sobre o que acreditamos na vida. O conteúdo não é só referente ao meu trabalho. Há pesquisas de outros estudiosos, inclusive os céticos.



RE - A senhora não acredita que o fenômeno tenha uma explicação científica?

Atwater -
É verdade que há questões cientifícas que podem estar ligadas a vários aspectos das experiências de quase-morte. Mas nem ciência, nem teorias, nem experimentos ou qualquer tipo de argumento pode explicar completamente o fenômeno. O que o causa ou por que acontece. As pesquisas podem mostrar links, mas não podem verificar as causas. E nenhum pesquisador científico, nenhum deles, considerou ou trabalhou com o fenômeno profundamente, de forma completa. Nenhum com um número suficiente de pessoas que viveram as experiências que pudessem suprir de maneira razoável e viável a base da pesquisa.



RE - Mesmo que existam cada vez mais pesquisas mostrando que a falta de oxigenação pode afetar o funcionamento do cérebro e resultar nas imagens e sensações que os pacientes dizem presenciar?

Atwater -
Estou engajada em completar minha teoria, que mostra especificamente o que eu passei, e o que acho que significa. Ninguém pode falar, argumentar, provar ou desaprovar nada sobre as experiências de quase-morte sem também incluir o efeito que o fenômeno teve sobre a vida daquela pessoa. O impacto a longo prazo.



RE - Então, a senhora afirma que seu ponto de vista seria a melhor explicação para a quase-morte?

Atwater -
As experiências não podem ser completamente explicadas, nem do ponto de vista espiritual e nem do científico. O que posso dizer como pesquisadora é que essas experiências acontecem com pessoas que de alguma maneira precisam delas - ou por fatores que já fazem parte da vida ou que faltam (como uma ligação com a espiritualidade ou até reconhecer a possibilidade de ligação com Deus). Essas experiências servem para sermos honestos conosco. E abrir um espaço na nossa vida para tudo aquilo que significa amor.









* * * * * * * * * * * * * * * *

Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários


Atenção:


Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc", use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.

Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.

* * * * * * * * * * * * * * * *









2 comentários:

  1. A cada dia a ciência e a medicina vem encontrando respostas para que farão com elas deixem de "olhar" com ceticismo as experiências extra-corpóreas. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de sugerir dois dvd s muito interessantes sobre o assunto - fenomeno lazaro - onde pesquisadoes dão suas opinio~es - e um filme chamado - escapando do inferno - baseado nos relatos das pesquisas - inclusive aquilo de botar uma frase no teto do hospital -

    ResponderExcluir

Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com

Encontre o que você procura na caixa abaixo (pesquisa por palavras):

Receba as atualizações do Blogue "O Mundo no Seu Dia-a-Dia" diretamente em seu e-mail!

Enter your email address / Entre com o seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar este blog

Amigos de bom gosto que acompanham "O Mundo no Seu Dia-a-Dia".

Arquivos do Blogue "O Mundo no Seu Dia-a-Dia".

