Estudo indica mecanismo de proteção do azeite
contra o câncer de mama
Universitat Autònoma de Barcelona - Bibliomed - Boa Saúde - 30/06/2010
http://boasaude.uol.com.br/
http://www.bibliomed.com.br/
contra o câncer de mama
Universitat Autònoma de Barcelona - Bibliomed - Boa Saúde - 30/06/2010
http://boasaude.uol.com.br/
http://www.bibliomed.com.br/
Pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, anunciaram, neste mês, a descoberta de um mecanismo pelo qual o azeite de oliva extra-virgem - ao contrário de outros óleos vegetais - pode ajudar a proteger contra o câncer de mama. Em artigo na revista Carcinogenesis, os cientistas descrevem a completa “cascata de sinais” dentro das células tumorais na mama provocada pelo azeite, e destacam que os benefícios incluem a redução da atividade de um gene causador de câncer chamado p21Ras, mudanças nos mecanismos de sinalização de proteínas específicas, o estímulo da morte das células doentes e a proteção do DNA contra danos.
Parte de um projeto de 20 anos, o estudo foi realizado com um modelo experimental animal em laboratório, comparando o efeito o azeite de oliva com o do óleo de milho. E demonstrou que o azeite de oliva estaria associado com maior incidência de tumores benignos na mama, ao mesmo tempo em que reduzia a atividade do gene causador do câncer, suprimindo a proliferação descontrolada das células e o crescimento dos tumores.
De acordo com os autores, uma dieta rica em gorduras está diretamente relacionada com a incidência do câncer. Alguns tipos de gordura, entretanto, parecem ter um papel protetor contra o desenvolvimento de tumores. Seria o caso do azeite de oliva - um ácido graxo monoinsaturado que contêm diversos compostos bioativos, como antioxidantes -, cujo consumo regular está associado com menores incidências de alguns tipos de câncer, como o de mama, e de doenças cardiovasculares.
Após diversas pesquisas para entender esses mecanismos e os efeitos das gorduras nas células tumorais - identificando genes e processos associados à proteção do azeite de oliva contra alguns tipos de câncer -, os pesquisadores anunciaram o início de um novo estudo com linhas de células humanas.
Bom ver os cientistas trabalhando contra esse mal que afeta tantos pelo mundo, muito boa sua matéria.
ResponderExcluirAbraços forte
Drauzio,essa pesquisa é deveras muito interessante,pois o azeite extra virgem apesar de não ser tão acessível a toda a população,sai mais barato que o ônus do tratamento para as pacientes com câncer de mama.Prevenir sempre é melhor que remediar.
ResponderExcluirBjos
Olá querido amigo Drauzio,
ResponderExcluirParabéns pela maravilhosa matéria publicada, divulgando tão importante pesquisa para a saúde da mulher.
A pesquisa desses cientistas deveria ser divulgada amplamente, pois grande parte da população não lê artigos em internet, não lê jornais nem revistas de saúde. É uma grande pena.
Que outros sigam seu exemplo na divulgação. Farei minha parte, enviando para meus contatos, via e-mail.
Carinhoso e fratero abraço,
Lilian
Fico feliz com a notícia. O hábito do azeite em casa vem de minha ascendência lusa. Azeite em casa n pode faltar, sempre tem q ter uma boa reserva e agora está bem mais barato, até o extra virgem.
ResponderExcluirVou ficar ligada nessa pesquisa pq por mais q digam q hj o câncer está mais controlável, a palavra "câncer" ainda faz qq um tremer nas bases.
SAUDAÇÕES!
ResponderExcluirAMIGO DRAUZIO:
Que boa notícia... De parabéns toda a equipe de cientistas que integram a Universidade Autônoma de Barcelona... E com certeza em muito beneficiará milhares de pessoas. Devemos fazer um sacrifício e não deixar faltar à mesa está preciosidade.
Parabéns por mais uma excelente matéria!
Abraços,
LISON.
A esperança é sempre a ultima a morrer...
ResponderExcluir