Câncer e Alzheimer
Agência Fapesp - 04/01/2010
http://www.agencia.fapesp.br/
Estudo publicado na Neurology, feito com mais de 3 mil voluntários, aponta que pessoas com Alzheimer têm risco menor de desenvolver câncer e vice-versa (Foto: NIH).
Agência Fapesp - 04/01/2010
http://www.agencia.fapesp.br/
Estudo publicado na Neurology, feito com mais de 3 mil voluntários, aponta que pessoas com Alzheimer têm risco menor de desenvolver câncer e vice-versa (Foto: NIH).
Pessoas com doença de Alzheimer podem ter menos risco de desenvolver câncer. E pacientes com câncer teriam chances menores de desenvolver Alzheimer. A relação entra as doenças foi descrita em artigo publicado no site da revista Neurology, publicação da Academia Norte-Americana de Neurologia.
“Descobrir as ligações entre essas duas condições poderá nos ajudar a compreendê-las melhor e a abrir novas avenidas para possíveis tratamentos”, disse Catherine Roe, da Escola de Medicina da Universidade Washington em Saint Louis, um dos autores do estudo.
Os pesquisadores analisaram 3.020 pacientes com mais de 65 anos que foram acompanhados por uma média de cinco anos cada um de modo a verificar se desenvolviam demência e por uma média de oito anos para observar o desenvolvimento de tumores.
No início do estudo, 164 pessoas (5,4%) estavam diagnosticadas com Alzheimer e 522 (17,3%) com câncer. Durante a pesquisa, 478 pessoas desenvolveram demência, característica associada à doença de Alzheimer, e em 378 houve nova manifestação de câncer invasivo.
De acordo com o estudo, para aqueles que tinham Alzheimer no início da pesquisa, o risco de desenvolver câncer foi reduzido em 69% em comparação com aqueles que não tinham Alzheimer.
Para indivíduos caucasianos que tinham câncer no começo do estudo, o risco de desenvolver Alzheimer foi reduzido em 43% em relação àqueles que não tinham diagnóstico de câncer. Os resultados, segundo os pesquisadores, não foram evidentes para grupos minoritários.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Quem sabe esse seja um dos pontos de partida para (pelo menos controlar) essas duas doenças.
ResponderExcluirSônia Borba
Dráuzio,
ResponderExcluirExcelente post, mas entre as doenças, o câncer apesar de ser um terrível mal, ainda oferece aos seus portadores oportunidade de tratamento enquanto que o alzheimer é a mais terrível doença que já vi. Sou cuidadora de minha mãe que tem esse mal há 9 anos e agora ele está avançando.Não existe tratamento nem remedios que o controlem. Tenho provado aos médicos que a acompanham que o convívio familiar, social e a dedicação de um membro da família, tem sido essencial no seu comportamento e no "controle" da doença. Posso dizer por experiência que além do paciente, o cuidador torna-se alvo constante de descontrole emocional, grandes momentos de tisteza profunda e depressão, sem contar alterações em todo funcionamento do corpo. Imagine você se o paciente de DA tivesse um câncer...Choro todos os dias ao ver o olhar vazio de minha mãe a repetir a mesma coisa o tempo todo, não conseguir fazer absolutamente nada, nem mesmo o mais simples. Não responder as ações de sentar, levantar, deitar, descer, subir... De acordo com a pesquisa o paciente com cancer tem menos chance de ter alzheimer e vice versa. Depois de acompanhar de perto a minha mãe, penso que o câncer lhe oferece chance de vida.
Um abraço,
Telva Tanajura
Desta não sabia é certo, surpreendeu-me. Tenho que me informar melhor : )
ResponderExcluir