Participe fazendo seus comentários e dando suas opiniões. Um abraço. Drauzio Milagres.

Total de visualizações desta página.

Translate - Google Tradutor

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Partituras em Braille - Aprendizagem Musical para Deficientes Visuais



Partituras em Braille

Fábio Reynol - Agência Fapesp - 11/02/2010
http://www.agencia.fapesp.br/


Estudo feito na Unicamp levanta desafios enfrentados por deficientes visuais no ensino e no aprendizado de música (divulgação).


Interpretar notas musicais grafadas em uma partitura é tarefa banal para um músico. Porém, quando o instrumentista é deficiente visual essa atividade se torna muito mais complicada, sem contar os inúmeros obstáculos enfrentados durante o processo de aprendizagem musical.

Entender como um deficiente visual aprende a ler partituras pelo método Braille e analisar o ensino de música e os recursos disponíveis para essas pessoas foi o tema da tese de doutorado "Do toque ao som: ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva".

O trabalho foi defendido e aprovado na quarta-feira (10/02/2010) por Fabiana Fator Gouvêa Bonilha, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com orientação do professor Claudiney Rodrigues Carrasco, do Departamento de Música.

"A motivação da pesquisa surgiu da minha própria experiência", contou Fabiana, que é bacharel em música e deficiente visual desde o nascimento. Ela explica que o trabalho é a ampliação de sua dissertação de mestrado, intitulada "Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores" e concluída em 2006.

Tanto no mestrado como no doutorado a estudante contou com apoio de bolsas da FAPESP. Durante o mestrado ela entrevistou estudantes de música com deficiência visual e coletou suas percepções sobre o processo de aprendizagem.

Entre as conclusões, Fabiana levantou que há poucos espaços de formação que atendem às necessidades dos deficientes e a demanda por esses cursos é grande. Essas dificuldades a fizeram voltar para o problema da inclusão musical dos deficientes visuais durante o doutorado.

A fim de compor a tese, a estudante analisou todo o processo a ser percorrido por um deficiente visual que quer ter uma educação formal em música, a começar pelo desafio de encontrar ou transcrever partituras para o código Braille.

Para que a transcrição seja bem-sucedida, é fundamental a figura do transcritor. "Ele tem que ser um especialista tanto em música como em Braille", apontou. Essa atividade pode ser desempenhada tanto por pessoas que enxergam como por deficientes visuais, de acordo com Fabiana.

Uma das maiores contribuições do estudo foi a formação de um acervo de cerca de 50 partituras vertidas para o sistema Braille durante a pesquisa. Esse material já está disponível no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central César Lattes da Unicamp.

"A maioria dessas composições é brasileira. Isso é importante porque podemos fazer um intercâmbio trocando partituras em Braille com instituições de outros países", disse.



Capacidade de abstração

A partitura transcrita, no entanto, é apenas o início do processo para o estudante com deficiência visual. Fabiana explica que a musicografia em Braille exige muito mais do estudante.

Os símbolos musicais impressos em tinta são convencionalmente grafados em cinco linhas, chamadas de pentagrama. Uma composição para piano, por exemplo, utiliza ao mesmo tempo dois pentagramas, um para cada mão, e um acima do outro para indicar a simultaneidade de algumas notas.

Uma partitura em Braille, por sua vez, contém apenas caracteres resultantes das combinações entre seis pontos salientes. O músico deve interpretar as notas ao toque dos dedos e ler cada linha separadamente e assim inferir a simultaneidade das mãos do piano, por exemplo.

"É preciso um grau de abstração muito maior e uma sólida formação musical", disse Fabiana. Isso além de uma boa memória, uma vez que o instrumentista deve decorar toda a partitura antes de executá-la.

A pesquisa obteve um levantamento qualitativo baseando-se em três experiências: o aprendizado de musicografia Braille de dois deficientes visuais e a capacitação de um professor de música para ensinar um aluno com deficiência visual.

Como pré-requisito, Fabiana selecionou casos em que os envolvidos tinham conhecimento musical prévio e que o desafio, portanto, seria introduzi-los ao sistema de notação musical em Braille.

Os alunos escolhidos eram aprendizes de instrumentos distintos: violão e teclado, o que exigiu adaptações específicas, pois as partituras desses instrumentos são diferentes.



Deficiência congênita ou adquirida

Fabiana conseguiu traçar algumas diferenças no aprendizado entre deficientes visuais congênitos (de nascença) e os que adquiriram a deficiência ao longo da vida.

Entre as pessoas com deficiência visual desde o nascimento, por exemplo, está a maior prevalência do chamado ouvido absoluto, que é a capacidade de identificar tons musicais em sons isolados.

Isso ocorre porque a deficiência congênita impõe ao indivíduo uma dependência dos sons desde muito cedo. "A importância do som nesses casos é muito maior, pois ele dá toda a referência do espaço", disse.

Segundo ela, nesses casos a estrutura neuronal é formada logo na primeira infância, visando à enfatizar a audição. "Pesquisas mostram que algumas regiões do córtex visual são realocadas para processar sons nos cérebros de deficientes visuais congênitos", disse.

Também para esses, o reconhecimento tátil é mais desenvolvido. "O Braille torna-se o primeiro código de escrita, enquanto que na deficiência adquirida é travado um processo de readaptação à realidade", comparou.

Ao desenvolver a pesquisa, Fabiana colecionou uma série de arquivos sonoros que compreendiam aulas, além de depoimentos de deficientes visuais e de professores de música.

"Achei esse material rico demais para ser guardado e elaborei um roteiro para unir esses arquivos em um audiodocumentário (
http://www.agencia.fapesp.br/audiodocumentario.mp3)", conta. Quando o seu orientador ouviu o piloto, incentivou-a a gravá-lo em estúdio.

O resultado é um documentário de cerca de dez minutos com uma trilha sonora adaptada pela própria doutoranda, e efeitos produzidos por equipamentos Braille além das vozes captadas ao longo da pesquisa.

O objetivo da produção, segundo ela, foi retratar a concepção de um deficiente visual. Por esse motivo, propositadamente, a estudante não quis utilizar imagens. "Esse áudio tornou-se a síntese sonora da pesquisa", afirmou.

O orientador do trabalho, Claudiney Carrasco, considera que a tese de Fabiana é relevante em vários aspectos. "É a primeira contribuição de peso na pesquisa em musicografia braille no país e abre um amplo campo para que mais gente pesquise e contribua nessa área", afirmou.

O professor da Unicamp também ressaltou o aspecto da inclusão inerente da pesquisa. Para ele, o trabalho traz resultados práticos que vão auxiliar professores de música a interagir com alunos deficientes visuais. "É realmente uma inclusão, não se trata só de aceitar o aluno cego e deixá-lo se virar sozinho. Fabiana propõe um trabalho voltado a atender às necessidades desse estudante", disse.

É justamente a inclusão do deficiente visual no ensino regular de música a principal conclusão da tese, de acordo com Fabiana. Para ela, não são necessárias escolas especializadas em deficientes, mas que as instituições de ensino regulares se adaptem a esses alunos.

Para isso, explica a musicista, seria fundamental a participação de três personagens nesse processo: um professor de música especialmente preparado, um aluno consciente e motivado e um especialista transcritor que possa fornecer material de estudo de qualidade para o processo. Com esses elementos, a grande demanda por instrução musical por parte de deficientes visuais pode começar a ser atendida, aponta.

Audiodocumentário sobre o ensino da musicografia Braille: www.agencia.fapesp.br/audiodocumentario.mp3












* * * * * * * * * * * * * * * *

Entre no Blogger "
O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários


Atenção:

Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.

Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.

* * * * * * * * * * * * * * * *



2 comentários:

  1. Que legal hein!
    Os deficientes já tem quase uma vida normal aqui na Europa, já que eles contam com inúmeros recursos eficientes para suas debilidades, tomara que isso se torne uma realidade no Brasil !Que legal hein!
    Os deficientes já tem quase uma vida normal aqui na Europa, já que eles contam com inúmeros recursos eficientes para suas debilidades, tomara que isso se torne uma realidade cada vez mais presente no Brasil !

    ResponderExcluir
  2. Drauzio, acesse o blog: http://isabelbertevelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com

Encontre o que você procura na caixa abaixo (pesquisa por palavras):

Pesquisar este blog

Carregando...

Receba as atualizações do Blogue "O Mundo no Seu Dia-a-Dia" diretamente em seu e-mail!

Enter your email address / Entre com o seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

Amigos de bom gosto que acompanham "O Mundo no Seu Dia-a-Dia".

Arquivos do Blogue "O Mundo no Seu Dia-a-Dia".

