Fraturas Expostas
Redação CartaCapital - 15/07/2008 12:30:11
http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=1440
http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=1440
Gilmar Mendes.
Em meio às divergências com Tarso Genro e com magistrados, Gilmar Mendes reúne-se com o presidente Lula para sugerir a criação de uma lei mais rigorosa contra abuso de autoridade. Foto de Antonio Cruz.
Depois da pressão dos magistrados, que fizeram na tarde da segunda 14 um ato de apoio ao juiz Fausto Martim De Sanctis em São Paulo, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não propor ao Conselho Nacional de Justiça, ao Conselho da Justiça Federal e a Corregedoria Geral da Justiça Federal da Terceira Região que investiguem a decisão do juiz. De Sanctis é o responsável pelos dois mandatos de prisão do banqueiro Daniel Dantas, anulados por habeas-corpus concedidos por Mendes.
O ministro reúne-se nesta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conversa, motivada pelas recentes operações da Polícia Federal, gira em torno de reformas nas instituições e na criação de uma lei mais rigorosa contra abuso de autoridade. Mendes considerou as prisões abusivas.
O encontro desta terça-feira acontece em meio, também, às divergências entre Mendes e o ministro da Justiça Tarso Genro sobre as ações da Operação Satiagraha.
Ontem, depois de uma reunião com o presidente Lula e outros cinco ministros Genro apontou os excessos da operação. "O presidente acha que o uso de algemas tem de ser exercido com cuidado. O agente tem de ser criterioso para não expor as pessoas publicamente", disse.
O presidente do STF busca apoio governamental para uma proposta que reveja a legislação de 1965, que considera ultrapassada.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc", use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
O Ministro(?) Gilmar Mendes é uma vergonha e uma desonra para a Justiça e para o STF. Aproveitando o momento, qual a "posição" dos outros Ministros do STF? Os que não compartilham com essas arbitrariedades cometidas pelo Gilmar Mendes, são "culpados" também, pelo "silêncio", pela omissão e/ou pela conivência. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluir