Críticas a bar em blog criam polêmica
Guilherme Pavarin - Info Online - 29/09/2009
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/blog-e-ameacado-por-criticas-a-bar-29092009-34.shl
Boteco São Bento Vila Madalena: resenha negativa em blog resultou em uma enxurrada de comentários pela web
e uma notificação extra-judicial.
Guilherme Pavarin - Info Online - 29/09/2009
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/blog-e-ameacado-por-criticas-a-bar-29092009-34.shl
Boteco São Bento Vila Madalena: resenha negativa em blog resultou em uma enxurrada de comentários pela web
e uma notificação extra-judicial.
São Paulo - Na internet, uma resenha negativa sobre um bar da Vila Madalena, em São Paulo, virou um caso para advogados.
A polêmica começou com um post intitulado de “Boteco São Bento (o pior bar do sistema solar)”, do blog Resenha em 6, mantido em clima de brincadeira por três jornalistas que se propõem a analisar “filmes, CDs, livros, shows, botecos, restaurantes e programas de TV: sem enrolação e em seis linhas ou menos”.
Raphael Quatrocci, publicitário e um dos colaboradores do site ‘caseiro’, descreveu o estabelecimento da seguinte maneira, no último dia 20:
“Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem x* * * nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento”.
Três dias depois, a análise começou a repercutir na rede por meio de um comentário enviado por Jonas Steinmayer, que se identifica como membro da administração do Boteco São Bento.
“Como um bar com a dimensão do São Bento pode ser diminuído dessa forma? Estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”, escreveu, ao encerrar a mensagem.
A partir desta mensagem, os comentários e acessos ao site cresceram de maneira repentina. Em vez das 450 visitas diárias, o Resenha em 6 teve um pico de oito mil acessos num mesmo dia e coleciona 629 comentários até o momento.
Nos dias seguintes, o post foi espalhado como fogo em álcool no Twitter. Hoje, no Google, ao digitar a palavra “Boteco São Bento”, a resenha negativa está na primeira página, na terceira posição, logo abaixo do site oficial.
Dada a repercussão negativa, a cúpula do bar decidiu reagir, enviando uma notificação extra-judicial para os donos do blog via e-mail. O advogado do Boteco São Bento, Carlos Augusto Pinto Dias, diz que se trata de um pedido formal para que os comentários com falsidade ideológica - que se passam por administradores e patrocinadores - sejam retirados do ar.
“Não questionamos a liberdade de expressão dos autores do blog. Eles têm todo o direito de opinar, ainda que com expressões de baixo calão. Queremos apenas que os comentários com falsidade ideológica, como as pessoas que estão se passando por administrador ,sejam removidos. Este Jonas não pertence ao São Bento”, expôs.
Para o advogado, tudo está caminhando para um acordo amigável entre ambas as partes. Caso isso não ocorra, ele prevê que sejam tomadas “as medidas judiciais cabíveis”, que envolveria o acionamento das partes que detêm os dados dos endereços dos autores dos comentários - o Google, dono do Blogspot.
Procurados pelo Info Online, os responsáveis pelo Resenha em 6 dizem que estão negociando com o advogado do Boteco São Bento sobre o que deve ou não permanecer no site.
Disclaimer: Juliano Barreto, editor de internet da revista Info, é um dos membros do blog Resenha em 6.
Blog foi notificado extrajudicialmente e tira do ar crítica sobre bar
http://drauziomilagres.blogspot.com/2009/10/blog-notificado-extrajudicialmente.html
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
É, parece qu essas coisas estão ficando cada vez mais corriqueiras, veja um caso semelhante que aconteceu com esse outro blog. http://tronnos.blogspot.com/2009/07/saiba-porque-seus-dias-de-blogueiro.html
ResponderExcluirÉ preciso que fiquemos atentos para esse tipo de postura social, do contrário perderemos em pouco tempo a liberdade de nos expressarmos.
braço.
REALMENTE A LIBERDADE DE OPINIÃO, MESMO QUE CERTAS VEZES ESTRAPOLADA E OFENSIVA, ESTÁ INDO PARA OS ARES, AFINAL HOJE EM DIA TUDO É MOTIVO PÁRA QUESTÕES JUDICIAIS, PEDIDOS INDENISATÓRIOS E BLÁ BLÁ BLÁ´DIVERSOS...
ResponderExcluirÉ um absurdo você ser processado só por emitir uma opinião, pelo que eu saiba vivemos numa democracia e não numa ditadura onde não podemos criticar um estabelecimento que já vem advogados querendo processar.