Marcadores

0729 (3) 100 anos (1) 100 anos de idade (1) 11 de setembro (1) 25 de novembro (1) 3D (1) 6 perguntas para um consumo consciente (1) a água que consumimos sem perceber (1) a água que você não vê (1) A Excomunhão da Vítima (1) A menina que calou o mundo (1) A menina que calou o mundo em 1992 (1) A mulher é... (1) A nova pirâmide da alimentação saudável (1) A Rosa da Palestina (1) a sabedoria é uma virtude (1) A tecnologia do abraço (1) A.E.S.D. (1) AAAS (1) AACD (1) ABA (1) abate halal (1) abate humanitário (1) abate kosher (1) abate religioso (1) Abbey (1) abelhas (1) aberração da igreja (1) Abeto Vermelho (1) Abeto-falso (1) ABIN (11) abiraterona (1) aborto (6) abortos clandestinos (1) abração (2) abraço (3) abraços (1) Abrasco (1) absenteísmo (2) Abu Ghraib (3) abuso sexual (1) açaí (1) ação (1) ação contra o suicídio (1) ação voluntária (1) acessibilidade (3) acidente (1) acidente de carro (1) acidentes (1) ácido docosahexaenóico (1) ácido fólico (1) ácido graxo monoinsaturado (1) ácido graxo ômega 3 (1) ácidos graxos (1) ácidos monoinsaturados (1) ACM (2) açucar (2) açúcar (1) adoção (1) adoecimento (1) ADPF (1) advogado (1) Aécio Neves (1) Afeganistão (5) afeto (4) afetuoso (1) agenda do celular (1) agentes cancerígenos (1) agnósticos (1) agradecimento (1) agressão (1) agricultura (2) Agripino Maia (10) agronegócios (1) agrotóxicos (2) água (10) água poluída (1) água tratada (1) água tratada naturalmente (1) água-viva (1) aids (4) AIEA (1) Ailce (1) Ailce de Oliveira Souza (1) AIPAC (2) ajudar animais (1) Al Bagdadia (1) Al-Fakhura (1) Al-Jazeera (2) Al-Qaeda (5) Al-Zaidi (2) Alagoana Thaise Guedes (1) Alain Touraine (3) álcool (4) alcoolismo (2) Alcorão (1) alecrim (1) alegria (1) alerta (1) alfa-tocoferol (1) alfabetizadores (1) Alfabeto Braille (1) algemas (2) alho (1) Ali Kamel (1) Ali Mazloum (1) alimentação (14) alimentação balanceada (2) alimentação funcional (1) alimentação mediterrânea (1) alimentação saudável (7) alimento antioxidante (1) alimento funcional (1) alimento medicinal (1) alimentos (10) Alimentos como negócio (1) alimentos contaminados (1) alimentos industrializados (1) alimentos não saudáveis (1) alimentos processados (1) alimentos saudáveis (2) alimentos transgênicos (1) alimentos verdes (1) Allah (1) alma (3) Alstom (2) altruísmo (2) alumínio (1) aluno com deficiência (1) alzheimer (22) Alziro Zarur (1) ambiente de trabalho (1) Ame apenas... (1) América Latina (1) americano (1) americanos (1) amigo (2) amigos (2) Amit Goswami (1) amizade (8) amor (13) amor genuíno (1) amparadores (1) amputada (1) amputados (1) amuleto (1) Anaconda (1) analfabetismo (1) Anatole France (1) anatomia feminina (1) andar sobre as águas (1) animais (36) animais abandonados (1) animais afetuosos (1) animais doentes (1) animais idosos (1) animalzinho (1) anjo da guarda (1) anorexia (1) ANP (1) ansiedade (1) Anthony Garotinho (1) anti-inflamatórios (1) anti-intelectual (1) anti-intelectualismo (1) anti-patriotismo (1) antibacteriana (1) anticancer (1) anticoncepcionais (1) antidepressivos (1) antioxidante (9) antioxidantes (2) antioxidantes naturais (1) antitabagistas (1) anuidade (1) Anvisa (1) APAE (1) apartheid (6) apetite (1) apicultores (1) apneia (1) apoE (1) apoio mútuo (1) aposentado (1) aposentadoria (2) aposentar (1) aprender a conhecer (1) aprender a conviver (1) aprender a fazer (1) aprender a ser (1) aprendizagem (3) aquecimento global (2) ar-condicionado natural (1) Árabes (3) arapongas (2) arcebispo (1) Arena (1) Arma de Instrução em Massa (1) Arma de Instrução Massiva (1) Arma de Instrucción Masiva (1) armação (1) armamentismo (1) armas (3) armas nucleares (2) aromatizante (1) aromatizantes (1) arranjos familiares (1) arte (1) Arthur Schopenhauer (1) Arthur Virgílio (2) artificialidade (1) artrite (1) Artur da Távola (1) árvore (3) árvore mais antiga (1) asfalto (1) Asklan (1) asperger (1) aspirina (7) assassinatos (3) assassino (1) assassino do século (2) assassinos (1) assédio moral (1) assentamentos (1) assertividade (1) Assis (1) Associação Espanhola de Síndrome de Down (1) astronauta (1) astronomos (1) ateísmo (1) atencao (1) ateus (4) atirou sapato (2) atitudes simples (1) atividade fisica (1) atividade física (6) atividades físicas (1) atos secretos (2) atração invisível (1) atributo (1) atrocidade (1) atrocidades (5) atrocidades linguísticas (1) aumenta o HDL (1) Auschwitz (1) Autismo (3) autismo internacional (1) auto-exame (1) auto-exame de mama (1) autocompreensão (1) autoestima (2) automoveis (1) autoridade eclesial (1) AVC (3) Awaga (1) azeite (5) azeite de oliva (1) azuleno (1) B12 (1) babá (1) Baby Down (1) bacterias (2) bactérias (1) baixa (1) baixo QI (1) baleeiros (1) baleia (1) Baltasar Garzón (1) Banco Ambrosiano (1) bancos (2) banho de assento (2) banqueiro (12) Barack Obama (5) Barão de Montesquieu (1) Barbara Oakley (1) barbarie (3) barbárie (2) barganha (1) base genética (2) batalha (1) batalha de Gaza (1) batata frita (1) Batman (1) BDS (3) bebê (1) beber (1) bebidas açucaradas (1) beijo (2) beleza (2) belicismo (1) belicosos (1) bem-estar (1) bem-estar psicológico (1) Bendito aquele que semeia livros (1) benefício legal (1) benefícios (1) benefícios para a saúde (1) Benjamin Netanyahu (1) bens materiais (2) Bento (1) Bento 16 (1) Bento XVI (4) Bertrand Russel (1) Bertrand Russell (1) besteirol (1) beterraba (1) Bezerra de Menezes (1) Bíblia (1) bichinho (1) bichinhos (2) bichos (1) bicicleta (1) Billie (1) Bin Laden (4) biodegradaveis (1) biodiversidade (1) bioengenharia (1) biofabricação (1) biomarcadores (2) biomateriais (1) Bion (1) biotecnologia (1) bipolar (3) bipolaridade (4) bispo (1) Bispo Dom José (1) blasfêmia (1) blitzkrieg (1) blog (1) blogesfera (1) bloqueio (1) bloqueio econômico (1) boa gordura (1) boas energias (1) boicote (6) Boicote - Desinvestimento - Sanções (2) boicote a israel (2) bolinada (1) bolinha de papel (1) Bolívia (1) bom exemplo (1) bombardeio (1) bombardeios (1) bombas de fósforo branco (1) bombeiro (1) bondade (2) Bosnia (1) botafogo (1) Boteco Sao Bento (2) BPC (1) Braga (2) braille (2) Brilhante Ustra (1) brincadeira de criança (1) brocolis (1) brócolis (1) bucha de canhão (1) bulimia (1) bullying (2) buraco negro (1) burguesia (1) bursite (1) busca (1) buscar a felicidade (1) Bush (16) butaneses (1) Butão (1) cabeça cética (1) cabeça supersticiosa (1) caçador de executivos (1) Cacciola (1) cachorro (21) cachorros (1) cadeira de roda (1) cadeirantes (2) cadela (4) cadelinha (1) cadelinha Abbey (1) Cadernos de Saúde Pública (1) cádmio (1) caes (2) cães (1) cafaleia (1) cafe (2) café da manhã (3) cala a boca FHC (2) calendário de safras (1) caloria (1) calorias (2) calorias vazias (1) calote (1) caluniador (4) camada de ozônio (1) camadas (1) Camboja (1) camburão (1) caminhada (3) caminhadas (1) caminhão (1) caminhar (1) caminhos (1) camiseta molhada (1) camisinha (1) camisinhas (1) campanha (1) Campeão Mundial dos Agrotóxicos (1) campos de refugiados (1) campos magnéticos (1) câncer (47) câncer de cólon (1) câncer de mama (3) câncer de mama em homens (1) câncer de pâncreas (2) câncer de próstata (3) câncer de testículo (1) câncer em homens (1) Candomblé (1) canela (1) cansaço visual (1) cansei (2) Cantiga Iorubá (1) Canto para Oxalá (1) canudinho (1) cao (3) cão (5) cãozinho (1) capacidade anticancerígena (1) capacidade mental (1) capitalismo (5) carboidratos (3) carboidratos complexos (3) carbono (2) Cardeal (1) carinho (3) Carla Gallo (1) Carlos Rodenburg (1) Carlos Sampaio (1) Carly Fleischmann (1) carne (12) carnificina (6) carnívoro (1) carros (1) cartilha (1) cartilha de segurança (1) cartunista (1) Carvalho (1) casais (1) casais homossexuais (1) casal (1) casamento (1) Casem Mazloum (1) caserna (2) Cast Lead (3) castanho (1) Castro (1) Castro Alves (1) causa palestina (1) causaereo (1) Cazuza (1) CDF (1) cegar (1) cegueira (1) cegueira ideológica (1) cegueira norteamericana (1) Celso de Mello (1) Celso Pitta (1) celular (8) celulares (1) celulares e câncer (1) células cancerosas (2) células nervosas (1) censura (1) centenarianismo (1) centenários (1) cerebro (8) cérebro (2) CERT (1) ceticismo (1) céu (1) Cezar Peluso (1) cha (4) chá de camomila (1) chá de jasmim (1) cha verde (6) chá verde (1) chacina (1) charge (1) charges (1) Charity Water (1) Charlie Hebdo (2) charme hipnótico (1) chás (1) chás para a saúde (1) Chatila (1) chaves (1) cheiro (1) Cheney (1) Chico Mendes (3) Chico Xavier (4) chimpanzé (1) China (10) chineses (2) choro (1) chumbo (1) chuva (1) CIA (1) cibercrime (1) ciclo da água (1) cidadãos (1) ciencia (1) ciência (3) Ciencia Hoje (2) Ciência Hoje (1) CienciaHoje (1) CIEx (1) cigarro (10) cinismo (3) circuitos (1) Cisjordânia (5) Citibank (1) citocinas (1) classe trabalhadora (1) Claudio (1) Claudio Lamachia (1) clientes (1) clima (2) CNBB (3) CNJ (5) cobertura (1) cobre dos políticos (1) cocaina (2) código de barras 0729 (3) código de conduta (1) códigos de convivência (1) coelho (3) colesterol (5) colesterol bom (1) colonialistas (3) colonos (1) combater a ignorância (1) comer (1) comercial (1) como dar prazer a uma mulher (1) compaixao (1) compaixão (4) compartilhar (1) competição (1) Complexo Militar-Industrial (1) comportamento manipulativo (1) comportamento perverso (1) compostos bioativos (1) compostos fenólicos (1) COMT (1) comunicação assertiva (1) condenacao (1) Condepe (1) conflito ético (1) Congregação para a Doutrina da Fé (1) Congresso (3) conhecimento (2) conhecimento científico (1) conífera (1) Conjur (1) conquistar (1) consciência (3) consciência planetária (1) consciente coletivo (1) conscientização (1) conselho (1) conservacionista (1) conservantes (1) conspirar (1) consumir (1) consumismo (1) consumo (1) consumo consciente (2) consumo de água (1) consumo de água potável (1) contaminação (1) contato telefônico (1) contribuintes (1) controlar (1) controle da fertilidade (1) controle de natalidade (1) Convenção de Genebra (2) convivência (1) cooperativas populares (1) coordenação motora (1) Copa (1) coracao (4) coração (3) coragem (1) corantes (1) cordel (1) córnea seca (1) coronéis (3) coronel (1) corrupcao (1) corrupção ativa (1) corruptor (7) Corte de Nova York (1) córtex cerebral (1) corticais (1) covardes (1) CPI (1) CPMF (1) CQC (2) crackers (1) Cratod (1) cravo-da-índia (1) crença (2) crescer (1) criacionismo (3) criador (1) criadores (1) criança (3) criancas (2) crianças assassinadas (1) crianças cruéis (1) crianças más (1) crianças perversas (1) criatividade (1) crime (1) crime de colarinho branco (1) crime do colarinho branco (7) crime hediondo (4) crimes (3) crimes contra a humanidade (6) crimes de guerra (13) crimes de lesa humanidade (7) crise (3) crises de depressão (1) Cristo (1) cromossomo (1) crossdresser (1) crueldade (7) Cruz Vermelha (1) CSP (1) Cuba (1) Cuiabá (3) cuidados paliativos (4) culinaria (1) cultivos transgênicos (2) cultura (1) cumplicidade (1) cura (2) cúrcuma (1) curdos (1) curry (1) Curveball (1) CVC Opportunity (1) CVM (3) Dalai Lama (1) Dalmo Dallari (4) Daniel Dantas (68) Daniel Kobialka (1) danos morais (1) danou-se (1) darma (1) datas comemorativas (1) Davi (1) David Hume (1) debates eleitorais (1) decadência (3) decadencia americana (1) decadência americana (1) decadência moral (1) decadente (1) decadentes (1) declaracao (1) dedicação (1) dedo indicador (1) defensor do banqueiro (1) defesa do consumidor (1) deficiência de nutrientes (1) deficiência de vitamina (1) deficiencia fisica (1) deficiência física (1) deficiencia visual (1) deficiências nutricionais (1) deficiente visual (1) Deir (1) delação (1) delação premiada (1) DEM (15) demencia (1) demência (4) Demóstenes Torres (6) dengue (1) dentes (1) Denver Nuggets (1) dependentes (1) depressão (10) depressão feminina (1) depressão masculina (1) depressão pós-parto (1) depressão pós-parto masculina (1) depressivo (1) depressivo crônico (1) derrame (3) derrocada militar (1) derrocada moral (1) derrocada política (1) derrota americana (1) desacoplamento (1) desaparecido (1) desapego (1) desapego emocional (1) desaponsentado (1) desaposentação (1) desaposentadoria (1) desaposentar (1) desaprender (1) descendente de escravos (1) descoincidência (1) descomemorar (1) descomemorar o aniversário (1) descrença (1) desembargador (1) desempenho (1) desemprego (1) desencarne (1) desencarnou (1) desflorestamento (1) design inteligente (2) desigualdades (4) desinformacao (1) Desinvestimento (2) desligamento emocional (1) desobediência (1) desobediência civil (1) desonestos (2) desordem mental (1) despedida (1) desprovidos de consciência ética (1) destino (1) desumanização (1) Deus (9) deus feroz (1) Deus Polinésio (1) deus rancoroso (1) dez mandamentos (1) dez mandamentos contra o câncer (1) Dharamsala (1) dharma (1) diabetes (4) diabo (1) diagnóstico molecular (1) diagnóstico precoce (1) Diamantino (3) Diario da Saude (1) diáspora (1) dica legal (5) dicas (6) dicas legais (2) dicas nutricionais (1) Dick Cheney (3) dieta (2) dieta inadequada (1) dieta mediterrânea (3) diferentes significados (1) dignidade (4) dignificando a mulher (1) Dilma Rousseff (4) diminui o LDL (1) Dimof (1) dinastias (1) dinheiro (2) dinitrofenol (1) Diogo Briso Mainardi (4) Diogo Mainardi (12) direção (1) direito (1) direito de família (1) direito internacional (1) direitos básicos (1) direitos civis (1) direitos do consumidor (3) direitos dos animais (1) direitos humanos (12) direitos sociais (1) dirigir (1) Disque Vida (1) disseminar o conhecimento (1) dissimulado (2) distração (1) distúrbio (1) distúrbio de personalidade (1) ditado chinês (1) ditadores (1) ditadura (3) Divaldo Franco (2) diversidade (1) divindade (4) divindade de bom humor (1) DNA (2) doação de cabelos (1) doação de órgãos (1) doador (1) dobermann (1) doença de alzheimer (3) Doença de Parkinson (1) doença pulmonar obstrutiva crônica (1) doencas (1) doenças (2) doenças afetivas (1) doenças cardiovasculares (1) doenças da modernidade (1) doenças incuráveis (1) doenças neurológicas (1) doente terminal (1) dogmas (1) Doha (2) DOI-Codi (1) Dom Geraldo Lyrio Rocha (1) Dom Geraldo Majella Agnelo (1) Domenico De Masi (1) Domingos Pellegrini (1) Donald Ritchie (1) dons criativos (1) dopamina (1) DOPS (1) dor (4) dor de cabeça (1) dor fantasma (1) dor nas costas (1) Dora (1) dormir (1) Dossiê Abrasco (1) Dossiê Daniel Dantas (2) Dossiê Dantas (1) Dossiê Israel (1) dossies (1) DPOC (1) DQO (1) Drauzio (7) Drauzio Milagres (7) drogas (4) DST (2) Dwight Eisenhower (1) é fria (1) Eco92 (1) ecologia (2) ecológica (1) ecologico (1) economia (2) Eduardo Cunha (1) Eduardo Silva Purper (1) Eduardo Suplicy (1) educacao (6) educação (6) educação emancipatória (1) Edward Said (1) EEG (1) efeito estufa (1) efeitos perniciosos (1) ego (1) egoísmo (1) Eisenhower (1) El Fatah (1) eleiçoes (1) eletricidade (1) Elione Medeiros (7) elite (1) elite branca (3) Ellen Gracie (4) Elliot Berry (1) Elyxium (1) em nome da liberdade (1) emagrecer (1) emagrecimento (1) emergência (1) emergentes (1) emissor (1) emoções (1) empatia (1) empobrecimento dos solos (1) emprego (2) empresa (1) encontro (1) endorfina (1) energia (13) energia mental (1) energias (3) energias positivas (1) ensino especial (1) envelhecer (3) envelhecimento (11) envelhecimento precose (1) envelhecimento saudável (2) envolvimento (1) enxaqueca (1) enzima MAO-A (1) epigalocatequina (1) Epilepsia (1) Epoca (1) EQM (2) Equador (1) equipes de socorro (1) ergonomia (1) Eros Grau (2) erosão (1) erotismo (1) erros (2) ervas (1) escaleno (1) esclerose mental (1) Escola St. John´s (1) esconder a realidade (1) esconderijo (1) escravas (1) escravidão (2) escravos (1) escuro (1) escutas (1) escutas telefônicas (1) escutatoria (1) esgoto (1) esgoto doméstico (1) especiarias (1) esperteza animal (1) Espiritismo (8) espírito (1) espiritual (1) espiritualidade (16) esporte (1) esposa (1) Espruce-da-Noruega (1) Espruce-europeu (1) esquecimento (3) esquecimento masculino (1) esquilo (1) esquizofrenia (3) essa moda pega (1) essencial (1) estabilidade emocional (1) Estadao (1) estado (1) Estado de Direito (1) Estado de Exceção (1) estado de não-compreensão (1) estado de não-perdão (1) Estado Palestino (4) Estado Terrorista (3) estado vegetativo (1) Estatutos do Natal (1) estilo de vida (3) estilo de vida mediterrâneo (1) estrada (1) estrela (1) estrela guia (1) estrogênio (1) estruturas biomateriais (1) estupidez (1) estuprada (1) estupro (2) estupros (1) etaria (1) etica (11) ética (5) Etiópia (1) eu descendo de seres humanos (1) eu-eu (1) EUA (44) eugenia (1) eutanásia (1) evangelicos (1) evangélicos (2) evasão de divisas (1) Evie (1) Evil Genes (1) evita dengue (1) evita malária (1) evolução (2) evolucionismo (2) ex-ditador (1) excito-toxina (1) excomungar a vítima (1) excomunhão (3) Excomunhão da Vítima (1) exercício (1) exercício aeróbico (1) exercício físico (2) exercicios (1) exercícios (3) exercícios e remédios (1) exercito (2) exército (2) exercito brasileiro (2) exército brasileiro (2) existencial (1) exoesqueleto (1) expectativas (1) experiência de quase-morte (1) experiências de vida (1) exploradores (3) extermínio (2) extremismo religioso (1) Fabio (1) faixa (1) Faixa de Gaza (7) família (1) família Mendes (3) família monoparental (1) fanatismo (1) FAO (1) Fapesp (8) farmaco (1) farsa (2) fase eufórica (1) FAT (1) fator genético (1) fatores geneticos (1) fatwa (1) fauna (1) Fausto de Sanctis (26) fazer o povo pensar (1) FBS-Friboi (1) febre amarela (1) federal (1) feedback (2) felicidade (11) felicidade idealizada (1) Felicidade Interna Bruta (1) felino (3) feliz (1) Feliz Natal (1) Ferabolli (1) fermento (3) Fernanda Gaona (1) Fernando Henrique Cardoso (33) ferrou (1) feto (1) FHC (42) FIB (3) FIB X PIB (1) filhos (1) filhotes (1) filme (1) filme sobre a vida de Chico Xavier (1) filme sobre a vida do médium Chico Xavier (1) filtração (1) filtro (1) filtro completo (1) fina (1) financeiro (1) Fisco (1) fisica (2) física espiritual (1) Fisk (2) fitoquímicos (1) fitoterapica (1) flamengo (1) Flint (1) flor (1) florestas (2) fluência verbal (1) fluminense (1) FMI (2) Foehn (1) fofinho (1) fogo (1) folato (1) Folha de Sao Paulo (1) fome (7) fome oculta (1) foraglobo (3) foraglobogolpista (2) forcas armadas (1) fortalece o sistema imunológico (1) fósforo branco (3) fotos (2) Francis Bacon (1) Francisco (1) Francisco Candido Xavier (2) Francisco Cândido Xavier (1) Francisco de Assis (1) Francisco Ferreira Mendes (3) fratura (1) fraude (2) fraudes (2) Friboi (1) FRM (1) frutas (5) fudeu (1) fumaça alheia (1) fumaça por tabela (1) fumante (1) fumante passivo (2) fumantes (6) fumantes passivos (1) fumar (2) fumo (11) fumo passivo (3) funcoes (1) Fundação Oswaldo Cruz (1) Fundação Roberto Marinho (1) fundamentalismo (1) fundamentalismo religioso (1) fundo equity (1) fungos (3) FUNNU (1) furão (1) futebol (1) futuro (2) Gabassi (1) Gabriel (1) Gabriela Cupani (1) Gaia (1) galinha (1) ganancia (3) ganância (3) Gandhi (1) Garzón (1) gasto energético basal (1) gastronomia (1) gastronomia molecular (1) gata (2) gato (10) gatos (2) gay (3) gays (3) Gaza (47) gel (1) gelatina (1) gene (1) gene altruísta (1) gene COMT (1) gene p21Ras (1) General Augusto Pinochet (1) genero (1) generosidade (1) genes (1) genes do mal (1) genética (1) genocida (1) genocidio (9) genocídio (29) genoma (1) geoprocessamento (1) George Bush (17) George Kelling (1) gestao (1) gestos emocionais (1) Ghent (1) Gibran (1) Gibran Khalil Gibran (1) Gilmar Mendes (69) ginseng (1) ginseng brasileiro (1) Gladiadores do Altar (2) glândula (1) GLBT (1) glicemia (2) glifosato (1) globalizacao (1) globalização (3) Globo (3) globogolpista (3) Globonews (3) glutamato de sódio (1) glutamato monossódico (1) glutamina (3) glúten (4) GMS (1) Gnosis Editorial (7) golfinho (3) golpe (3) golpe 2016 (1) golpista (6) golpistas (1) golpistas 2016 (1) gordura (3) gordura branca (1) gordura marrom (1) gordura trans (4) gordura vegetal (1) gorduras (3) gorduras monoinsaturadas (1) gorduras no sangue (1) gorduras saturadas (1) governo americano (1) governo que massacra civis (1) graciosidade (1) grampo (3) grampo telefônico (2) grampos (4) gratidão (1) gratificação total (1) grave (1) gravidez (1) Greenhagh (1) Greenhalgh (1) Greenpeace (1) gripe (1) GSI (1) Guantanamo (2) Guantánamo (2) guerra (13) guerra de mentira (1) guerra no Afeganistão (1) guerra no Iraque (2) Guilherme (1) Guilherme Pavarin (1) gurus (1) Gush Shalom (1) H1N1 (1) habeas corpus (25) hábito de exercitar (1) Hamas (25) hands free (1) Hans Küng (1) HDL (4) headhunter (1) hegemonia chinesa (1) Helmer Fernandes (1) hemorragia (1) Heráclito Fortes (3) herbicidas (1) heroína (1) hetero-friendly (1) heterossexuais (1) heterossexual (1) Hezbollah (3) hidrogenação (1) hidroponia (1) Himalaia (1) hipertensão (1) hipocrisia (3) história (2) HIV (2) Hizbollah (1) Holocausto (23) homem (4) Homem Aranha (1) homem e mulher (1) homenagem a mulher (1) homens (3) Homo Ignobilis (1) homoafetiva (1) homoerotismo (1) homofobia (12) homofóbico (1) homossexuais (8) homossexual (3) homossexualidade (8) homossexualismo (1) honestidade (2) hormônio do amor (1) hormônio do prazer (1) hormônios (1) horror (1) hospitais (1) hostilidade geral ao conhecimento (1) HSM (1) HSM Online (1) Hubble (1) Hulk (1) humana (1) humanidade (3) humor (15) humor instável (1) huskies (1) IBDP (1) ibope (2) Ibrahim (1) idade (1) identidade judia (1) IDF (1) IDH (2) idosos (9) IDP (6) ignorância (1) Igreja (11) Igreja Católica (3) Igreja Evangelica (3) Igreja Universal (3) Igreja Universal do Reino de Deus (2) igrejas evangelicas (1) igualdade (1) Ilhas Cayman (7) imagem (2) imagens (5) imoral (2) imoralidade (1) impactos dos agrotóxicos na saúde (1) Impeachment (5) imperialismo (3) imperialistas (3) império americano (1) impiedosos (1) implante (1) implante no cérebro (1) implantes (1) impopularidade (3) imposto (1) impostos (1) imprensa (6) imprensa árabe (1) impressora 3D (1) improbidade (1) imprudência (1) impulsos (1) impulsos criativos (1) impulsos possessivos (1) impunidade (5) inatividade física (1) incêndio (1) inchaço nas pernas (1) inclemência sagrada de israel (1) inclusão (3) incoerências (1) incompetência (1) incompetentes (1) incorruptibilidade (1) indenizacao (1) índice de nutrição global (1) indiferenca (1) Indio da Costa (1) indivíduos insensíveis (1) Indochina (1) índole ruim (1) indústria da guerra (1) infame (2) infarto (2) infecções (1) infectados (1) inferno (1) inflação (2) influenza (1) Info Online (3) informações linguísticas (1) inhame (1) injustica (1) injustiça (1) inocencia (1) Inocêncio de Jesus Viegas (1) inocentes (1) Inovacao (1) Inovacao Tecnologica (2) insensatez (1) inseticida Poncho Pro (1) Instituto Brasiliense (2) Instituto Brasiliense de Direito Público (3) Instituto Médico Tibetano (1) Instituto para as Obras da Religião (1) insulinemia (1) insulto (1) integração social (1) integridade (2) inteligencia (2) inteligência (1) inteligente (1) inteligentes (1) interdependência (1) interdisciplinar (1) internet (7) internet banking (2) intifada (1) intolerancia (1) intolerância religiosa (2) intolerantes (1) intoxicação (1) intoxicação alimentar (1) intoxicação caseira (1) inumanidade (1) invasao (1) invasão americana do Iraque (2) invasores (1) invejoso (1) investimento (1) iogurte (1) íons negativos (1) íons positivos (1) IOR (1) Irã (2) Iraque (7) iraquiano (1) irradiações (1) Isabela Fraga (2) Islã (2) Islã wahabista (1) Islamismo (1) islamofobia (3) Islandia (1) Israel (59) Israel é um estado nazista (1) Israelense (1) israelenses (4) Itagiba (2) Ital (1) IURD (2) Ivangivaldo (1) Ivo Gormley (1) Jabaliya (3) jaçaí (1) James Q. Wilson (1) janelas partidas (1) Javé (2) JB x G1 (1) Jenin (1) Jeová (2) Jerry Carvalho Borges (1) Jerusalém (3) Jesus (3) Jigme Singye Wangchuk (1) Jihad (3) João Paulo II (1) Joaquim Barbosa (3) Jobim mentiroso (1) Jobim mentiu (1) Johnny Mathis (1) Jonny Bowden (1) Jornal da Ciencia (1) Jornal Recomeço (1) jornalismo humanista (1) jornalista iraquiano (2) José Agripino (1) José Alfredo Jünger de Souza Vieira (1) José Saramago (1) Jose Sarney (3) Jose Serra (4) José Serra (4) Joseph Ratzinger (2) Joseph Raztinger (1) judeu (1) judeus (22) Judiciário (2) Judiciativo (1) Juiz de Nova York (1) juizes (1) julgamento (1) julgar os outros (1) Julgar os outros é perigoso (1) jumento (1) juridica (1) juros (1) Jussara Seixas (1) justica (1) Justiça de Nova York (1) justo (1) Kamal (1) Kardecismo (1) Katia Aguiar (1) katyusha (1) Kcal (1) Kevin Kiley (1) Key Cards (1) Khaled Hosseini (1) Kroll (2) La China (1) laços (1) lado maligno (1) Laerte (2) Laerte Braga (1) Laos (1) lar (1) Lawrence Murphy (1) LDL (3) Leão Christian (1) lefevbrianos (1) legislação trabalhista (1) legumes (2) Lei 11.340 (1) Lei Maria da Penha (1) Lei Orgânica da Magistratura (1) leis trabalhistas (1) leitura (2) Lembre-se de Viver (1) LeMonde (1) Leonardo Boff (4) leptospirose (1) LER (1) lesão por esforço repetitivo (1) lesbicas (1) Leticia (1) leucemia (1) leucemia infantil (1) levando sapatada (1) Lewis Kaplan (1) LGBT (1) Libaneses (2) liberalismo (2) liberdade (1) liberdade de expressão (1) Libras (1) licopeno (1) ligação (1) limpa o sangue (1) limpeza (1) limpeza etnica (1) limpeza étnica (1) linguagem (3) linguagem afetiva das mãos (1) Linguagem Brasileira de Sinais (1) linhaca (3) linhagem tucana (3) literatura de cordel (1) livre-arbitrio (1) livres (1) livro (9) livro esconderijo (1) livros (1) lixo (1) lobbies (1) lobby (1) lobby sionista (1) lobo mediotemporal (1) lógica da ganância (2) Lomam (1) lombar (1) Londres (1) longevidade (6) lontra (1) Lua (1) lubrificante (1) lucros excessivos (2) Luís Fernando Veríssimo (1) Luis Nassif (1) Luís Nassif (1) Luiz (1) Luiz Gushiken (1) Luiz Madureira Campos (1) Luiz Otávio Zahar (7) Luiz Roberto Demarco (1) Lula (24) Luthan (1) luz (1) luz brilhante (1) má fé (1) MAC (7) maçonaria (1) maconha (2) Madre Teresa (2) Madre Teresa de Calcutá (3) Madre Tereza (1) Madre Tereza de Calcutá (1) maduros (1) máfia (1) magistrados (1) magistratura (2) magnesio (2) Mahatma Gandhi (2) Maisde50 (1) Makota Valdina (1) mal (1) Mal de Alzheimer (8) Mal de Parkinson (3) Malafaia (1) malária (1) maldade (1) maldade infantil (1) malha (1) Malhado (1) mama (1) manchas benignas (1) mandado de seguranca (1) Mandamento dos Advogados (1) mandatos (1) Mangabeira Unger (2) manganês (1) mania (1) maníaco-depressivo (1) manipulações da mídia (1) manjedoura (1) mantra (3) MAO-A (1) maos (1) mãos (1) mãos com sangue (1) mãos molhadas (1) mãos sujas de sangue (1) marcapasso (1) Marcelo Itagiba (1) Márcia Abondancia (1) Marcinkus (1) Marcio (1) Marco Antonio Coutinho (7) Marco Aurelio de Mello (3) Marco Aurélio de Mello (1) Marco Aurélio Mello (1) Marco Feliciano (1) Maria da Glória Costa Reis (1) Maria Fernanda Schardong (1) Maria Ramos (3) Mariana Amaro (1) marido (1) Marilena Chaui (4) Martha Medeiros (1) Marwahin (1) masculinidade (1) massacre (12) massacre em Gaza (1) massagem no coração (1) matadouros (1) matanca (1) matança (1) materialismo (1) Matheus (1) Mato Grosso (3) matuto (1) Maurício Dias (2) Maybyner (1) MEC (1) medicamentos (3) medicina (2) medicina espiritual (1) medicina tibetana (1) medicina tradicional chinesa (1) medicinal (1) medidas judiciais cabiveis (1) Medio (1) mediocridade (1) meditacao (2) médium (1) Médium Chico Xavier (1) medo (2) meio ambiente (27) meio corporativo (1) melanoma (1) melhor antioxidante natural (1) membro fantasma (1) membros amputados (1) memoria (4) memória (2) Memorial Sloan-Kettering (1) mendigo (1) menina (1) menina Meredith (1) meningite (1) menopausa (1) mensagem sobre envelhecer (1) mentira (1) mentiroso (1) Meredith (1) MET (1) metal (1) metástases (1) México (1) Michael Moore (2) Michel Temer (1) Michigan (1) micronutrientes (1) Microsoft (1) midia (2) mídia (2) Miguezim de Princesa (1) milho transgênico (1) milícia (2) militar (1) militares (3) militarismo (1) militarização (1) Millifera (1) minerais (1) minha vida sem celular (1) Ministro (1) Ministro do STF (1) Ministro do Supremo (1) ministro trapalhão (1) Miranda (1) Miriam Leitao (1) miséria (1) mito judeu (1) mitocondria (1) mitocondrial (1) mitos (1) mixologia (1) mobilidade (1) modelo (1) modelo famosa (1) Modelo Thaise Guedes (1) modus operandi (1) modus vivendi islâmico (1) molestador (1) monge (1) monocultura (1) monopolio (1) monoteísmo (1) monóxido de carbono (1) monoxímetro (1) Monsanto (1) moral (1) moralidade (1) morbidade (1) mordaca (1) mordomias (1) morrer (1) mortalidade (2) morte (20) morte encafálica (1) mortes (1) motel (1) motivacao (1) motivação (1) motorista alcoolizado (1) Mountazer AL-Zadi (1) movimento cívico (1) MP (4) MPF (1) muçulmano (1) muçulmanos (2) mudancas (1) mudar (1) mulher (7) Mulher Maravilha (1) mulheres (8) mulheres pobres (1) mundial (1) Mundo (3) mundo árabe (1) Muntadar al-Zaidi (2) Muntazer (1) musica (1) música (2) nacionalismo judeu (1) Naji Nahas (2) namorada (1) namorado (1) nanopartículas (2) Não ame pela... (1) Não ame por... (1) não comer carne (2) não compre produtos contabandeados (1) não compre produtos piratas (1) não-perdão (1) nariz (1) nascidos para o amor (1) natação (1) Natal (3) Natal sem crueldade (1) Natalie du Toit (1) natureza (13) nazifascista (1) nazismo (3) necessidades (1) negligência de juízes (1) negocios (1) Nelson Jobim (10) Nelson Jobim mentiu (1) nematócitos (1) Nenê (1) Nenê Hilário (1) neoliberal (1) neoliberalismo (3) nepotismo (1) nervos da coluna (1) nervosos (1) neurociência (1) neuronios (2) neurônios (1) neurotransmissores (1) nicotina (2) Noam Chomsky (1) nós-nós (1) nosso consumo de água (1) Nosso Lar (1) novas sexualidades (1) Novica Rebelde (1) núcleo caudado (1) Nunes (1) nutricionista (1) nutrientes (2) nuvens (1) O Aborto dos Outros (1) o beijo da gratidão (1) O cavaleiro dos cavaleiros (1) O homem e a mulher (1) O mito do judeu errante (1) o que sobe desce (1) OAB (3) OBerro (3) obesidade (2) obscenidade (1) Observatorio (3) oceano (1) ocidente (1) Ocidente X Islã (1) ocupação americana do Iraque (2) ocupação colonial (3) ódio (3) ódio aos imigrantes (1) ódio religioso (2) odores (1) OGerente (1) OIT (1) Old Tjikko (1) oleo (1) óleo de coco (1) óleo de coco aumenta o colesterol bom (1) óleo de coco diminui glicemia (1) óleo de coco extravirgem (1) óleo de palma (1) oleocantal (1) oleocanthal (1) olhos (3) olhos ressecados (1) oligarquia (3) OMC (2) Ômega 3 (1) omissão do estado (1) omissões da mídia (1) OMS (3) oncogenes (1) One Path (1) ONGs (1) ONU (21) Operação Anaconda (1) oportunidades (1) Opportunity (28) Opportunity Fund (2) opressores (1) oracao (2) oração (1) ordens (1) orégano (1) Orelhudo (6) orgânicos (1) organismo (1) Organizações Globo (2) Oriente (2) Oriente Médio (5) originalidade (1) Orixá (1) Orixá Oxalá (1) orla carioca (1) ortotanásia (1) os cabeças-de-planilha (1) Oscar Schimidt (1) Osho (1) ossatura (1) Otan (2) ouro (2) ouvir (3) Oxalá (1) Oxfam (1) oxidantes (1) oximoroso (1) oxitocina (1) p21Ras (1) padrão de vida (1) padres (1) padres pedófilos (1) padrões éticos (1) Palestina (35) Palestinos (21) paliativistas (2) palmeira juçara (1) panda (2) pão (3) pão com café (3) pão com manteiga (3) pão quentinho (3) Papa (7) Papa Bento XVI (1) Papa Wojtyla (1) papagaio (1) paraiso (1) paralisia cerebral (1) paraplegia (1) paraplegicos (1) parkinson (4) partidos corruptos (1) partidos políticos (1) passwords (1) pastor evangélico (1) Pastor Silas Malafaia (1) patético (2) patriotismo (1) Paul Casimir Marcinkus (1) Paula Rothman (1) Paulo Freire (1) Paulo Henrique Amorim (1) Paulo Lacerda (12) Paulo Skaf (1) Paz (7) PCD (18) PDS (1) PDT (1) peão (1) pecado (1) pecuária (1) pedofilia (4) pedofilia clerical (1) pedófilos (1) Pedro (1) Pedro Cubells (1) pele (1) peleguismo (1) peludinho (1) Pema Dorjee (1) pênis (1) pensamento (1) pensar (1) pense antes de comprar (1) pequenas faltas (1) Pequim (3) perfume (1) periculosidade dos celulares (1) perpetuação da pobreza (1) persona (1) personalidade (1) personalidade anti-social (1) personalidade antissocial (1) perucas (1) pesadelo nutricional (1) pescados (1) pessoa (2) pessoa com deficiência (3) pessoas (2) pessoas com deficiencia (14) pessoas com deficiência (5) pessoas deprimidas (1) pessoas maquiavélicas (1) pessoas más (1) pessoas materialistas (1) pessoas menos inteligentes (1) pessoas paraplégicas (1) PET (1) Petrobrás (2) petroleo (1) PF (8) pfaffia (1) pfaffia paniculata (1) PFL (7) phishing (1) PIB (1) PIB X FIB (1) picareta (1) picaretas (1) Picea abies (1) Pícea-europeia (1) PIG (14) Pinaceae (1) pináceas (1) Pinochet (1) pintinho (2) pintinhos (1) pior bar do sistema solar (1) pirâmide alimentar (1) pitbull (1) pituitária (1) planejamento (1) planejamento familiar (1) planejar (1) planeta (1) plantar árvore (1) plantas (1) plasticidade cerebral (1) playback (1) plim-plim (1) PMD (1) pobres (3) pobreza (4) poder (1) Poder Judiciário (1) policia (1) polícia federal (1) policiais (1) polifenóis (2) politeísmo (1) politica (1) politico (2) político decadente (1) políticos corruptos (1) poluicao (1) poluição (2) poluição ambiental (1) poluição eletromagnética (1) poluição tabágica (1) Poncho Pro (1) ponto de corte 16 (1) ponto de corte da CES-D (1) Ponto G (1) popularidade (3) Porta dos Fundos (1) pós-parto (1) postura (1) poupar (1) Povo (1) povo judeu (1) povo palestino (10) práticas antiéticas (1) prece (3) preconceito (6) PredictAD (1) presenteísmo (1) presépio (1) preservação da saúde (3) preservar a fauna (1) preservativo (1) preservativos (1) Presidenta (1) Presidenta Dilma (1) presos políticos (1) pressão arterial (1) prevencao (1) prevenção (3) prevenção de doenças (4) prevenção do câncer (3) prevenindo suicídios (1) prevenir o Alzheimer (1) primariedade (4) príncipe uspiano (1) prioridade (1) prisão por abortar (1) privataria tucana (1) privatização (2) privilégios (1) proatividade (1) problemas de aleitamento (1) problemas do materialismo (1) processamento (1) processos (1) procurar a felicidade (1) produtividade (2) produtos de origem animal (1) professor (1) professora (1) Professora Gabriela (1) professores (1) profeta (1) progesterona (1) projeção astral (1) promessas (1) Pronara (1) propaganda (2) prosódia (1) próstata (1) protecao (1) proteção (1) proteção natural (1) proteger o solo (1) próteses (1) protetores (1) protetores de animais (1) Protocolo de Kyoto (1) Protogenes Queiroz (4) Protógenes Queiroz (14) PSA (1) PSDB (26) Psicologia (2) Psicologia Social (1) psicopata (4) psicopatia (1) psicose maníaco-depressiva (1) Psicossomática (1) psicoterapia (2) PT (5) publicidade (1) pug (1) pular corda (1) pulmões (1) purificação de efluentes (1) Qana (1) QI (1) quadrilha (1) qualidade de morte (3) qualidade de vida (16) Quando e como foi inventado o povo judeu (1) quedas (1) queimadura (1) queimaduras (1) Quem inventou os judeus (1) quercus palmeri (1) quimica (1) química (1) química do cérebro (1) quimicas (1) raça negra (1) Rachel Beckwith (1) racismo (4) racista (1) racistas (3) radiações não-ionizantes (1) radicais (1) radicais livres (1) Radovan Karadzic (1) Rafah (1) raiva (1) raiz (1) Ramallah (4) Ramos (1) ranços conservadores (1) rapamycin (1) rastro religioso (1) Raul Lemesoff (1) Raul Seixas (1) realçador de sabor (1) receita (1) receptores (1) receptores glutâmicos (1) recessão (2) reciclagem (1) recicle (1) recicle seu lixo (1) reclamar (1) reconhecimento (1) Rede Globo (3) redes de transmissão de energia (1) redes sociais (1) reduzir a contaminação (1) reduzir o uso de medicamentos (1) referências universais (1) refugiados (1) regime (1) registros de morbidade (1) regras jornalísticas (1) Rei (2) Rei Abdallah I (1) relação custo–benefício na genética (1) relacionamento (1) relacionamentos (1) relações sociais (2) religiao (2) religião (6) religião cristã (1) religiosos (3) REM (1) remedios (1) remédios (1) remoção de sólidos (1) remoção dos resíduos (1) Renascer (1) renda (1) rendimento profissional (1) repressão à liberdade de expressão (1) repressão política (1) Resenha em 6 (1) resfriado (1) resgate (1) resiliencia (1) resiliência ecológica (1) resistência cultural (3) respeitador (1) respeito (1) responsabilidade social (2) resultado ético (1) retardar o início do Alzheimer (1) reunião espírita (1) reutilização (1) reutilize embalagens (1) revelar a realidade (1) Revista Veja (2) ReWalk (1) REX (1) RH (1) RH.com.br (1) RHD (2) Richard Falk (1) ricos (1) Rio de Janeiro (1) risco (1) risco de demência (1) risco de morte (1) riscos (2) riso (1) Rita Ribeiro (1) Robert (2) Roberto Carlos (1) Roberto Marinho (1) Robin (1) Rodrigo Martins (1) Ronaldo Caiado (1) ronco (1) Rosinha Garotinho (1) Roundup (1) Roundup-ready (1) rumos (1) Rússia (1) Ruth de Aquino (4) Sabbath (1) sabedoria (1) Sabra (1) Sabra e Shatila (1) SAC (1) saciedade (1) sacolas plásticas (2) sacrifícios impostos às pessoas (1) Sadham Hussein (1) sal (2) salários (2) salvamento (1) Salvatore Cacciola (3) sálvia (1) Samuel Possebon (1) Sanções (1) sangue (2) São Francisco de Assis (1) sapatada (2) sapatadas (1) sapatos (1) Saramago (2) sargento (1) satanás (1) Satiagraha (31) saudade (2) saude (10) saúde (16) saúde da mulher (3) saúde pública (2) Save the Children (1) SBG (2) SBPC (2) se beber não dirija (1) se dirigir não beba (1) sebo nas canelas (1) sedentarismo (2) segredo (1) segunda sem carne (1) seguranca (1) segurança (2) seis perguntas para um consumo consciente (1) seleção natural (1) sementes transgênicas (1) Senado (1) Senador (1) senha (1) senhas protegidas (1) senilidade (2) sensibilidade (1) senso crítico (1) senso de humor (1) sentimento (3) sentimentos (1) ser assertivo (1) ser feliz (1) ser saudável (1) Serapião (1) Serapião e Malhado (1) SERE (2) seres afetuosos (1) seres humanos que foram escravizados (1) seres inteligentes (1) Sérgio Rosa (1) serotonina (1) Serra (1) Servia (1) Sevem Suzuki (1) seviciada (2) sexo (3) sexo verde (1) sexual (1) sexualidade (1) Shlomo Sand (1) Shoah (2) Shulamit Aloni (1) sífilis (1) Silas Malafaia (1) silencio (1) Silvia (1) Silvia Rawicz (7) SIM (1) simplicidade (1) sinapses (3) sincero (1) síndrome de Burnout (1) síndrome de down (1) sintomas depressivos (1) sionismo (7) sionistas (4) Síria (1) sistema aeróbio (1) sistema anaeróbio (1) Sistema de Informações de Mortalidade (1) sistema imunológico (1) sistema nervoso central (1) situação difícil (1) soberania (1) soberania brasileira (2) sociais (2) sociedade (1) sociedade decadente (1) Sociedade Racionalista (12) Sociedade Vegetariana Brasileira (1) sociólogo (5) sociopata (1) sociopatia (1) socorristas (1) sódio (2) sofrimento (3) sofrimento dos animais (1) sofrimento psíquico (1) sol (2) soldados (1) soldados americanos (2) soldados americanos mortos (3) soldados americanos mortos no Iraque (1) solidão (1) som (1) Somaeah Hassan (1) sombra (1) sonegacao (1) sonho americano (1) sono (1) sons da natureza (1) sorte (1) Souza (2) Srebrenica (1) status (1) STE (1) STF (52) STJ (5) stress (2) submissão (1) suborno (4) substâncias químicas (1) suco de frutas (1) sufoco (1) suicídio (4) suicídio de soldados americanos (1) suja (1) sunitas (1) Super-Heróis (1) superstição (1) suplementos vitamínicos (1) Supremo Ministro (3) Supremo Presidente (2) SUS (2) Susan Andrews (2) sustentabilidade (9) SVB (2) syzygium aromaticum (1) T-Mobile (1) TAB (2) tabaco (5) tabagismo (8) tabela alimentar (1) TAC (1) Taleban (1) talebans (1) tamanho do hipocampo (1) Tânia Maria Elias Chain (1) tanque de guerra (1) tarefas macabras (1) tarifas (2) Tariq Ali (1) taxa de atrofia do hipocampo (1) TB (2) tchá (1) TCM (1) tecido vivo (1) técnicas infalíveis (1) técnicas infalíveis de como dar prazer a uma mulher (1) tecnologia (5) tecnologia do abraço (1) telefone celular (1) telefones ambulantes (1) telefonia móvel (5) telescopio (1) televisão (1) tempero (1) temperos (1) tempo (2) tendinite (1) tenossinovite (1) tensão (1) tensão no pescoço (1) tensão pré-menstrual (1) Tente outra vez (1) teoria da evolução (3) teoria das janelas partidas (1) Teoria dos Jogos (1) terapias (1) terapias personalizadas (1) terceira idade (14) ternura (2) Terra (1) Terra Santa (1) terror (2) terrorismo (10) terrorismo de estado (1) terrorista (2) terroristas (1) testes em animais (1) testículos (1) Thaise Guedes (1) The Future is Beautiful (1) The Gap (1) Thor (1) Tibete (1) tigres (1) timol (1) TMS (1) tobacco atlas (1) TOC (1) tocar (1) tolerância zero (1) tomilho (2) Tonho da Jumenta (1) Tony Ramos (2) Torá (1) Torah (1) Torres Gêmeas (1) tortura (14) torturador (1) torturadores (2) torturados (1) touro (2) Touro Brabo (1) TPI (3) TPM (1) trabalhadores (1) trabalho (2) trabalho doméstico (1) tradições jurídicas (1) Trafalgar Square (1) tragédia (1) transgênicos (1) transito (1) transmissao (2) transplantes (1) transtorno (1) transtorno afetivo bipolar (1) transtorno bipolar (3) transtorno de conduta (1) Transtorno Obsessivo-Compulsivo (1) transtornos alimentares (1) transtornos psiquiátricos (1) trapalhadas (1) trata sífilis (1) trauma (1) travestismo (1) tregua (1) TRF (2) Tribo da Polinésia (1) Tribuna do Advogado (1) Tribunal Penal Internacional (2) tributos (1) tricorder (1) trigo (3) Trissomia 21 (1) tristeza (1) trombo (1) TSE (1) tucanato (2) tucano (4) tucanos (8) tumor (5) tumor cerebral (1) tumor maligno (1) tumor primário (1) tumor secundário (1) tumor testicular (1) tumores (1) tumores benignos (1) TV Globo (3) Tzipi Livni (1) UE (3) Umbanda (1) umbrella-agreement (1) Uned (3) UNEP (1) união estável (3) unidades metabólicas (1) uniões homossexuais (1) universo (5) UNRWA (2) Uri Avnery (3) urinar sobre a queimadura (1) urso (2) usar vinagre na queimadura (1) utilidade publica (1) utilidade pública (3) Valerioduto (1) valores (2) valores de um cidadão (1) vandalismo (1) variante A4 do gene apoE (1) variante genética do apoE (1) vasco (1) Vaticano (7) vazio (1) veadinho (2) veganismo (1) vegetarianismo (10) vegetariano (2) vegetarianos (1) Veja (7) velhice (1) veneno (1) Venezuela (2) ventos secos (1) ver (1) verbo ouvir (1) verdugos (3) verduras (1) Verônica Serra (1) veteranos americanos (1) Via Láctea (1) Viagem Astral (9) vibrando pela sala (1) vício (1) vício do fumo (1) Victor Hugo (1) vida (5) vida após a morte (1) vida corporativa (1) vida feliz (1) vida longa (2) vida mais plena (1) vida saudável (2) video (43) vídeo (18) videogame (1) Vietnã (1) vinho (3) violência (6) violência contra as mulheres (1) violência de gênero (1) vira lata (2) virtude (1) vírus (1) vista-se (5) visual (1) vitalidade (1) vitamina (3) vitamina D (1) vitamina E (1) vitaminas (2) Vitor Teixeira (1) Vivências Fora do Corpo (7) vocabulário das mãos (1) vocabulário gestual das mãos (1) volitação (1) Voltaire (1) voluntariado (1) voz (3) vulnerabilidade (1) vulnerabilidade social (1) Wagner Borges (1) Wálter Maierovitch (1) Walter Willett (1) Washington (1) Waterbird (1) Weiji (1) Weis (1) Why we fight (1) Will Saunders (1) William Cousins (1) William Klein (1) Wojtyla (1) WWF (1) xenofobia (2) xiitas (1) Yassin (1) Zahar (7) Zeca Pagodinho (1) zooterapia (1)