Menos carne e mais bicicletas ajudam clima e saúde
France Presse - Folha On Line - 25/11/2009
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u657331.shtml
France Presse - Folha On Line - 25/11/2009
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u657331.shtml
A redução de 30% da produção e do consumo de carne entre os principais produtores, associada a avanços tecnológicos, pode reduzir sensivelmente as emissões e o número de doenças cardíacas, mostra estudo na revista científica britânica "The Lancet".
Ela contextualiza, dizendo que a agricultura e a alimentação representam de 10% a 12% das emissões mundiais de gases causadores do efeito estufa.
O estudo faz parte de uma série publicada na "The Lancet" em função da aproximação da Cúpula de Copenhague, que acontece entre 7 e 18 de dezembro. A iniciativa antecipa os benefícios para a saúde e clima de ações que podem ser adotadas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Ciclistas
A revista mostra também que preparar as cidades para pedestres e ciclistas pode ajudar mais a reduzir o impacto para a saúde do que incentivar a fabricação de carros menos poluentes.
A reformulação dos transportes nas cidades de Londres e Nova Déli mostrou que, quanto mais espaços para pedestres e bicicletas, menor o número de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais.
A redução de parte da eletricidade produzida a partir de energias fósseis (gás, carvão e petróleo) teria um duplo benefício, para o clima e para a saúde humana, reduzindo a poluição do ar.
Adotando como hipótese uma trajetória de divisão por dois das emissões mundiais de CO2 até 2050, os estudos analisam o impacto para a saúde em cada país.
O efeito mais acentuado seria na Índia, onde, no melhor dos casos, se poderia evitar 93.000 mortes por câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias em 2030 em relação a um cenário sem esforço específico.
Reconhecimento
"Os políticos com poder de decisão custaram a reconhecer que o verdadeiro problema da mudança climática está no risco de afetar a saúde humana e a qualidade de vida", disse a diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) Margaret Chan.
"A desnutrição e seus efeitos devastadores sobre a saúde das crianças vai aumentar", destacou, incluindo os arriscados aumentos de temperatura entre idosos, destacou.
"Além disso, a mudança climática pode modificar a distribuição geográfica dos vetores das doenças, entre as quais os insetos que transmitem a malária e a dengue", advertiu.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Drauzio,
ResponderExcluirRealmente, se as pessoas fizessem mais exercícios, como pedalar, teriam muito mais saúde e muito mais energia.
O que falta é estímulo para isso.
Excelente matéria.
Bjs.
Rosana.
Amigo adoro pedalar, me sinto sempre bem, quando não pedalo parace que fica faltando algo no meu dia.
ResponderExcluirAbraços forte
Saudações!
ResponderExcluirAmigo Dráuzio,
Excelente Post!
Um texto importantíssimo nos mostrando a importância do uso de bicicletas nos grandes centros. Os números são incontestáveis, assim penso. E depois, até onde sei todos aqueles que gostam do ciclismo e praticam esportes adquirem e tem uma saúde muito mais saudável especialmente se reduzirem o consumo de carnes vermelhas.
Uma mensagem de grande relevância social e educativa.
Parabéns pelo excelente post!
Abraços fraternos,
LISON.
Oi Drauzio!! Infelizmente no nosso país as pessoas acham que só anda de bicicleta quem não tem dinheiro para comprar carro!! Tem que haver uma mudança significativa de valores e costumes!! Textos como este ajudam a dismistificar esse assunto!!
ResponderExcluirAbs
Carla
http://mamaecaprichosa.blogspot.com
UM EXCELENTE TEXTO QUE SÓ AFIRMA MINHA CONVICÇÃO DE NÃO COMPRAR VEÍCULO AUTOMOTOR, SEMPRE DEFENDI A IDÉIA QUE MINHA MANEIRA DE AJUDAR ATIVAMENTE A NATUREZA É MINHA DISPOSIÇÃO PARA ANDAR DE BIKE, SEJA PARA O SERVIÇO, PARA UMA FESTA OU PARA O LAZER. ME SINTO GRATIFICADO POR ISSO - 50 ANOS E NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE. "DRAUZIO VOCÊ ME DEU SUBSÍDIOS PARA INCREMENTAR MINHA OPÇÃO, OBRIGADO.
ResponderExcluir"UM GRANDE ABRAÇO MINEIRO"