Cheiro de limpeza torna as pessoas mais justas e generosas
Redação do Diário da Saúde - Katie Liljenquist - 04/11/2009
http://www.diariodasaude.com.br/
Katie Liljenquist coordenou a pesquisa, intitulada "O Cheiro da Virtude," que será publicada no próximo exemplar da revista Psychological Science.
Imagem: Jaren Wilkey/BYU
Redação do Diário da Saúde - Katie Liljenquist - 04/11/2009
http://www.diariodasaude.com.br/
Katie Liljenquist coordenou a pesquisa, intitulada "O Cheiro da Virtude," que será publicada no próximo exemplar da revista Psychological Science.
Imagem: Jaren Wilkey/BYU
O Cheiro da Virtude
As pessoas são inconscientemente mais justas e mais generosas quando estão em ambientes com cheiro de limpeza, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Brigham Young (EUA).
Katie Liljenquist coordenou a pesquisa, intitulada "O Cheiro da Virtude," que será publicada no próximo exemplar da revista Psychological Science.
Segundo ela, os resultados terão implicação direta para locais de trabalho, lojas e outras organizações, que sempre se basearam em câmeras de vigilância e guardas para lidar com a segurança e garantir que as regras em seu interior sejam obedecidas.
"As empresas frequentemente usam intervenções rígidas para regulamentar o comportamento em suas dependências, mas estas medidas são caras e geralmente opressivas," diz ela. "O cheiro de limpeza é uma técnica muito mais simples de incentivar o comportamento ético".
Talvez as descobertas possam ser aplicadas em casa também. "Pode ser que fazer as crianças limparem seus quartos as ajude a limpar suas ações também", diz Katie.
Lealdade e justiça
O primeiro experimento avaliou a lealdade e a justiça.
Para avaliar se o cheiro de limpeza melhoraria a reciprocidade, os voluntários participaram de um "jogo da verdade" clássico. Cada um recebeu $12 de dinheiro real, sendo-lhes dito que o dinheiro havia sido doado por um parceiro anônimo que estava em outra sala.
Eles tinham que decidir o quanto do dinheiro queriam manter para si mesmos e quanto queriam enviar de volta para os colegas da sala de onde veio o presente. Os participantes que estavam em salas limpas e perfumadas retornaram parcelas significativamente maiores do dinheiro.
A média de dinheiro devolvido pelos participantes da sala com cheiro "normal" foi de $2,81. Na sala com cheiro de limpeza, a média de devolução foi de $5,33.
Limpeza e caridade
O segundo experimento avaliou se o cheiro de limpeza iria encorajar o comportamento caridoso.
Os voluntários tinham que manifestar interesse em trabalhar como voluntários ou em doar dinheiro para uma organização da Universidade voltada para melhorar o bem-estar e a convivência.
Os participantes da sala cheirosa se mostraram mais propensos a trabalhar como voluntários - 4,21 em uma escala de 7 pontos. Na sala normal, o índice foi de 3,29.
Na disposição de doar dinheiro, os resultados foram de 22% na sala com cheiro de limpeza e apenas 6% na sala comum.
No final do experimento, todos os estudantes tiveram que relatar aspectos do ambiente em que se encontravam. Mas nenhum deles relatou ter percebido o cheiro de limpeza.
Moralidade e limpeza
"Basicamente, nosso estudo mostra que a moralidade e a limpeza andam de mãos dadas", afirma Adam Galinsky, que também participou do estudo. "Os pesquisadores sabem há muito tempo que os cheiros desempenham um papel ativo para reviver emoções positivas e negativas. Agora, nossa pesquisa vem oferecer mais informações sobre a conexão entre as ações caridosas das pessoas e o ambiente em que se encontram".
Os pesquisadores agora vão começar a estudar como a percepção de limpeza influencia as impressões sobre outras pessoas e organizações. "Os dados contam uma história interessante sobre como nos baseamos em impressões de limpeza para fazermos vários tipos de julgamentos sobre os outros", diz Katie.
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Muito interessante!
ResponderExcluirAbs
Tambem gostei!
ResponderExcluirLegal!!!
ResponderExcluirDrauzio, Bom dia! que pesquisa heimmm!!! descobre-se de tudo hoje em dia! imagina ao contrário!? rs
ResponderExcluirAbraço
Kellen
Olá Drauzio. Interessante, não é? Não me surpreendo, pois sempre gosto das coisas organizadas e acho que é uma forma de facilitar também a limpeza do ambiente. Notei que isto vale tambem p/ a mente, as idéias. Sempre que meu escritorio fica com a mesa bagunçada, pode saber... é difícil de limpar e é um sinal de que estou fazendo muita coisa ao mesmo tempo e as idéias acabam se embaralhando um pouco, ou então, acabo ficando cansada.
ResponderExcluirLegal!
Abraço, Vera.