Problemas com segurança levaram clientes de alta renda a deixar o canal de lado
na hora de realizar suas operações entre 2005 e 2006
na hora de realizar suas operações entre 2005 e 2006
Segundo a pesquisa Painel da Indústria Financeira 2006 - Premium, divulgada nesta terça-feira (09/10) pelo Instituto de Pesquisa Fractal, o uso do internet banking entre a população com renda acima de R$ 4 mil caiu 7% entre 2005 e 2006 no Brasil.
"Este indicador foi impulsionado pelos casos de fraudes na internet e na invasão dos sistemas bancários. Houve uma redução significativa no uso dos canais de internet, tanto para fazer transferências quanto para transações simples, como extratos e pagamento de contas", avalia Celso Grisi, diretor presidente da Fractal e professor da FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
A pesquisa mostra também que a utilização dos serviços de máquinas de auto-atendimento cresceu, em média, 6,5% de 2005 para 2006. Um índice de destaque foi a redução nos contatos por telefone feitos pelos clientes das instituições financeiras.
Outro comportamento bastante identificado na pesquisa é que a alta renda não é completamente atendida somente por um banco. Normalmente, este público faz uso de mais de uma instituição bancária para suprir o conjunto de suas necessidades, bastante diversificadas. Dessa forma, é comum que utilizem um banco para aplicação, outro para pagamentos e movimentações simples e um terceiro destinado a financiamentos.
O Painel da Indústria Financeira 2006 - Premium é realizado anualmente com levantamento nas seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Salvador, Brasília, Florianópolis e Campo Grande, nas cidades paulistas de Campinas e Ribeirão Preto, além de Joinville e Blumenau, localizadas em Santa Catarina. Foram entrevistadas 2.481 pessoas, entre 2005 e 2006, com idade entre 31 e 50 anos.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários:
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar.
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários:
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar.
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *