Quedas em Ascensão
Agência Fapesp - 30/07/2010
http://www.agencia.fapesp.br/
Balanço realizado pela Secretaria Estadual da Saúde aponta que mortalidade por quedas envolvendo idosos no Estado de São Paulo aumentou quatro vezes de 2000 a 2008. (foto: Wikimedia).
http://www.agencia.fapesp.br/
Balanço realizado pela Secretaria Estadual da Saúde aponta que mortalidade por quedas envolvendo idosos no Estado de São Paulo aumentou quatro vezes de 2000 a 2008. (foto: Wikimedia).
A mortalidade de idosos por quedas aumentou quatro vezes em menos de uma década, segundo pesquisa feita pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.
De 2000 a 2008, houve um salto de 7,6 óbitos para cada 100 mil pessoas com mais de 60 anos para 28,4. Em números absolutos houve 1.240 mortes de idosos vítimas fatais de quedas em 2008, quase cinco vezes mais do que em 2000.
Os números são crescentes ano a ano. O dados mostram um crescimento já a partir de 2001, com 17,62 mortes para cada 100 mil idosos, contra 7,63 no ano anterior. Em 2002, houve um pequeno recuo, com 16,69 mortes/100 mil. Mas, a partir daí, os dados são ascendentes, apesar de sofrerem pequenas variações.
O envelhecimento da população é apontado como uma das causas prováveis do resultado. Além disso, houve aprimoramento dos sistemas de notificação e controle sobre idosos vítimas de quedas.
As principais causas, segundo o balanço, são a condição física e motora do idoso, que pode ser prejudicada por influência de medicação, tonturas, problemas oftalmológicos, fraqueza muscular ou de audição, entre outros problemas.
Em relação às causas externas, as mais comuns são os obstáculos, que podem estar em casa (móveis, tapetes e falta de iluminação), ou fora dela, como raízes de árvores, degraus ou calçadas esburacadas.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
As pessoas estão deixando muito a desejar quanto aos cuidado com idosos, por isso as mortes vem aumentando.
ResponderExcluirSerá que não passa pela cabeça das pessoas que elas também irão envelhecer? Cuidar e dar a devida atenção aos de idade avançada, também significa preservar o proprio futuro.
Afinal, quem não morre cedo, envelhece, e os exemplos que damos é o que iremos receber como recompensa (faz hoje, paga amanhã).
Até.
Ótimo alerta amigo...todo cuidado é pouco para prevenir acidentes com todos e especialmente com os idosos..
ResponderExcluirBeijos
Valéria
Acredito, Drauzio, que o problema maior é que cada vez mais as pessoas idosas moram sozinhas, muitas vezes por opção mesmo.
ResponderExcluirTratemos de cuidar de nossos idosos, porque também envelheceremos.
Abraços,
Yolanda
Drauzio,seu artigo é muito importante.As quedas é uns dos fatores de internação de idosos.A população esta envelhecendo e não esta havendo a adequação dos lares para que eles não corram riscos.A queda se for brusca demais pode levar a óbito.Todo cuidado e atenção é pouco.
ResponderExcluirBjos