Jobim Mentiu
Luis Nassif On-line - 04/09/2008
http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=8799
Luis Nassif
O Globo
Exército nega que equipamento de varredura da Abin faça grampo.
Comandante da Força contesta informação passada por Jobim a Lula.
Jailton de Carvalho, Cristiane Jungblut e Chico de Gois (clique aqui)
Brasília - O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, confirmou ontem que o Exército comprou, a pedido do Gabinete de Segurança Institucional, um equipamento de varredura de grampos telefônicos usado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Seria o equipamento mencionado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em reunião segunda-feira com o presidente Lula, para defender a demissão da direção da Abin, sob a alegação de que a agência faz escutas. O general, que é subordinado a Jobim, garantiu, no entanto, que o equipamento só detecta grampos e não pode fazer escutas telefônicas. Ontem, Jobim não quis falar sobre o assunto.
O Oscor 5000, importado dos EUA, é composto por um computador portátil do tamanho de uma maleta 007. O equipamento foi comprado pelo Exército para o GSI . É para varredura - disse o comandante do Exército, depois da posse no STJ.
Dois representantes da empresa americana Research Eletronic International (REI), a fabricante do Oscor, também afirmaram que o aparelho não faz escutas telefônicas. A intervenção de Jobim na reunião com Lula foi decisiva para o afastamento do delegado Paulo Lacerda do comando da Abin. Jobim mencionou a existência de uma maleta e citou os nomes de dois assessores de Lacerda, um deles o delegado Renato da Porciúncula, ex-diretor de Inteligência da PF.
A partir daí, Lula teria concordado com o afastamento temporário de Lacerda.
Anteontem, quando soube que Jobim falou da maleta para pôr a Abin como suspeita do suposto grampo no gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, Lacerda reagiu: O Jobim deu um tiro no pé. O Exército tem este equipamento.
A Procuradoria Geral da República tem dois Oscors. O STF, o Superior Tribunal de Justiça e o Senado, entre outros órgãos, também têm o equipamento.
Dirigentes de duas grandes empresas de equipamentos de espionagem confirmaram as explicações da Abin sobre o Oscor. O equipamento capta transmissões de rádio e TV, mas não decodifica conversas em telefones fixos ou celulares. Os especialistas informaram, no entanto, que existe outro equipamento, conhecido como maleta do grampo, que pode fazer escutas de celular de cem metros a um quilômetro de distância do aparelho.
O equipamento custa entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão e só pode ser vendido para instituições policiais. Para fazer a escuta, basta saber o número e a localização aproximada do celular. O sistema indica na tela todos os celulares em uso em determinada área.
Nelson Jobim
Por Luciano Prado
Ministro da Defesa reafirma que Abin tem aparelho de escuta telefônica (clique aqui).
Isabel Braga - O Globo
Parece que o Ministro está se enrolando ainda mais.
Apresentou ao presidente Lula - quando da reunião que decidiu pelo afastamento temporário de Lacerda - relação de material adquirido pela Comissão de Compra do Exército Brasileiro em Washington.
Mas não deixa claro quais desses equipamentos (dentre os relacionados) foram efetivamente destinados à Abin. Não quis responder se o exército também tem equipamento de escutas.
Ou seja, Jobim veio mesmo pra complicar.
Da Folha Online
Jobim diz que não tem nada a dizer sobre grampos e levará à CPI lista de aparelhos da Abin (clique aqui).
Lísia Gusmão
Colaboração para a Folha Online, em Brasília
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje que vai apresentar à CPI das Escutas Clandestinas a lista de equipamentos adquiridos pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional) para uso da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). A CPI aprovou ontem a convocação de Jobim para esclarecer a denúncia de que a Abin teria adquirido ilegalmente maletas de interceptação telefônica. A informação teria sido revelada por Jobim durante reunião de coordenação política do governo no Palácio do Planalto, na última segunda-feira.
Jobim disse que sua única participação no episódio foi informar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lista de equipamentos comprados pela agência.
"Não tenho nada a dizer sobre grampos. A minha única participação nesse episódio foi entregar ao presidente da República a relação dos aparelhos que foram adquiridos pela Abin", disse Jobim.
Segundo o ministro, há equipamentos que incluem varredura e outros capazes de fazer escuta ambiental. A Abin por lei, é proibida de fazer interceptações telefônicas. "O que vou dizer a CPI, é o que foi adquirido para servir à Abin", disse Jobim
Ele acrescentou que são "hipóteses" e "suspeições" as informações sobre quem teve o telefone grampeado e quem coordenou a interceptação da conversa telefônica entre o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc", use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
0 Comentários::
Postar um comentário
Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com