Saiba como ter uma comunicação mais assertiva
André Carvalho - Tânia Zarpelão - CanalRH - 18/03/2009
http://www.canalrh.com.br/
André Carvalho - Tânia Zarpelão - CanalRH - 18/03/2009
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Uma palavra muito utilizada no meio corporativo é "assertividade". Mas o que é, de fato, ser assertivo? O que vem a ser uma comunicação assertiva? Como a assertividade pode melhorar o ambiente de trabalho? Para a socióloga e especialista em RH Tânia Zarpelão, ser assertivo é ir direto ao ponto, é dizer as coisas que têm de ser ditas. "É passar as informações que devem ser passadas de uma maneira clara e objetiva. Sempre, é claro, com respeito e delicadeza", ela diz. Segundo a especialista, uma das principais falhas de comunicação que existe no meio corporativo é justamente esta falta de assertividade. "Se não houver uma comunicação eficiente, as engrenagens não funcionam da maneira mais eficaz e isso acaba refletindo na produtividade".
A seguir, Tânia dá algumas dicas de como melhorar a comunicação dentro das empresas.
1 - Passe a mesma informação escrita de maneira diferenciada para cada um dos públicos que atuam na empresa. Às vezes, o mesmo comunicado pode ser interpretado de maneiras distintas pelos trabalhadores do chamado chão de fábrica, por quem atua na área administrativa e pela diretoria. A dica é, então, utilizar diferentes linguagens para cada público-alvo.
2 - Quando necessário, verbalize os comunicados. Muitas vezes, não adianta passar um comunicado por escrito, é necessária uma explicação sobre o que se trata. Não pode haver nenhuma dúvida sobre nenhum assunto. Nesses casos, é importante reunir os trabalhadores e, por intermédio de palestras ou explanações, detalhar cada aspecto importante do comunicado escrito. "Dúvidas comprometem a assertividade."
3 - Rompa todas as barreiras que existam dentro do RH. Não pode haver nenhum tipo de obstáculo na comunicação interna do RH. Tudo deve ser esclarecido, todos devem estar alinhados com os mesmos objetivos e as mesmas perspectivas. O departamento de RH é o local onde a assertividade deve imperar, caso contrário a comunicação com os outros departamentos será falha. "Qualquer falha de comunicação aí será prejudicial a toda empresa".
4 - Utilize o feedback. Muitas vezes, funcionários têm, involuntariamente, comportamentos inadequados que prejudicam a comunicação. É preciso que se resolva esses problemas e o feedback serve para isso: abrir os olhos das pessoas. "É preciso resolver esses problemas para que se ajustem essas falhas de comunicação. O feedback é um instrumento poderoso para isso".
5 - Incentive os funcionários a serem mais focados. Assertividade também é foco, então é necessário que os funcionários sejam menos prolixos quando forem fazer suas reivindicações e se reunirem com a diretoria. Os líderes, juntamente com o RH, precisam desenvolver essas características nos funcionários. A falta de foco faz com que reivindicações não sejam feitas adequadamente. Além disso, faz com que muitos questionamentos que deveriam ser feitos não ocorram. Um funcionário focado, assertivo, produz mais e melhor. "Sem foco, não há reivindicações. Não há diálogo".
6 - Hierarquia não é barreira, fale tudo sempre que necessário. O diálogo entre funcionários e chefia deve ser respeitoso, mas não inibidor. Sempre que necessário, abra um canal de comunicação. O diálogo entre os diferentes setores da empresa é fundamental para o sucesso.
7 - Não evite brigas e discussões. É melhor brigar e depois resolver a questão do que guardar mágoas e rancores. Discussões e brigas acontecem em todo lugar em que pessoas com diferentes visões de vida convivem. É melhor que uma briga ocorra e depois tudo se acerte do que conviver num ambiente carregado de tensão. Essa tensão atrapalha demais a comunicação assertiva. "Briguem, discutam, mas depois conversem e se entendam. Só assim a boa comunicação volta a imperar".
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