ResponderExcluirDaqui a pouco querem implantar uma censura para a internet na qual teremos que deixar de opinar certos assuntos por causa de processo!
Fiquei completamente estarrecido.
ResponderExcluirOnde está a liberdade de expressão?
Pensei que a censura houvesse acabado. Abraços
ResponderExcluirOi "Tronnos", os interesses financeiros das organizações/instituições são cada vez mais importantes do que o interesse do ser humano. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirOi "Wander.Chef", cada vez menos temos essa liberdade de expressão. Quando os interesses das organizações/instituições de alguma forma é atingido, eles vem com ameaças de processos, e nenhuma pessoa física comum tem dinheiro para enfrentar a fúria dos advogados deles. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirOi Wesley, é mesmo um absurdo, mas estamos no Brasil, onde a lei não funciona para os ricos, poderosos e famosos. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirOi "Projeto 2042", essa liberdade de expressão está cada vez mais distante de nós, cidadão comum. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirOi Victor, a justiça brasileira só se movimenta de forma ágil para os ricos, poderosos e famosos. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirIsso já aconteceu comigo também Dráuzio, mas consegui resolver amigavelmente. É uma forma de censura !
ResponderExcluirSou de Brasília e estive em São Paulo no fim de semana que antecedeu a corrida de F1 2010, fui passear com minha esposa! Ao procurar um lugar para jantar e tomar um chop gelado, me indicaram um barzinho na vila madalena, chamado SÃO BENTO, chegando lá, vimos que estava cheio, porém, como estávamos passeando e sem pressa, resolvemos ficar, entramos pela porta da frente, e procurei uma mesa, estavam todas ocupadas, pedi 2 chopps, estava tomando com minha esposa no balcão à espera de uma mesa, uns 20 minutos de espera e avistei uma mesa vazia, perguntei a um garçon, muito atencioso por sinal, se eu poderia me sentar ali, como tive uma resposta afirmativa, pedi que minha esposa se sentasse, enquanto eu pegava um chopp que já havia pago no caixa, quando estava no caixa, olhei para a mesa e vi uma moça em tom alterado se dirigindo à minha esposa de forma agressiva, me aproximei, sentei e perguntei o que estava acontecendo, a moça pedia freneticamente a minha senha, (eu não conhecia o restaurante, ninguém falou nada e o garçom também não havia me pedido senha alguma), bom, eu falei que não trabalhava na casa e que a questão deveria ser resolvida por alguém do estabelecimento, um rapaz se aproximou e pediu novamente a senha, perguntei quem era ele, ele disse que era o gerente, aí eu expliquei a situação, chamei o garçom que confirmou mas tirou o corpo fora, aí para a minha surpresa o senhor gerente, solicita que eu levantasse da mesa e me retirasse, não entendi e perguntei novamente o que ele havia dito, ele confirmou! Gostaria de frisar que em momento algum houve alteração por qualquer parte, a não ser pela donzela que deveria estar com algum problema e quis descontar em nós.
ResponderExcluirO que achei inadmissível, foi eu ter que me levantar da mesa, mesmo depois do garçom ter admitido que não havia me pedido senha! Me levantei, e saí de lá com uma péssima impressão, foi a situação mais constrangedora que já passei!
Resultado, quem conheço que vai a São Paulo, conto o acontecido e digo para nem pisarem por no tal são bento, hoje mesmo falei como o meu sobrinho que está morando em SP.
Mas como tudo na vida tem um lado bom, tive o prazer de atravessar a rua andar uns 30 metros com minha esposa e conhecer um BAR onde o cliente é respeitado, a comida é maravilhosa e o atendimento é show!! SALVE JORGE que saudade!!! Essa ano vamos de novo!! Estava lotado também, mas na porta tinha uma recepcionista muito simpática, que nos atendeu e pediu para que um garçom nos atendesse enquanto não desocupava uma mesa! O garçom foi gente finíssima, parecia que conhecia a gente! Depois, conseguimos uma mesa e jantamos muito bem! A noite foi salva pelo São Jorge!! Indico para quem gosta de boa comida, cerveja gelada e ótimo atendimento o bar SÃO JORGE da Vila Madalena - SP !!!!!
A melhor propaganda não é a paga, é a conquistada!!!!!
PARABÉNS SÃO PAULO POR TER O SALVE JORGE!!!!!
ANDRÉ MARTINS - BRASÍLIA