Cães e gatos também doam sangue
Ambiente Brasil - 01/12/2009
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=50151
Ambiente Brasil - 01/12/2009
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=50151
Manter bancos de sangue abastecidos não é apenas um problema humano, mas também afeta a saúde de animais de estimação. Segundo dados do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi cerca de 30% dos cães e gatos atendidos pelo hospital morrem por falta de doadores de sangue. Por isso, a Pet Society lança, em dezembro, campanha de doação de sangue para cachorros e gatos, em parceria com o hospital.
Anemia, tumores, doenças como insuficiência renal e leucemia, atropelamento e intoxicação por veneno são alguns dos problemas que podem levar os pets a necessitar de reposição sanguínea. "As pessoas, muitas vezes, desconhecem que o animal doente pode precisar de sangue, assim como os seres humanos", explica a coordenadora de marketing, da Pet Society, Cleiser Kurashima.
Doação simples
O processo para doação de sangue é bem simples. O dono do bichinho liga para o hospital e marca o dia e o horário para levá-lo. Chegando lá é coletada uma amostra de sangue para a realização de exames que demonstrarão como está a saúde geral do animal.
"Esta coleta é essencial para checarmos se o pet tem alguma doença que pode ser transmitida pelo sangue, como erliquiose (doença do carrapato), dirofilariose (verme do coração), leishmaniose e brucelose. Este diagnóstico minimiza o risco da transmissão destas doenças e de efeitos colaterais do receptor", explica a médica veterinária Carolina Sultanum, do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi.
Após uma semana os resultados destes exames são entregues ao dono do pet constatando se seu bichinho é um potencial doador. Depois disso, é agendado um dia para a doação de sangue.
A equipe de coletores é coordenada pelo médico veterinário Márcio Moreira, responsável pelo Laboratório de Patologia Clínica e pelo Banco de Sangue do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi (em São Paulo), e formada por alunos, residentes e pesquisadores. (Fonte: Yahoo!)
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Saudações!
ResponderExcluirAmigo Dráuzio,
A campanha da Pet Society, voltada a levantar doações de sangue deve ser olhada com todo carinho, afinal, os bichinhos são importantes e também merece nossa atenção especial e respeito.
Parabéns pelo excelente post!
Abraços fraternos,
LISON.
Olá amigo,
ResponderExcluirPost interessante e de relevância para os bichinhos de estimação, que são criados com amor e carinho, como filhos.
Fraterno abraço,
Lilian
Quem leva o seu cão para ser doador de sangue, só tem a ganhar com esta atitude, pois o animal faz uma bateria de exames e o proprietário fica ciente da atual saúde do seu melhor amigo, o cão.
ResponderExcluirJoão
Nossos filhotes foram tirados da rua, devidamente castrados e todos são doadores, sempre que necessário na clínica aonde são atendidos.
ResponderExcluirAcreditamos mesmo na atitude de passar adiante, o que vc recebe, não de retribuir.
Olá amigo, ótima informação. Se nós precisamos de doadores, por que não nossos animais de estimação? eles também sofrem de doenças e devemos ter solidariedade com aqueles que precisam.
ResponderExcluirUm abraço.