Vai Uma Aspirina?
Maria Fernanda Schardong - Maisde50 - 22/09/2009
http://maisde50.uol.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=7467
Estudo alerta para riscos do consumo por pessoas saudáveis.
Maria Fernanda Schardong - Maisde50 - 22/09/2009
http://maisde50.uol.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=7467
Estudo alerta para riscos do consumo por pessoas saudáveis.
O alerta vai para quem adotou a aspirina como prática diária para prevenção de doenças cardíacas. Ledo engano, dizem os pesquisadores do British Heart Foundation. Segundo os britânicos, o medicamento só é indicado para quem sofre de doenças cardíacas.
A aspirina virou febre, no ano passado, depois que um estudo realizado na Faculdade de Duke, nos Estados Unidos, sugeriu a ingestão diária de um comprimido de aspirina (ácido acetilsalicílico) para prevenir ataques cardíacos e doenças cardiovasculares em geral.
Para conter o exagero, a pesquisa britânica analisou 28.980 homens e mulheres com idade entre 50 e 75 anos que não apresentavam histórico de doenças cardiovasculares. Os resultados mostraram que pessoas que não apresentam riscos para doenças do coração não devem tomar aspirina, pois correm o risco de, entre outros problemas, apresentarem sangramento interno.
A doutora em medicina pela USP Marisa Campos defende o estudo britânico. “Apenas as pessoas consideradas de alto risco para aterosclerose (doença crônica degenerativa que leva à obstrução das artérias), diabetes, lesões como o infarto, aneurisma de aorta, insuficiência vascular periférica e derrames apresentam benefícios com o uso diário de aspirina”, afirma a médica.
A cardiologista explica que a aspirina é um medicamento antiplaquetário, ou seja, inibe a formação do trombo, (coágulos nos vasos sanguíneos). “O uso da terapia antiplaquetária na aterosclerose está baseado no conceito de que o entupimento e ruptura das paredes arteriais com acúmulo de gordura são os fatores responsáveis pela manifestação aguda de doenças como o infarto e o acidente vascular cerebral. E este medicamento impediria a reação local”, explica ela.
Para quem já sofre de algum tipo de doença cardíaca, a cardiologista recomenda: “Baixas doses, entre 75 e 325 mg, são efetivas para reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio, diminuir a mortalidade e a ocorrência de acidente vascular cerebral”, aconselha ela. Além de não indicar o uso do medicamento para pessoas que desejam somente prevenir as doenças, Marisa também não recomenda a ingestão do medicamento por pessoas com gastrite ou úlcera hemorrágica, com acidente vascular cerebral hemorrágico, distúrbios de coagulação ou alergia à droga.
Quem deseja manter o coração saudável não precisa ir tanto à farmácia. Medidas simples e hábitos de vida saudáveis podem garantir um coração sadio e tranquilo. Além disso, a opinião de um médico antes de qualquer decisão é imprescindível. “Evite o cigarro e as bebidas alcoólicas em excesso, controle seu peso, viva com bom humor, combata o estresse do dia-a-dia, valorize os relacionamentos pessoais e pratique atividades físicas”, aconselha a cardiologista. Simples assim.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Eu não sabia que aspirina era perigosa.
ResponderExcluirVou tomar cuidado apartir de agora!!
abs
Drauzio,
ResponderExcluirHá algum tempo li sobre essa indicação de tomar 1 aspirina por dia. E já li também que aspirina não faz bem. Cada dia a gente ve uma pesquisa nova. Eu quando sinto dor de cabeça tomo aspirina. Mas só nessas circunstancias. Evito medicamentos sempre que posso.
abs
A indústria farmacêutica não tem escrúpulos. Enquanto marginaliza os tratamentos naturais e alternativos, tão bem como o uso de vitaminas, que a mídia agora diz que pode fazer mau, mostram como salvadores e benéficos medicamentos que matam.
ResponderExcluirVeja alguns destes exemplos:
A conspiração do silêncio sobre o uso da Vitamina D contra a gripe suína:
http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/conspiracao-do-silencio-sobre-o-uso-da.html
As Ações da VeriChip Disparam Após Ganhar Exclusividade nas Patentes De Chips Para Detectar o H1N1
http://www.anovaordemmundial.com/2009/09/as-acoes-da-verichip-disparam-apos.html
Parabens pelo seu post de muita informação e ultilidade publica social
ResponderExcluirObrigado pelas sabias palvras em meu blog
Concordo Plenamente com voce meu amigo, o pior de tudo é que somos nós mesmos quem os colocamos lá. Se faz mais que necessário refletirmos sobre nossos conceitos com relação as pessoas que escolhemos como nossos representantes.
Um abração e bom final de semana.
Gilberto Queiroz
Tem-se que manter o espírito crítico, sempre. Todo trabalho científico demanda tempo e dinheiro, e alguém tem que pagar por isso.
ResponderExcluirSe você imagina que os laboratórios farmacêuticos são os maiores "incentivadores" do trabalho científico, você certamente está muito perto da verdade.
Desconfiar sempre de propostas miraculosas, seja com aspirina, chá verde ou vitaminas, é a forma mais certa de lidar com estas novidades. Tem sempre alguém faturando com estas novidades científicas.
Oi Regina, é sempre importante consultar o médico, pois cada organismo reage de forma diferente. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirOi Edilza, o que ocorre são interesses comerciais/financeiros acima do interesse pela saúde. Cabe a nós nos informarmos para tomarmos as nossas próprias decisões. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirOi Emerson, valeu as indicações, vale a pena ler. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirValeu Luiz, bom senso e visão crítica é muito importante. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluir