Nutricionista do comercial da Friboi pede desculpas
Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) - 11/03/2014
http://svb.org.br/noticias/1350-nutricionista-friboi-pede-desculpas
Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) - 11/03/2014
http://svb.org.br/noticias/1350-nutricionista-friboi-pede-desculpas
Entre outubro e novembro de 2013, a Friboi veiculou comercial televisivo em que uma nutricionista afirma que "carne é essencial" e a SVB reagiu acionando o Conselho de Autorregulação Publicitária (CONAR) pelo comercial enganoso - e também Conselho Regional de Nutrição 4ª Região (CRN-4) para que tomasse as providências diante da postura anti-ética da nutricionista (veja aqui a história - http://www.svb.org.br/noticias/972-svb-aciona-conar-sobre-friboi). Por conta da reação da SVB, a nutricionista foi questionada e agora se manifestou diretamente por e-mail pedindo desculpas à SVB pelo ocorrido.
Ao pedir "desculpas pela fala do comercial da Friboi", a nutricionista Roberta Ferreira (CRN 2004-1-01181) alegou: "De maneira nenhuma quis ofender os vegetarianos, o que acontece é que eu não escolho a fala da propaganda". Na mensagem, ela disse ainda que estava "muito nervosa em fazer a cena", que não se atentou ao que estava escrito e que sabe que proteínas estão presentes em fontes vegetais também.
A SVB está analisando as medidas cabíveis e segue em contato com o CRN-4 exigindo que uma providência oficial seja tomada pelo conselho de classe, em vez de meramente um pedido de desculpas feito pessoalmente por e-mail.
O CONAR, acionado pela SVB no mesmo momento devido ao teor enganoso da peça publicitária, instaurou o processo ético Nº 317/2013 para avaliar possíveis providências, mas, até o momento desta redação, não havia publicado parecer sobre o caso.
Friboi, Roberto Carlos e o fiasco publicitário
Após a campanha com o ator Tony Ramos em 2013, a Friboi lançou no mês passado (fev/2014) nova campanha publicitária em que o cantor Roberto Carlos alega que voltou a comer carne. A despeito do cachê milionário, e à parte do fato de que a afirmação do cantor é enganosa (já que ele nunca foi vegetariano, pois comia "carnes brancas"), o lançamento foi uma verdadeira tragédia de marketing, tendo levado dezenas de especialistas em publicidade e formadores de opinião a condenar tecnicamente e moralmente a campanha. Ativistas também publicaram uma incisiva paródia do comercial (http://www.youtube.com/watch?v=E1XpzJ5bX5U) sugerindo que "não adianta tentar esquecer" o sofrimento dos animais.
Drauzio não sou vegetariana, normalmente procuro comer mais carne branca, mas não gostei do comercial da nutricionista por que sabia que era mentira e quando ao Roberto Carlos achei ridiculo, como outro dia estávamos comentando, ele diz que passou a comer carne vermelha mas não põe nem um pedacinho na boca no comercial, além do mais ele não precisa deste tipo de ganho, sempre achei que ele selecionava o que fazia em suas apresentações, comerciais realmente nunca pensei que ele fizesse, parece que não cuida da imagem quando se trata de um bom dinheiro, abraços Luconi
ResponderExcluirAo menos...houve lugar a uma desculpa. Como de tudo mas...gosto do respeito que é lindo!
ResponderExcluirGraça
Drauzio..
ResponderExcluirEu felizmente não sou favor de criticas propaganda é a arma de todos
os tipos de negocio .
O fato de ser Roberto Carlos ..Agora também temos ..A Fátima Bernardes fazendo propaganda
eu até gostei de ver são os dois fantasticos cada um com sua popularidade.
Feliz final de semana abraços.
Evanir.
Olá Drauzio, peço desculpas pela minha ausência em seu espaço, mas aqui estou.
ResponderExcluirRealmente, é muito fácil falar e depois encontrar uma desculpa.
Sabemos perfeitamente que tudo gira em torno de dinheiro.
Belíssima postagem. Grande abraço!
Amigo Drauzio eu também não sou vegetariano,e acho que a pessoa para viver uma vida saudável não precisa ser vegetariano, é preciso ter cuidado com o que come. Agora não aceito essa mentira de Roberto. Quanto ao sofrimento dos animais isso é outra história,o que chamamos sofrimento? Mal tratos não é aceitável, agora abater animais para alimentação isso eu aceito porque é para isso que os animais existem. Tudo de bom. Peregrino e Servo.
ResponderExcluirOlá Drauzio!
ResponderExcluirAlém dessas mentiras, a Friboi tenta enganar a todos, com o selo de qualidade.
O selo do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal é obrigatório para todos.
Dizem que eles estão mal das pernas!
Abraço!