Google+ Badge

Google+ Followers

Astronomia - Foto do Dia

Últimos Visitantes

Marcadores

0729 (2) AAAS (1) AACD (1) abate halal (1) abate humanitário (1) abate kosher (1) abate religioso (1) Abbey (1) abelhas (1) Abeto Vermelho (1) ABIN (11) abiraterona (1) aborto (6) abortos clandestinos (1) abraço (2) abraços (1) abração (2) absenteísmo (2) Abu Ghraib (2) acessibilidade (3) acidente (1) acidente de carro (1) ACM (2) adoecimento (1) adolescentes (1) adoção (1) advogado (1) Afeganistão (2) afeto (3) afetuoso (1) afetuosos (1) agenda do celular (1) agentes cancerígenos (1) agnósticos (1) agressão (1) agricultura (1) Agripino Maia (10) agroenergia (1) aids (4) AIEA (1) Ailce (1) Ailce de Oliveira Souza (1) AIPAC (2) ajudar animais (1) Al-Jazeera (2) Al-Qaeda (4) Al-Zaidi (3) Alain Touraine (3) alcoolismo (2) alegria (2) alerta (2) alfabetizadores (1) algemas (3) algozes (1) alho (1) Ali Mazloum (1) alimentação (15) alimentação balanceada (2) alimentação funcional (1) alimentação mediterrânea (1) alimentação saudável (5) alimento antioxidante (1) alimento funcional (1) alimentos (10) alimentos contaminados (1) alimentos industrializados (1) alimentos processados (1) alimentos saudáveis (2) alimentos verdes (1) alma (4) Alstom (2) altruísmo (1) alumínio (1) aluno com deficiência (1) alzheimer (19) Alziro Zarur (1) ambiental (2) ambiente (3) ambiente de trabalho (1) ame apenas (1) americano (3) americanos (2) amigo (2) amigos (2) amiguinhos (1) Amit Goswami (1) amizade (7) amor (14) amparadores (2) amputada (1) amputados (1) amuleto (1) América Latina (1) Anaconda (1) analfabetismo (1) Anatole France (1) anatomia feminina (1) animais (35) animais abandonados (1) animais doentes (1) animais idosos (1) animalzinho (1) anistia (1) ANOREG (1) anorexia (1) ansiedade (1) Anthony Garotinho (1) anti-inflamatórios (1) antibacteriana (1) anticancer (1) anticoncepcionais (1) antidepressivos (1) antioxidante (9) antitabagistas (1) Antonio Martins (1) anuidade (1) Anvisa (1) APAE (1) apartheid (6) apetite (1) apicultores (1) apneia (1) apoio mútuo (1) aposentadoria (1) aprendizagem (3) aquecimento global (2) arapongas (2) arbitrariedades (1) arcebispo (2) Arcebispo de Mariana (1) Arena (1) armamentismo (1) armas (3) armas nucleares (2) armação (1) aromatizante (1) arrogancia (2) arte (1) Arthur Virgílio (2) artrite (1) Artur da Távola (1) asfalto (1) Asklan (1) asperger (1) aspirina (7) assassinatos (5) assassino (3) assassinos (1) assertiva (1) Assis (1) assédio moral (1) astronauta (1) astronomos (1) ataques (1) atencao (1) aterosclerose (1) ateus (3) atirou sapato (1) atitude (1) atitudes (1) atividade fisica (1) atividade física (3) atos secretos (2) atração invisível (1) atributo (1) atrocidade (1) atrocidades (6) Atzmon (1) aula (1) Autismo (2) auto-exame (1) auto-exame de mama (1) autoestima (1) automoveis (1) AVC (3) avilta (1) Avnerk (1) Avnery (1) Awaga (1) azeite (5) azeite de oliva (1) Azenha (2) açaí (1) açucar (2) ação voluntária (1) babá (1) bacterias (2) bactérias (1) baixa (1) Balas (1) baleeiros (1) baleia (1) Baltasar (1) bancario (1) bancarrota (1) Banco (1) Banco Ambrosiano (1) bancos (2) banho de assento (2) banqueiro (11) Barack (3) Barack Obama (3) barbaridades (1) barbarie (4) barbárie (1) barganha (1) Barão de Montesquieu (1) batalha (1) batalha de Gaza (1) batata frita (1) Batman (1) BBC (3) BC (1) BDS (2) bebidas açucaradas (1) bebê (1) beijinhos (1) beijo (3) beleza (2) belicismo (3) belicosos (1) bendito (1) benefício legal (1) benefícios (1) Benjamin Netanyahu (1) bens materiais (1) Bento (1) Bento XVI (2) beocio (2) Bernardo (1) Bertrand Russel (1) besteirol (1) beterraba (1) Bezerra (1) Bezerra de Menezes (1) bichinho (1) bichinhos (2) bichos (1) bicicleta (1) Billie (1) Bin (1) Bin Laden (3) bioativas (1) biocombustiveis (1) biodegradaveis (1) biodiversidade (1) bioenergia (1) bioengenharia (1) biologica (1) biomarcadores (1) biossensor (1) bipolar (3) bipolaridade (2) bispo (2) blitzkrieg (1) blog (1) blogesfera (1) bloqueio (2) boa gordura (1) Boaventura (1) Boff (1) boicote (5) boicote a israel (1) boleto (1) bolha (2) bolinada (1) bolinha de papel (1) bolsa (2) Bolívia (1) bom exemplo (1) bom humor (1) bombardeio (2) bombardeios (1) bombas (3) bondade (2) Bosnia (1) botafogo (1) Boteco Sao Bento (2) BPC (1) Braga (2) braille (1) branco (2) Brasil (1) brasileira (2) Breda (1) Bresheeth (1) Brilhante Ustra (1) brincalhoes (1) brinquedinho (1) brocolis (1) brócolis (1) bulimia (1) bullying (1) buraco negro (1) burguesia (1) burocracia (1) Bush (19) Butao (1) cabeça cética (1) cabeça supersticiosa (1) Cacciola (1) cachorro (21) cachorros (1) cadeia (1) cadeira de roda (1) cadeirantes (2) cadeirinha de bebe (1) cadela (4) cadelinha (1) cadelinha Abbey (1) caes (2) cafaleia (1) cafe (2) calendário de safras (1) caloria (1) calorias (1) calote (1) caluniador (4) camada de ozônio (1) camadas (1) Camboja (1) camburão (1) caminhada (3) caminhar (1) camiseta (2) camisinha (1) camisinhas (1) campanha (3) campos de refugiados (1) CanalRH (1) canela (1) cansei (2) canudinho (1) cao (4) capacidade anticancerígena (1) capacidade mental (1) capitalismo (5) carboidratos (1) carbono (3) carimbo (1) carinho (4) carinhosos (1) Carla Gallo (1) Carly Fleischmann (1) carne (12) carnificina (7) carnívoro (1) Caroni (4) carro (1) carros (1) Carta (1) Carta Capital (9) CartaMaior (21) cartilha (1) cartilha de segurança (1) cartorios (1) cartunista (1) Carvalho (1) casais (1) casamento (2) Casem Mazloum (1) caserna (2) Cast (2) Cast Lead (1) castanho (1) Castro (2) Castro Alves (1) Catarina (1) Catolica (1) causa (1) causaereo (1) cavalo de troia (1) Cazuza (1) cegar (1) cegueira (2) Celso de Mello (1) Celso Pitta (1) celular (9) celulares (2) celulares e câncer (1) celulas (2) censura (1) centers (1) cereais integrais (1) cerebro (11) CERT (2) certificacao (1) ceticismo (1) Cezar Peluso (1) cha (5) cha verde (6) chacina (2) charge (1) charges (1) Charity Water (1) Charlie Hebdo (2) Chatila (1) chaves (1) cheiro (1) Cheney (2) Chico Mendes (3) Chico Xavier (4) Children (1) chimpanzé (1) China (10) chineses (2) Chomsky (1) choro (1) chumbo (1) chuva (1) CIA (1) cibercrime (1) cidade (1) cidadãos (1) ciencia (1) Ciencia Hoje (3) CienciaHoje (2) cientificos (1) CIEx (1) cigarro (10) cinismo (4) CIP (1) circuitos (1) Cisjordania (1) Cisjordânia (2) citocinas (1) civis (1) ciência (3) Ciência Hoje (1) classe trabalhadora (1) Claudio (1) clientes (1) clima (2) CMI (1) CNBB (3) CNJ (6) cobertura (1) cobranca (1) cocaina (2) coco (1) coelho (3) colesterol (7) colonialistas (4) comer (1) comercial (2) compaixao (1) compaixão (2) companheira (1) compartilhar (1) compensacao (1) Complexo (1) comportamento (1) comprar (1) Computerworld (1) COMT (1) condenacao (1) Condepe (1) confiante (1) conflito ético (1) Congresso (3) conhecimento (2) Conjur (1) conquistar (1) consciencia (2) consciente (1) consciente coletivo (1) consciência (2) conselho (2) conselhos (1) conservacionista (1) conservadora (1) conservadorismo (1) conspirar (1) consumir (2) consumismo (2) consumo (2) consumo consciente (1) consumo de água (1) contagioso (1) contaminação (1) contato telefônico (1) contra (2) contribuintes (1) controlar (1) controle da fertilidade (1) controle de natalidade (1) convencao (1) Copa (1) coracao (4) coragem (1) corantes (1) coração (2) cordel (2) coronariana (1) coronel (1) coronéis (3) corpo (2) corregedoria (1) corrupcao (1) corruptor (7) corrupção ativa (1) Corte (1) corticais (1) cortisol (1) Couvrat (2) covardes (1) covardia (2) CPI (1) CPMF (1) CQC (2) crackers (2) Cratod (1) crença (1) crescer (1) crescimento (1) criacionismo (3) criador (1) criadores (1) crianca (1) criancas (2) criança (2) crianças assassinadas (1) criatividade (1) crime de colarinho branco (1) crime do colarinho branco (7) crime hediondo (2) crimes (12) crimes contra a humanidade (2) crimes de guerra (10) crimes de lesa humanidade (4) criminoso (1) crise (7) cromossomo (1) crossdresser (1) crueldade (9) Cruz (1) Cuba (1) Cuiabá (3) cuidados paliativos (4) culinaria (1) cultivos transgênicos (1) cumplices (1) cumplicidade (1) Cunha (1) cura (2) curdos (1) curry (1) Curveball (1) custo (1) CVM (2) cádmio (1) câncer (42) câncer de cólon (1) câncer de mama (3) câncer de mama em homens (1) câncer de próstata (3) câncer de pâncreas (2) cães (1) cão (2) cãozinho (1) células cancerosas (1) código de barras 0729 (2) cúrcuma (1) Dalai Lama (1) Dalmo Dallari (4) Daniel Dantas (66) Daniel Kobialka (1) danos morais (1) danou-se (1) data (1) Davi (1) DDA (1) debates eleitorais (1) decadencia americana (1) decadente (3) decadentes (1) decadência (3) decadência americana (1) decadência moral (1) declaracao (1) dedo indicador (1) defesa do consumidor (1) deficiencia (1) deficiencia fisica (1) deficiencia visual (1) deficiente visual (1) deficiência física (1) Deir (1) delação (1) delação premiada (1) DEM (13) demencia (2) democracia (1) democrata (1) Demostenes (2) demência (3) Demóstenes Torres (4) dentarios (1) dentes (1) dependentes (1) depressao (7) depressão (3) derrame (3) derrocada (1) derrotado (2) desacoplamento (1) desaparecido (1) desapego (1) desaponsentado (1) desaprender (1) desce (1) descendente de escravos (1) descoincidencia (1) desejo (1) desembargador (1) desempenho (1) desemprego (3) desflorestamento (1) design inteligente (2) desigualdades (4) desinformacao (1) desobediência (1) desobediência civil (1) desonestos (2) despedida (2) desregrado (2) destino (1) desumaniza (1) Deus (11) deus feroz (1) deus rancoroso (1) dez mandamentos (1) dez mandamentos contra o câncer (1) diabetes (4) diabo (1) diagnostico (1) diagnóstico molecular (1) Diamantino (3) Diario da Saude (1) diaspora (1) dica legal (5) dicas (6) dicas legais (2) dicas nutricionais (1) Dick (1) Dick Cheney (2) dieta (3) dieta inadequada (1) digital (1) dignidade (5) Dilma Rousseff (4) Dimof (1) dinastias (1) dinheiro (3) dinitrofenol (1) Diogo Briso Mainardi (4) Diogo Mainardi (12) direcao (1) direita (1) direito (4) direitos (1) direitos basicos (1) direitos civis (1) direitos do consumidor (3) direitos humanos (9) dirigir (1) dissimulado (2) distúrbio de personalidade (1) ditado chinês (1) ditadores (1) ditadura (3) Divaldo Franco (2) diversidade (1) divida (2) divindade (5) divindade de bom humor (1) DNA (2) doador (1) doação de cabelos (1) doação de órgãos (1) doces (1) doenca (2) doencas (2) doente terminal (1) doença de alzheimer (1) doença pulmonar obstrutiva crônica (1) doenças (1) doenças incuráveis (1) dogmas (1) Doha (2) DOI-Codi (1) Dom Geraldo Lyrio Rocha (1) Domenico De Masi (1) dopamina (3) DOPS (1) dor (4) dor de cabeça (1) dor fantasma (1) Dora (1) dormir (1) dossies (1) Dossiê Daniel Dantas (2) Dossiê Israel (1) down (1) DPOC (1) Drauzio (7) Drauzio Milagres (7) Drauzio Varella (2) drogas (4) DST (2) Duarte (1) Eco92 (1) ecologia (1) ecologicamente (1) ecologicas (1) ecologico (1) ecológica (1) economia (4) economica (2) Eduardo Silva Purper (1) Eduardo Suplicy (1) educacao (7) educação (3) educação emancipatória (1) efeito estufa (1) efeitos perniciosos (1) Efrem (1) ego (1) egoísmo (1) eleitorais (1) eleitoral (1) eleiçoes (1) eletricidade (1) Elida (1) Elione Medeiros (7) elite (3) elite branca (3) Ellen Gracie (4) Elliot Berry (1) Elyxium (1) emagrecer (1) emagrecimento (1) emergentes (1) emergência (1) Emir (4) emissor (1) emissoras (1) emocional (1) emocoes (1) empobrecimento (1) emprego (2) empresa (1) Emílio Cid (1) encontro (1) energia (16) energia mental (1) energias (4) enfermidade (1) enganador (2) ensino especial (1) envelhecer (1) envelhecimento (11) envolvimento (1) enxaqueca (1) enzima MAO-A (1) Epilepsia (1) Epoca (3) EQM (2) Equador (1) equipes de socorro (1) ergonomia (1) Eros Grau (2) erosão (1) erotismo (1) errante (1) erros (1) ervas (1) esclerose mental (1) esconderijo (1) escrava (1) escravas (1) escravidao (1) escravidão (1) escravos (1) escuro (1) escutas (1) escutas telefônicas (1) escutatoria (1) EscutaZe (1) Espaco (1) espectroscopia (1) especulativa (2) esperanca (1) esperteza animal (1) Espiritismo (7) espiritual (1) espiritualidade (17) esporte (1) esposa (1) espírito (1) esquecimento (1) esquilo (1) esquizofrenia (3) essa moda pega (1) essencial (1) Estadao (1) estado (6) Estado Palestino (3) Estado Terrorista (3) estado vegetativo (1) Estatutos do Natal (1) estavel (1) estilo de vida (2) estilo de vida mediterrâneo (1) estrada (1) estrela (1) estrela guia (1) estrogênio (1) estudo (1) estudos (1) estupidez (1) estupro (3) estupros (1) etaria (1) etica (14) Etiópia (1) etnica (1) eu-eu (1) EUA (48) euforia (1) eugenia (1) europeus (1) eutanásia (1) evangelicos (1) evangélicos (2) evasão de divisas (1) Evie (1) evolucionismo (2) evolução (2) excessivos (2) excitante (1) excomunhao (1) excomunhão (3) exercicio (1) exercicios (2) exercito (2) exercito brasileiro (2) exercícios (2) exilio (2) existencial (1) exoesqueleto (1) exorbitante (1) expectativas (1) exploracao (1) exploradores (4) expostos (1) exterminio (2) exército (2) exército brasileiro (2) Fabio (2) faixa (1) Faixa de Gaza (4) Falk (1) familia (1) família Mendes (3) fanatismo (1) FAO (1) Fapesp (12) farmaco (1) farsa (4) fascista (1) FAT (1) fatores geneticos (1) fatwa (1) fauna (1) Fausto de Sanctis (25) FBS-Friboi (1) FEBRABAN (1) federal (3) feedback (1) felicidade (11) felino (3) feliz (1) Feliz Natal (1) feminina (1) Ferabolli (1) Fernanda Gaona (1) Fernando (1) Fernando Henrique Cardoso (27) ferrou (1) feto (1) feudos (1) FHC (41) FIB (3) ficticio (1) fiel (1) Filho (3) filhos (1) filhotes (1) filme (1) filtro (1) filtro completo (1) fina (1) final (1) financeiro (1) fingimento (1) Fiori (1) Fisco (1) fisica (2) Fisk (2) fitoterapica (1) flamengo (1) Flint (1) flor (1) florestas (2) fluminense (1) fluxo (1) FMI (2) Foehn (1) fofinho (1) fogo (1) Folha de Sao Paulo (1) fome (8) forcas armadas (1) fosforo (2) fotos (2) fracassado (2) Francis Bacon (1) Francisco (1) Francisco Candido Xavier (2) Francisco de Assis (2) Francisco Ferreira Mendes (3) Francois (2) França (1) fratura (1) fraude (3) fraudes (2) fraudes eletronicas (1) Friboi (1) frutas (6) fudeu (1) fumaca (1) fumante (2) fumante passivo (1) fumantes (5) fumantes passivos (1) fumar (1) fumo (10) fumo passivo (3) funcoes (1) fundamentalista (1) fundos (1) FUNNU (1) furão (1) futebol (2) futuro (4) física espiritual (1) fósforo branco (1) Gabassi (1) Gabriel (1) Gabriela Cupani (1) Gaia (1) Galani (1) galinha (1) ganancia (5) Gandhi (1) Garzon (1) gastronomia (1) gastronomia molecular (1) gata (2) gato (10) gatos (2) gay (3) gays (3) Gaza (44) gel (1) gelatina (1) gene (1) gene altruísta (1) gene COMT (1) Genebra (1) genero (2) generosidade (1) genes (1) genes do mal (1) genocida (1) genocidio (20) genocídio (14) genoma (1) gentil (1) George (2) George Bush (13) gestao (1) Ghent (1) Gibran (1) Gibran Khalil Gibran (1) Gilad (1) Gilmar (2) Gilmar Mendes (65) Gilson (4) ginseng (1) ginseng brasileiro (1) Gladiadores do Altar (2) GLBT (1) globalizacao (3) globalização (1) Globo (1) Globonews (1) glândula (1) glúten (1) Gnosis Editorial (7) Godinho (1) golfinho (3) golpe (1) golpista (6) gordura (4) gordura branca (1) gordura marrom (1) gordura trans (3) gorduras (3) gorduras saturadas (1) governo (2) gracinhas (1) graciosidade (1) grampo (5) grampos (4) gratificacao (1) grave (2) gravidez (1) Greenhagh (1) Greenhalgh (1) Greenpeace (1) gripe (1) GSI (1) Guantanamo (2) Guantánamo (1) guerra (23) Guilherme (1) Guilherme Pavarin (1) gurus (1) H1N1 (1) habeas corpus (23) Hadas (1) Haim (1) Hamas (25) HDL (3) hebreus (1) hediondo (1) Helmer Fernandes (1) hemorragia (1) Heraclito Fortes (3) heroína (1) hetero-friendly (1) heterossexuais (1) heterossexual (1) Hezbollah (3) hipertensao (1) hipocrisia (4) historia (5) HIV (2) Holocausto (16) homem (4) Homem Aranha (1) homem e mulher (1) homenagem a mulher (1) homens (3) homoafetiva (1) homoerotismo (1) homofobia (12) homofóbico (1) homossexuais (8) homossexual (3) homossexualidade (8) homossexualismo (1) honestidade (2) hormonios (1) hormônio do amor (1) horror (1) horrores (1) hospitais (1) HSM (1) HSM Online (1) Hubble (1) Hulk (1) humana (1) humanidade (12) humanos (2) humilhante (1) humor (12) huskies (1) IBDP (1) ibope (2) Ibrahim (1) idade (2) identidade (1) IDF (1) IDGNow (1) IDH (2) idosos (7) IDP (6) ignorância (1) Igreja (11) Igreja Católica (3) Igreja Evangelica (3) Igreja Universal (3) Igreja Universal do Reino de Deus (2) igrejas evangelicas (1) igualdade (1) Ilhas Cayman (5) imagem (4) imagens (5) imoral (2) imoralidade (1) Impeachment (5) imperialismo (4) imperialistas (3) imperio (1) impiedosos (1) implante (1) implantes (2) impopularidade (4) imposto (1) impostos (1) imprensa (8) improbidade (1) imprudência (1) impulsos (2) impunidade (7) inatividade física (1) inclusão (3) incompetentes (1) incompetência (1) incorruptibilidade (1) indenizacao (1) indiferenca (1) Indio da Costa (1) Indochina (1) industria (2) infalivel (1) infame (2) infantil (1) infarto (2) infectados (1) infecções (1) inferno (1) inflacao (2) influenza (1) Info Online (3) informacoes (2) inhame (1) iniciativa (1) injustica (1) injustiça (1) inocencia (1) inocentes (2) Inovacao (1) Inovacao Tecnologica (2) inquerito (1) insensatez (1) inseticida Poncho Pro (1) INSS (1) institucional (2) Instituto Brasiliense (2) Instituto Brasiliense de Direito Público (3) Instituto para as Obras da Religião (1) insuficiencia (1) insulto (2) integridade (2) inteligencia (3) inteligente (1) inteligentes (3) interdisciplinar (1) interesses (1) internacional (2) internet (7) internet banking (2) intifada (1) intolerancia (1) intolerantes (1) intolerância religiosa (2) intoxicação (1) intoxicação alimentar (1) intoxicação caseira (1) inumanidade (1) invasao (1) invasores (3) invejoso (1) inventado (1) investimento (1) iogurte (1) IOR (1) Iraque (5) iraquiano (2) irracionalidades (1) irradiações (1) Irã (2) Isabela Fraga (2) Isla (1) Islamismo (1) islamofobia (2) Islandia (1) Israel (59) Israelense (3) israelenses (7) Itagiba (4) Ital (1) IURD (2) Ivan (1) Ivangivaldo (1) Ivo Gormley (1) Jabaliya (1) Jair (1) Jave (1) Javé (1) jaçaí (1) Jenin (1) Jeova (1) Jeová (1) Jerry Carvalho Borges (1) Jerusalém (3) Jesus (2) Jihad (3) Joaquim Barbosa (3) Jobim mentiroso (1) Jobim mentiu (1) joguinho (1) John (2) Johnny Mathis (1) Jonny Bowden (1) Jornal da Ciencia (2) jornalismo (1) jornalismo humanista (1) jornalista (1) jornalista iraquiano (1) Jose (2) Jose Sarney (3) Jose Serra (6) Joseph Ratzinger (1) José Saramago (1) José Serra (1) João Paulo II (1) judaica (1) judeu (3) judeus (21) Judiciativo (1) Judiciário (1) juiz (1) juizes (1) julgamento (1) julgar os outros (1) jumento (1) juridica (1) juros (2) Jussara Seixas (1) justica (2) justo (1) Kamal (1) Katarina (1) Katia (1) Key Cards (1) Kroll (1) Kucinski (1) La China (1) Laden (1) lado maligno (1) Laerte (2) Laerte Braga (1) Laos (1) lar (1) Larriza (1) laticínios (1) laços (1) LDL (4) Le Monde (1) Lead (2) lefevbrianos (1) legumes (3) Lei Orgânica da Magistratura (1) leis trabalhistas (1) LeMonde (2) Leonardo (1) Leonardo Boff (3) leptospirose (1) lesa (1) lesbicas (1) Leticia (2) Leão Christian (1) LGBT (1) Libaneses (2) liberalismo (2) liberdade (1) liberdade de expressão (1) licopeno (1) limpa o sangue (1) limpeza (2) limpeza etnica (1) linguagem (3) linhaca (3) linhagem tucana (3) links maliciosos (1) Lis (1) literatura (1) Livni (1) livre-arbitrio (1) livres (1) livro (8) livro esconderijo (1) livros (1) lixo (1) lobbies (1) lobby (2) Lomam (1) Londres (1) longevidade (5) lontra (1) Lopes (1) Lua (1) Luan (1) lubrificante (1) lucro (2) lucros (2) Luis (4) Luis Nassif (1) Luiz (2) Luiz Otávio Zahar (7) Lula (23) Luthan (1) luz (2) MAC (7) MacCain (1) maconha (3) Madre Teresa (2) Madre Teresa de Calcutá (3) Madre Tereza de Calcutá (1) maduros (1) magistrados (1) magistratura (2) magnesio (2) Mahatma Gandhi (1) Maisde50 (1) Makota Valdina (1) mal (3) Mal de Alzheimer (3) maldade (1) malha (1) Malhado (1) malware (1) mama (1) mamae (1) manchas benignas (1) mandado de seguranca (1) Mandamento dos Advogados (1) mandatos (1) Mangabeira Unger (2) manganês (1) manipulações da mídia (1) manjedoura (1) mantra (3) MAO-A (1) maos (3) marcapasso (1) Marcelo (1) Marcinkus (1) Marcio (1) Marco Antonio Coutinho (7) Marco Aurelio de Mello (3) Marco Aurélio de Mello (1) Marco Aurélio Mello (1) Marco Feliciano (1) Maria Fernanda Schardong (1) Mariana Amaro (1) marido (1) Marilena Chaui (4) Marine Le Pen (1) Martha Medeiros (1) Martins (1) Marwahin (1) masculinidade (1) massacre (14) massacre em Gaza (1) massacres (2) massas (1) Massote (1) matadouros (1) matanca (1) matança (1) materialistas (1) Matheus (1) Mato Grosso (3) matuto (1) Mauricio (1) Maurício Dias (2) maximo (1) maçonaria (1) McCain (1) MEC (1) medicamentos (3) medicina (2) medicina tradicional chinesa (1) medicinal (2) medidas judiciais cabiveis (1) Medio (3) mediocridade (1) meditacao (2) medo (3) meigos (1) meio (2) meio ambiente (26) melanoma (1) Mello (1) membranas (1) membro fantasma (1) memoria (4) memória (2) Mendes (2) menina (2) menina Meredith (1) menopausa (1) menor (1) mensagem sobre envelhecer (1) mentira (1) mentiras (1) mentiroso (3) Meredith (1) MET (1) metal (1) metastases (1) Michael (1) Michael Moore (2) Michelle (1) Michigan (1) Microsoft (1) midia (2) Miguel (1) Miguezim (1) milho transgênico (1) militar (2) Militar-Industrial (1) militares (3) militarismo (1) militarização (1) Millifera (1) milícia (2) minerais (1) ministro trapalhão (1) Miranda (1) Miriam Leitao (1) missa (1) miséria (1) mito (2) mitocondria (1) mitocondrial (1) mitos (1) mixologia (1) mobilidade (1) modus operandi (1) molestador (1) molhadas (1) monge (1) monoparental (1) monopolio (1) monoxido (1) monoximetro (1) montado (1) montagem (2) moral (2) morbidade (1) mordaca (1) mordomias (1) morrer (1) mortalidade (2) morte (22) morte encafálica (1) mortes (3) motel (1) motivacao (1) motivação (1) motorista alcoolizado (1) movimento cívico (1) movimentos (2) MP (4) MPF (1) MPTP (1) mudancas (1) mudar (1) mulher (9) Mulher Maravilha (1) mulheres (8) mulheres pobres (1) mundial (2) Mundo (4) Municipal (1) Muntadar (1) Muntadar