Software auxilia portadores de deficiências
HSM Online - 27/11/2009
http://br.hsmglobal.com/
Mouse especial e teclado virtual - ambos gratuitos - facilitam a inclusão digital de pessoas com mobilidade reduzida.
HSM Online - 27/11/2009
http://br.hsmglobal.com/
Mouse especial e teclado virtual - ambos gratuitos - facilitam a inclusão digital de pessoas com mobilidade reduzida.
Duas tecnologias inovadoras permitirão à milhares de pessoas com deficiência física o acesso gratuito às tecnologias de informação e comunicação. E o melhor: sem custo nenhum. Tratam-se do Headmouse e do Teclado Virtual.
O primeiro permite às pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse através de movimentos da cabeça, enquanto o segundo permite a redação de textos mediante o uso de qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor da tela, tais como o joystick ou o touchpad.
As tecnologias foram lançadas oficialmente no Brasil no dia 25 de novembro, por meio de uma parceria entre a Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e da América Latina, e da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
Uso de robótica
O Headmouse incorpora um grande número de inovações que facilitam às pessoas com deficiência física o acesso às tecnologias digitais. Graças ao uso de algoritmos de visão artificial desenvolvidos para a área da robótica móbil, o usuário é capaz de utilizar o mouse virtual de maneira intuitiva e natural. Ele pode ser utilizado por qualquer usuário, já que não tem definida nenhuma língua de aplicação e dispõe de um manual de ajuda em espanhol e inglês.
Já o Teclado Virtual, que complementa o HeadMouse, funciona através de um aplicativo que aparece na tela do computador e que permite a escrita de textos mediante a pulsação de teclas virtuais. O sistema incorpora inovações tecnológicas que facilitam ao máximo a escrita para pessoas com mobilidade reduzida ou que não podem utilizar teclados convencionais.
Além disso, ele conta com funções de predição de palavras, cujos algoritmos aprendem com o modo de escrever do usuário e melhoram exponencialmente suas taxas de acerto. As provas realizadas escrevendo textos literários entre 15.000 e 20.000 palavras demonstram uma economia de até 40% nas pulsações de teclas necessárias para escrevê-las, aproximadamente 7.000 palavras a menos.
Cinco dicionários estão integrados ao Teclado Virtual e incorporam as palavras mais usuais do espanhol, catalão, inglês, francês e italiano. O software também conta com um sistema de aprendizado automático que permite ampliar sua base de palavras e criar novos dicionários em qualquer língua baseada no alfabeto romano.
Assim, o estilo de escrita dos usuários se atualiza automaticamente e permite ao aplicativo utilizar vários dicionários em um mesmo idioma e adaptá-los para usos específicos otimizados: redação de e-mails, redação técnica, literária, entre outras.
O Headmouse e o Teclado Virtual foram criados nas Cátedras de Tecnologias Acessíveis que a Indra desenvolve em colaboração com a Fundação Adecco e Universidades na Espanha. A Indra já lançou a idéia na Espanha, Chile, México e Colômbia, e conquistou mais de 250 mil downloads até agora. Com o lançamento no Brasil, a expectativa é que esse número cresça significativamente, devido às proporções geográficas do país.
Para fazer o download gratuito dos aplicativos, basta acessar o site: http://robotica.udl.cat
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Saudações!
ResponderExcluirAmigo Dráuzio,
Que Post Fantástico!
Uma ótima notícia que vai ao encontro de milhares de pessoas, pois, verdadeiramente necessitam de tão importante programa, uma vez que, não são todos os deficientes que dispõe de recursos e o mais importante é que é totalmente gratuito.
De parabéns a Indra e a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente-.
Obrigado por compartilhar importante notícia!
Parabéns pelo excelente post!
Abraços fraternos,
LISON.