Cigarro e Supressão do Apetite
Agência Fapesp - 13/06/2011
http://agencia.fapesp.br/
Cientistas descobrem como a nicotina ativa neurônios que sinalizam que o organismo já comeu o suficiente.
Estudo publicado na Science poderá ajudar no desenvolvimento de drogas para parar de fumar sem ganhar peso (Science).
Agência Fapesp - 13/06/2011
http://agencia.fapesp.br/
Cientistas descobrem como a nicotina ativa neurônios que sinalizam que o organismo já comeu o suficiente.
Estudo publicado na Science poderá ajudar no desenvolvimento de drogas para parar de fumar sem ganhar peso (Science).
Fumantes costumam morrer mais cedo – e mais magros. Também é comum ver pessoas que engordaram após largar o cigarro – ou que dizem continuar a fumar para não ganhar peso. Agora, uma nova pesquisa, publicada na revista Science, destaca a relação entre fumo e peso.
O trabalho, feito por cientistas dos Estados Unidos e do Canadá, indica que a nicotina realmente diminui o apetite, e o faz por meio da ativação de um grupo específico de neurônios no cérebro.
Embora o fumo continue como uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, o novo estudo levanta a possibilidade de desenvolver tratamentos com base na nicotina para ajudar pessoas a parar de fumar e, ao mesmo tempo, evitar a obesidade e distúrbios metabólicos.
Yann Mineur, da Escola de Medicina da Universidade Yale, e colegas realizaram em camundongos experimentos variados, entre os quais moleculares, farmacológicos, eletrofisiológicos, genéticos e comportamentais.
O grupo descobriu que a nicotina ativa um conjunto específico de circuitos nervosos centrais, conhecidos como receptores de melanocortina do hipotálamo.
Esses receptores, por sua vez, aumentam a atividade dos neurônios chamados de POMC (pró-opiomelanocortina) e de uma série de receptores de melanocortina 4. Ou seja, a nicotina ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente.
“Fumar não implica ficar magro, mas muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a manter seu peso após largar o cigarro e, eventualmente, ajudar também aos não fumantes que lutam contra a obesidade”, disse Marina Picciotto, de Yale e outra autora do estudo.
O artigo Nicotine Decreases Food Intake Through Activation of POMC Neurons (doi: 10.1126/science.1201889) de Yann Mineur e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Olá, Drauzio, entrei no teu blog por acaso, achei muito legal mesmo, não queria sair sem comentar, parabéns!
ResponderExcluirAproveito a oportunidade para te convidar ao meu que é de literatura.
Um abraço desde Argentina.
Humberto.
www.humbertodib.blogspot.com
Por mais que se publique artigos dizendo do mal ou dos muitos perigos que o cigarro acarreta os fumantes não param de fumar.
ResponderExcluirUma pena!!!
Geralmente que lê sobre o assunto sãoos não-fumantes, como eu, que já passa mal só com a fumaça inalada!
Abraço, meu amigo
Um post rico de informações e detalhes, Dráuzio!
ResponderExcluirMas que pena, pena mesmo, que o que a Malu falou seja a mais pura verdade...
Geralmente quem quer que os fumantes párem com o vício, são os não-fumantes pois, para quem fuma, é o máximo ver aquela fumacinha empesteando roupas, cortinas e pulmões...
Que emagrece, até concordo, mas a que preço, não é mesmo?
Torçamos que os cientistas trabalhem de tal maneira, que descubram logo um remédio que tire o prazer que a nicotina proporciona aos viciados em tabagismo!...
Um abração, amigo!
Informativo post, obrigada!
Mary:)
Interesante post,es bueno recordar los efectos negativos de la nicotina.
ResponderExcluirUn saludo y gracias por tu visita en mi blog.
Olá, obrigada pela visita ao meu blog, já estou seguindo o seu e gostei muito e da postagem da nicotina. Estou tentando parar de fumar tem uns 20 dias, tenho 47 e fumo desde os 14, tenho fé que agora venço este maldito vicio, quando me dá vontad de fumar, acendo e puxo e jogo fora sem tragar, só para o organismo ter o cheiro da tal nicotina, agra pra mim já fede, ñ estou suportando fumar mais, e qdo dá vontade fumo um pela metade e só jogando fora, estou comendo tudo que vem pela frente, rsrsrs e estou engordando, mais tudo bem, depois entro na academia, primeiro tenho que deixar essa maldição. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirTenha um ótimo final de semana
Belo trabalho Dauzio, temos que informar o mundo, mesmo quando sabemos que poucos gostam de ouvir a verdade. A saúde é muito importante, sem ela somos apenas doentes. Não sou a favor nenhum tipo de droga, nem licita nem ilicita. Mas conheço as dificuldades de levar estas informações a quem deveria le-las, concordo com o comentário da Malu, é sem dúvida está a realidade.
ResponderExcluirseja bem vindo.
Um abraço!