al-Zaidi (1) Muntazer (2) musculares (1) musica (1) muçulmanos (1) má fé (1) máfia (1) Márcia Abondancia (1) mãos com sangue (1) mãos sujas de sangue (1) México (1) mídia (1) música (2) nacional (1) Naji Nahas (1) nanoescala (1) nanofisica (1) nanopartículas (2) nanotecnologia (1) nanotopografias (1) nao-perdao (1) nariz (1) nascidos para o amor (1) Nassif (3) Natal (3) Natal sem crueldade (1) Natalie du Toit (1) natação (1) natureza (15) nazifascista (1) nazismo (4) necessidades (1) negocios (1) Nelson Jobim (10) Nelson Jobim mentiu (1) neoliberal (1) neoliberalismo (4) nepotismo (1) nervosas (1) nervosos (1) neurociência (1) neurodegenerativo (1) neuronios (2) neurotoxina (1) neurotransmissora (1) neurônios (1) nicotina (2) Nir (1) Noam (1) Nosso Lar (1) Notarios (1) Nouriel Roubini (1) novas (1) Novica Rebelde (1) nudez (2) Nunes (2) nutricionista (1) nutrientes (1) nuvens (1) não comer carne (2) nós-nós (1) O Aborto dos Outros (1) O homem e a mulher (1) OAB (3) Obama (3) OBerro (5) obesidade (2) obito (1) obscenidade (1) Observatorio (5) oceano (1) ocidente (1) ocupação colonial (3) odores (1) ofensa (1) OGerente (1) OIT (1) oleo (2) oleocantal (1) olfato (1) olhos (3) oligarquia (3) OMC (2) omissão do estado (1) omissões da mídia (1) OMS (3) One Path (1) ONGs (1) ONU (20) operacao (1) oportunidades (1) Opportunity (28) opressores (1) oracao (4) oracao da felicidade (1) oração (1) ordens (1) Orelhudo (6) organismo (2) orgânicos (1) Oriente (3) Oriente Médio (4) originalidade (1) Orixa (1) orla carioca (1) ortotanásia (1) os cabeças-de-planilha (1) Oscar Schimidt (1) Osho (1) ossatura (1) Otan (2) ouro (2) Ouvidoria (1) ouvir (3) ovos (1) Oxala (1) Oxfam (1) oxidantes (1) oximoroso (1) oxitocina (1) padre (1) padres (1) pagamento (1) Palestina (34) Palestino (1) Palestinos (19) paliativistas (2) palmeira juçara (1) panda (2) panelinha (1) Papa (7) Papa Bento XVI (1) Papa Wojtyla (1) papagaio (1) papai (1) papel (1) paraiso (1) paralela (1) paralisia cerebral (1) paraplegia (1) paraplegicos (1) parkinson (4) Partido (1) partidos corruptos (1) partidos políticos (1) passado (1) passivo (1) passwords (1) pastor evangélico (1) patetico (4) patriotismo (1) Paul Casimir Marcinkus (1) Paula Rothman (1) Paulo (1) Paulo Freire (1) Paulo Henrique Amorim (1) Paulo Lacerda (12) Paz (10) PCD (18) PDS (1) PDT (1) pecado (1) pecuária (1) pedofilia (4) Peixoto (1) pele (1) peleguismo (1) peludinho (1) pensamento (1) pensar (2) Pequim (3) perdoar (1) perfume (1) periculosidade dos celulares (1) persona (1) personalidade (1) personalidade anti-social (1) perucas (1) pesadelo nutricional (1) pescados (1) peservação da saúde (1) pessoa (3) pessoa com deficiência (3) pessoas (3) pessoas com deficiencia (15) pessoas com deficiência (4) pessoas paraplégicas (1) Petrobras (2) petroleo (1) peão (1) PF (7) pfaffia (1) pfaffia paniculata (1) PFL (7) phishing (2) picareta (1) picaretas (1) PIG (13) pilulas (1) pintinho (2) pintinhos (1) pior bar do sistema solar (1) Piovan (1) pirâmide alimentar (1) pitbull (1) pituitária (1) planejamento (1) planejamento familiar (1) planejar (1) planeta (3) plano astral (1) plantar árvore (1) plantas (1) plasticos (1) playback (1) pobres (3) pobreza (4) poder (1) policia (1) policiais (1) politica (1) politico (3) polivalente (1) poluicao (3) poluição (2) políticos corruptos (1) Poncho Pro (1) Ponto G (1) popularidade (4) posteridade (1) postura (3) poupar (1) Povo (4) povo palestino (2) povo pensar (1) ppm (1) prazer (1) prece (4) precoce (1) preconceito (5) PredictAD (1) prefeitura (1) presenteísmo (1) preservativo (1) preservativos (1) preservação da saúde (1) presidencial (2) presos políticos (1) presépio (1) prevencao (1) prevenção (3) prevenção de doenças (2) primariedade (4) Princesa (1) Principe (1) principios (1) prioridade (1) prisão por abortar (1) privatizacao (2) privilégios (1) proatividade (1) processamento (1) processamento neural (1) processos (1) produtividade (2) professor (1) professora (1) professores (1) profeta (1) profissional (1) progesterona (1) projecao (1) projecao astral (1) projeto (1) projeção astral (1) promessas (1) propaganda (2) protecao (1) proteses (1) proteção (1) Protocolo de Kyoto (1) Protogenes Queiroz (6) Protógenes Queiroz (10) PSA (1) PSDB (25) Psicologa (1) Psicologia (2) psicopata (3) Psicossomatica (1) psicoterapia (2) PT (5) publica (2) publicidade (1) pug (1) pulmao (1) purge (1) pão (4) Qana (1) QI (1) quadrilha (1) qualidade (1) qualidade de morte (3) qualidade de vida (14) quase-morte (1) qubits (1) quedas (1) queimadura (1) queimaduras (1) quercus palmeri (1) quimica (1) quimicas (1) química (1) Rachel Beckwith (1) racismo (3) racista (4) racistas (3) radicais (1) radicais livres (1) Radovan Karadzic (1) raiva (2) raiz (1) Ramallah (4) Ramos (1) rapamycin (1) rastro (1) Ratzinger (1) Raul Seixas (1) reacao (1) receita (1) receptores (1) recessao (2) recicle (1) reclamar (1) redes sociais (1) reencarnacao quantica (1) reformas (3) refugiados (1) regime (1) Registradores (1) regras jornalísticas (1) Rei (2) Rei Abdallah I (1) Reimberg (1) rejeitado (2) relacionamentos (1) religiao (4) religioso (1) religiosos (2) religião (4) REM (1) remedios (2) Renascer (1) renda (1) rendimento profissional (1) republicano (1) Resenha em 6 (1) resfriado (1) resiliencia (2) resiliente (1) resistência cultural (3) respeitador (1) respeito (1) responsabilidade social (2) ressentimento (1) revista (2) Revista Veja (3) ReWalk (1) REX (1) RH (1) RH.com.br (2) RHD (2) Riad Younes (1) Ricardo (1) Richard (1) ricos (1) rigidez (1) Rio de Janeiro (1) rir (1) risco (1) risco de morte (1) riscos (2) riso (1) Robert (2) Roberto (1) Roberto Carlos (1) Roberto Lent (1) Robin (1) Rodrigo Martins (1) Rodrigues (1) Rogerio Tuma (2) Romero (1) ronco (1) Rosa da Palestina (1) Rosen (1) Rosinha Garotinho (1) Ruth de Aquino (4) Rússia (1) Sabbath (1) sabedoria (1) sabotagens (1) Sabra (2) SAC (1) saciedade (1) sacolas (1) sacolas plásticas (2) sacos (1) Sader (4) sal (1) salarios (2) Saleh (1) Salvatore Cacciola (3) Sanctis (1) Sand (1) sangrento (1) sangue (5) Santa (1) Santos (1) Sao Francisco de Assis (1) sapatada (3) sapatadas (1) sapato (1) sapatos (1) Sarah Arnquist (1) Saramago (2) sargento (1) satanás (1) Satiagraha (30) saturada (1) saudade (2) saude (13) Save (1) saúde (9) saúde da mulher (3) SBG (2) SBPC (2) se beber não dirija (1) se dirigir não beba (1) seculo (2) sedentarismo (2) segredos (1) segunda sem carne (1) seguranca (1) segurança (2) seleção natural (1) semeia livros (1) sementes (1) Senado (1) senha (1) senhas protegidas (1) senilidade (1) sensibilidade (1) sensiveis (1) sentimento (3) sentimentos (2) Seoane (1) ser feliz (1) Serapiao (1) SERE (2) seres (1) seres humanos (1) Serra (1) Servia (1) Sevem Suzuki (1) seviciada (2) sexo (3) sexo verde (1) sexual (1) sexualidade (1) sexualidades (1) Shatila (1) Shlomo (1) Shulamit Aloni (1) siamesa (1) sigilosas (2) silencio (1) Silva (2) Silvia (1) Silvia Rawicz (7) simplicidade (1) sinapses (3) sincero (1) sintomas (1) sionismo (6) sionista (1) sionistas (4) sistema (1) sistema imunológico (1) Sky (1) sobe (1) soberania (1) soberania brasileira (2) sociais (2) sociedade (2) sociedade decadente (1) Sociedade Racionalista (14) Sociedade Vegetariana Brasileira (1) sociologo (2) sociopata (1) sociopatia (1) sociólogo (3) socorristas (1) sofisma (1) sofrimento (4) sofrimento dos animais (1) sol (3) soldados (3) solidão (1) solo (1) som (1) Somaeah Hassan (1) sombra (1) sonegacao (1) sonho (1) sonho americano (1) sono (1) sons da natureza (1) sorte (1) Sousa (1) Souza (3) spams (1) Srebrenica (1) status (1) STE (1) STF (51) STJ (5) stress (2) submissao (1) subnutricao (1) suborno (3) suco de frutas (1) suicidio (3) suja (1) sunitas (1) Super-Heróis (1) superavit (1) supermercado (1) superstição (1) Supremo (2) Supremo Ministro (2) Supremo Presidente (2) suprimentos (1) SUS (2) Susan Andrews (1) sustentabilidade (9) sustentavel (1) SVB (2) São Francisco de Assis (1) síndrome de Burnout (1) Síria (1) T-Mobile (1) TAB (2) tabaco (5) tabagica (1) tabagismo (8) tabela (1) TAC (1) Tadeu (1) Taleban (1) talebans (1) Tania (1) tarefas macabras (1) tarifas (3) Tariq (1) Tariq Ali (1) Tatiane (1) tecnica (1) tecnologia (6) Teixeira (1) telefonia movel (1) telefonia móvel (4) telefonico (2) telescopio (1) televisão (1) tempero (2) temperos (1) tempo (1) Temporao (1) tensão pré-menstrual (1) Tente outra vez (1) teoria da evolução (3) teoria das janelas partidas (1) terapias (1) terceira (1) terceira idade (11) ternura (3) Terra (4) territorialidade (1) terror (2) terrorismo (13) terrorista (2) terroristas (1) testosterona (1) tetraciclina (1) Thaise Guedes (1) The Future is Beautiful (1) Thiago (1) Thiago Etchatz (1) Thiago Romero (1) Thor (1) Thurler (1) Tibete (1) tigres (1) timol (1) tobacco atlas (1) tocar (1) tolerância zero (1) tomilho (1) Tonho da Jumenta (1) Tony Ramos (2) Tora (1) Torah (1) Torres (2) tortura (15) torturador (1) torturadores (3) torturados (1) touro (1) TPI (3) TPM (1) trabalhadores (3) trabalho (2) Trafalgar Square (1) transgenicas (1) transito (1) transmissao (2) transplantes (1) transtorno (2) transtorno afetivo bipolar (1) transtorno bipolar (2) trapalhadas (1) trauma (1) travestismo (1) tregua (1) tremores (1) TRF (2) Tribuna do Advogado (1) tribunais (1) Tribunal (2) Tribunal Penal Internacional (2) tributos (1) tricorder (1) tristeza (2) trojan (1) trombo (1) TSE (1) tucano (4) tucanos (7) tumor (3) tumor cerebral (1) tumores (1) Tzipi (1) UE (3) Uned (3) UNEP (1) uniao (1) unidades metabólicas (1) universo (5) união estável (2) UNRWA (2) Urariano Mota (1) Urbano (1) urge (1) Uri (2) urina (1) urso (2) utilidade publica (6) utilidade pública (3) valores (4) vandalismo (1) vasco (1) Vaticano (6) vazamento (2) vazio (1) veadinho (2) veganismo (1) vegetais (1) vegetarianismo (10) vegetariano (2) vegetarianos (1) Veja (10) velhacaria (1) Venezuela (2) ventos secos (1) ver (1) verbo ouvir (1) verdugos (3) verduras (1) Verissimo (1) Vermelha (1) Veronica Serra (1) Vi-o-mundo (2) Via Láctea (1) Viagem Astral (10) vibrando (1) vicio (1) Victor Hugo (1) vida (9) vida apos a morte (1) vida corporativa (1) vida saudável (1) video (57) videogame (1) Vietna (1) vinagre (1) vinho (3) violacao (1) violencia (2) violencia sexual (1) violência (5) vira lata (2) virus (1) visao (1) vista-se (5) visual (1) Vital (1) vitalidade (1) vitamina (4) vitaminas (3) vitima (1) Vitor Teixeira (1) Vivências Fora do Corpo (7) Vladimir Safatle (1) volitacao (1) Voltaire (1) voluntariado (1) voz (3) vulnerabilidade (2) vídeo (12) vírus (1) Wagner Borges (2) Warschawski (1) Washington (1) Waterbird (1) Weiji (1) Weis (1) Will Saunders (1) William Klein (1) Wilson (1) Wojtyla (1) WWF (1) Wálter Maierovitch (2) Xanxere (1) xenofobia (2) xiitas (1) Yassin (1) Zahar (7) Zarpelao (1) Zeca Pagodinho (1) zooterapia (1) água (9) água poluída (1) água-viva (1) álcool (4) Árabes (3) árvore (3) árvore mais antiga (1) ética (3) índice de nutrição global (1) íons negativos (1) íons positivos (1) ódio (3) ódio religioso (2) óleo de palma (1)