Estudo mapeia link entre celulares e tumores
Info - 14/10/2009
http://info.abril.com.br/noticias/
Foto Reuters
Info - 14/10/2009
http://info.abril.com.br/noticias/
Foto Reuters
Estudos apontando se telefones celulares podem ou não causar câncer, especialmente tumores cerebrais, variam bastante em sua qualidade, sendo que aqueles que mostram os menores riscos podem ser tendenciosos. As afirmações acima foram feitas por pesquisadores na terça feira.
Até hoje, é difícil demonstrar qualquer ligação direta, mas uma equipe liderada pelo Dr. Seung-Kwon Myung, do Centro Nacional do Câncer da Coréia do Sul, descobriu que os melhores estudos sugerem sim que existe uma associação entre o uso de celulares e o câncer.
Myung e seus colegas da Universidade Ewha Womans, do Hospital da Universidade Nacional de Seul e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, examinaram 23 estudos publicados feitos em mais de 37 mil pessoas em um processo chamado meta análise.
Eles descobriram que os resultados frequentemente dependem de quem conduziu o estudo e o quão bem controlado ele foi para predisposições e outros erros. “Encontramos uma grande discrepância na associação entre o uso de aparelhos móveis e o risco de tumores feita pelos grupos, que é afetado pela qualidade metodológica da pesquisa”, escreveu o grupo no Journal of Clinical Oncology.
O uso de celulares e telefones sem fio explodiu nos últimos dez anos a estimados 4,6 bilhões de usuários em todo o mundo, de acordo com a União Internacional das Telecomunicações, das Nações Unidas.
Pesquisadores falharam em estabelecer qualquer ligação clara entre os aparelhos e diversos tipos de câncer.
O estudo mais recente, financiado em parte pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, examinou casos envolvendo tumores cerebrais e outros tumores dos nervos da face, glândulas salivares e testículos, além de linfomas não-Hodgkin.
Nele, não foi encontrada associação significativa entre o risco de tumores e o uso geral de telefones móveis, incluindo celulares e aparelhos sem fio.
Risco Médio
A equipe de Myung disse que oito estudos que utilizaram métodos considerados de alta qualidade para impedir a predisposição dos participantes encontraram um aumento médio no risco de tumores entre pessoas que usavam celulares quando comparado àqueles que nunca ou raramente o faziam.
Um aumento de tumores benignos, não malignos, também foi encontrado entre pessoas que usaram seus telefones por mais de uma década.
Os estudos “de alta qualidade” foram financiados pelo Fundo Suíço de Ambiente de Trabalho, o Fundo Orebro de Câncer e o Fundo para o Câncer do Hospital da Universidade de Orebro, disse a equipe de Myung.
Por outro lado, estudos que usaram métodos de “baixa qualidade” para retirar a possibilidade de tendência dos participantes descobriram que pessoas que usam telefones celulares tinham menos risco de tumores que aquelas que raramente usavam o aparelho.
A equipe de Myung sugere que esses resultados podem ter sido estragados por erros aleatórios e predisposições, por causa da qualidade dos métodos.
Patrocinadoras de alguns dos estudos de menor qualidade incluíam dois grupos industriais, O Fórum dos Fabricantes de Mobile (Mobile Manufacturers Fórum) e a Associação Global System para Comunicação Mobile, disseram os pesquisadores.
De forma geral, os estudos examinados não eram abrangentes o bastante para esclarecer se telefones móveis podem ou não causar tumores. A equipe de Myung disse que estudos maiores de grupo são necessários para responder a questão.
Tais estudos seguem um grupo de pessoas que compartilham uma característica, nesse caso, o uso de celulares, e comparam elas a outros grupos ao longo do tempo.
O único estudo do tipo publicado até hoje não mostrou nenhuma associação entre o uso de telefones móveis e tumores. Mas o estudo, feito na Dinamarca, foi baseado em assinaturas de telefone, e não avaliou a exposição aos aparelhos móveis.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
quanto ao celular, eu tenho de tê-lo mas bem gostava de lhe poder fugir.
ResponderExcluirfiquei impressionada com a do hamburguer contaminado...ainda bem que não aprecio carne, muito menos hambúrguers. pobre senhora.
abçs