O Guru da Física Espiritual
Carina Rabelo - Revista IstoÉ nº 2014 de 11/06/2008
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2014/artigo91913-1.htm
Carina Rabelo - Revista IstoÉ nº 2014 de 11/06/2008
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2014/artigo91913-1.htm
O indiano Amit Goswami faz sucesso com suas teorias que aliam ciência e misticismo.
"Os materialistas não têm modelos para estudar os seres humanos".
Hoje ele é um dos mais badalados teóricos da física quântica espiritual, corrente que circula com desenvoltura pelo poderoso segmento da auto-ajuda. Mas a trajetória do físico indiano Amit Goswami, 70 anos, está longe de ser linear. Aos dez anos, ele foi separado dos pais durante um conflito entre hindus e muçulmanos e abrigou-se na casa do irmão, um professor de filosofia. Ao contrário da infância religiosa - influenciada pela espiritualidade do pai, um guru indiano -, Amit teve uma adolescência de ensinamentos materialistas.
Apaixonado por ciência, decidiu estudar física na Universidade de Calcutá, conquistou uma cadeira na Universidade de Oregon (EUA) e permaneceu 30 anos debruçado sobre física nuclear e mecânica quântica.
Foi em 1973, durante uma conferência na Califórnia (EUA), que sua vida mudou radicalmente. "Na apresentação dos trabalhos, me senti inferiorizado pelos colegas e experimentei um sentimento insuportável de autopiedade", conta. Angustiado e insone, saiu do hotel para caminhar. "Foi quando senti o vento que vinha do mar bater no meu rosto e percebi um chamado", revela. Desde então, Amit colocou de lado os manuais da física tradicional e mergulhou no universo da física quântica, que trata do caráter imaterial - e não-local - da energia, que ele considera a estrutura da consciência humana. "É a base de estudo da nova ciência", acredita.
Em 2004, Amit saiu do anonimato do Instituto de Física da Universidade do Oregon e se tornou conhecido internacionalmente com o filme Quem somos nós (What the bleep do we know), em que ele utiliza a física quântica para explicar fenômenos como a vida após a morte e o poder do pensamento. De lá para cá coleciona sucessos editoriais como A física da alma, O universo autoconsciente, O médico quântico e a janela visionária. A obra mais recente é Criatividade quântica (Editora Aleph), lançada no mês passado no País. Aqui os livros do guru da física espiritual que tem adeptos no mundo inteiro já faturaram cerca de R$ 2,4 milhões, com mais de 74 mil exemplares vendidos.
As idéias de Amit dividem a comunidade científica. "A física quântica virou uma brecha onde todo mundo fala o que quer. A associação com o esoterismo não tem qualquer base científica", acusa Manoel Robilotta, Ph.D em física pela Universidade de Sussex e professor da Universidade de São Paulo. Amit se defende: "Os materialistas não têm modelos para estudar os seres humanos. Moléculas não podem sentir ou pensar. Eles não entendem do que estou falando".
0 Comentários::
Postar um comentário
Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com