Médicos conseguem tratar cegueira com o transplante de células-tronco
Jornal da Ciência nº 3917 - SBPC - 23/12/2009
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=68105
Paciente que havia perdido a visão de um olho voltou a enxergar bem.
Jornal da Ciência nº 3917 - SBPC - 23/12/2009
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=68105
Paciente que havia perdido a visão de um olho voltou a enxergar bem.
Cientistas do Instituto de Células-Tronco do Nordeste da Inglaterra recuperaram a visão de um homem cego de um olho num incidente. A técnica abre caminho para a recuperação de pacientes com cegueira parcial ou total, a partir do transplante de células-tronco do próprio paciente.
O estudo foi publicado na revista "Stem Cells." Russell Turnbull, de 38 anos, havia perdido a capacidade de enxergar em 1994, depois que o seu olho direito foi atingido por amônia, enquanto ele tentava separar uma briga dentro do ônibus no qual viajava.
A substância feriu gravemente a sua córnea - parte anterior, transparente e de curvatura acentuada, na porção anterior do globo ocular -, destruindo as células-tronco que normalmente mantêm a estrutura saudável.
Na pesquisa, células-tronco foram retiradas do olho saudável de Turnbull e expandidas numa camada ou membrana de tecido amniótico, o mesmo que sustenta o útero na gestação e usado como enxerto em queimaduras. Depois, a córnea destruída foi retirada e recebeu o material - no caso do paciente, um pedaço do tamanho de um selo postal foi transplantado. Com a nova oferta de células-tronco saudáveis, a córnea se recuperou em pouco tempo.
A técnica evita a necessidade de usar drogas para suprimir a imunidade do paciente e reduz as chances de rejeição às células implantadas. É, também, o primeiro procedimento no mundo que não aplicou produtos de origem animal para ajudar a crescer as células-tronco no laboratório.
Testes seis meses após a cirurgia mostraram que a visão de Turnbull ficou tão boa quanto antes do ataque: - Eu tive muita raiva por muito tempo. Perdi até o meu emprego por causa da agressão. Também tive que parar de praticar esportes. O agressor arruinou a minha vida e enfrentei um momento muito difícil. Mas, então, esse tratamento apareceu.
Turnbull contou que sentia uma dor insuportável, mesmo com o olho fechado. Ele passou duas semanas internado, antes de conseguir abrir as pálpebras novamente.
- Era como olhar através de acrílico riscado. Eu sentia dores sempre que piscava ou via luzes brilhantes - diz.
Ele ficou com um problema chamado deficiência limbar (LSCD, na sigla em inglês), doença que prejudica gravemente a visão.
Melhora foi percebida em cerca de um mês. Segundo o paciente, ele sentiu alívio da dor rapidamente, e em menos de um mês já enxergava melhor, inclusive detalhes. A equipe liderada por Majlinda Lako e Francisco Figueiredo tratou mais sete pacientes com o mesmo problema. Alguns deles recuperaram totalmente a visão, enquanto outros, com danos mais sérios, apresentaram melhora limitada.
- Estima-se que a opacidade da córnea é responsável por cegueira em oito milhões de pessoas em todo mundo a cada ano. Muitas delas associadas à LSCD - diz Figueiredo. - O tratamento com as células-tronco é uma opção para a cura total, não apenas o alívio dos sintomas.
Há um novo estudo com um grupo de 24 pacientes, com apoio do Medical Research Council, no Reino Unido. (O Globo, 23/12).
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Sim, sim notícias como esta é que nos leva a ter esperanças de um mundo melhor, a busca pela cura, que bom, parabéns amigo por divulgar esta matéria.
ResponderExcluirAbraços forte
ma excelente notícia, Drauzio. Traz esperanças a todos que tem este problema. Acredito que muitas outras doenças serão curadas com a célula tronco.
ResponderExcluirAbraços
Saudações!
ResponderExcluirExcelente Post!
Amigo Drauzio, uma ótima notícia que vai ao encontro dos que tanto necessitam de tratamentos especiais e por outro lado revigoram e leva perspectivas a todos aqueles que atuam na área!
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços,
LISON.
Ótima Noticia Drauzio!!!!
ResponderExcluirSeu blog é excelente!!
Adorei!!!!!!!!!
Feliz 2010
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
TE SIGO TU BLOG
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
AFECTUOSAMENTE
O MUNDO NO SEU DIA-A -DIA
DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES DE NAVIDAD 2009 ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE CREPUSCULO.
José
ramón...
Meu pai tem glaucoma, será possível uma cura? Abraços
ResponderExcluirEu apóio totalmente estes tratamentos, desde que não seja com células tronco imaturas, pois pode não dar certo. Digo, que é melhor se fazer com células tronco mais específicas para um determinado tecido a se tratar.
ResponderExcluirOs avanços com relação aos tratamentos de célula tronco só não avançaram mais por causa dos conservadores ultrapassados (que são sempre a parte ruim da humanidade), principalmente com relação à igreja católica apostólica romana atrasada, que por causa de seus medos e tradições acabam só atrapalhando tais pesquisas.
Gostaria de uma informação,existe a chance de ser recuperada a visão de alguem que teve problemas de retina com um tratamento com celulas tronco?
ResponderExcluir