terça-feira, 20 de julho de 2010

Amuletos e Superstições Funcionam?



Não jogue fora seus amuletos: Superstição funciona mesmo
Keri Chiodo - Diário da Saúde - 20/07/2010
http://www.diariodasaude.com.br/

 


Uma nova pesquisa demonstrou que ter algum tipo de símbolo ou amuleto da sorte pode realmente melhorar o desempenho das pessoas - pelo mecanismo simples de aumentar a sua autoconfiança. [Imagem: Man vyi/Wikimedia]
.



Amuletos que funcionam

Não zombe dos pés de coelho e de outros amuletos da sorte que muitas pessoas costumam trazer consigo.

Uma nova pesquisa demonstrou que ter algum tipo de símbolo ou amuleto da sorte pode realmente melhorar o desempenho das pessoas - pelo mecanismo simples de aumentar a sua autoconfiança.



Superstição nos esportes

"Eu acompanho vários esportes, eu leio sobre esportes, e eu percebi que frequentemente os atletas - inclusive atletas famosos - têm superstições," diz Lysann Damisch, da Universidade de Cologne, na Alemanha.

Michael Jordan usava um calção da sua equipe da faculdade sob seu uniforme da NBA para dar sorte; Tiger Woods veste uma camisa vermelha nas partidas aos domingos, geralmente o último e mais importante dia do torneio.

"E eu ficava me perguntando, por que eles fazem isso?"



Amuleto da sorte

Com seus colegas Barbara Stoberock e Thomas Mussweiler, Damisch projetou um conjunto de experimentos para ver se a ativação das crenças supersticiosas das pessoas poderia melhorar seu desempenho em uma tarefa.

Em um dos experimentos, os voluntários foram orientados a levar um amuleto da sorte com eles. Em seguida, os pesquisadores levaram o amuleto embora com o argumento de que queriam tirar uma foto dele.

As pessoas levaram todos os tipos de itens, de antigos animais empalhados e anéis de casamento até pedras da sorte.

Metade dos voluntários recebeu seu amuleto de volta antes de iniciar o teste. Para a outra metade foi dito que havia um problema com a câmera e que eles iriam recebê-los de volta mais tarde.



Autoconfiança

Os voluntários que receberam seu amuleto da sorte antes do teste se saíram melhor em um jogo de memória no computador. Testes subsequentes mostraram que esta diferença de desempenho se devia ao seu sentimento de autoconfiança.

Eles também estabelecem metas mais elevadas para si mesmos. Apenas desejar boa sorte para alguém, como "Eu aperto o polegar para você" - a versão alemã de "Estou cruzando os dedos por você" - o desempenho dos voluntários melhorou em uma tarefa que exigia destreza manual.

É claro que mesmo Michael Jordan perdia jogos de basquete de vez em quando. "Isso não significa que você vai ganhar, porque, naturalmente, ganhar e perder é outra coisa," diz Damisch.

A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science.











* * * * * * * * * * * * * * * *

Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.


Atenção:

Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.

Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.

* * * * * * * * * * * * * * * *




9 comentários:

  1. Apesar de muitos serem adeptos dessas crenças eu sinceramente não creio.
    abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Não acredito em amuletos, nem sou supersticiosa. Mas acredito que a fé é muito poderosa e pode realizar maravilhas.

    Algumas pessoas põem sua fé em amuletos e acreditam que é no que devem confiar.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a sorte e o azar estão nas crenças de cada um.

    ResponderExcluir
  4. Drauzio,eu particularmente não sou supersticiosa e nem trago comigo amuletos,mas já diz o ditado,"a fé remove montanhas";acredito que ele ajuda na auto-confiança daqueles que crêem sim.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. A autoconfiança pode ser estimulada de várias maneiras, incluindo os amuletos. O que muitas pessoas não entendem, tanto os contra quanto os a favor, é que não é o objeto em si que faz o "milagre", mas sim a crença.
    abçs
    Atena

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre acreditei em supertições e agora morando na Irlanda que é o país delas, estou mais do que nunca ! hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Saudações!
    Amigo DRAUZIO:
    Mais uma excelente matéria!
    Eu acho que não é o amuleto que funciona, mas, a elevada fé em acreditar que ele traz benefícios, e, também muitos povos o elegem como um símbolo sagrado é uma questão de cultura. Por exemplo, aqui no interior do Amazonas, muitos ribeirinhos usam o –olho do boto- para suas conquistas!
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  8. Drauzio, boa tarde!!! Muito obrigada pela visita ao meu blog e ter virado seguidor.

    Esse texto sobre amuletos é bastante interessante e pode-se afirmar que tudo depende muito da energia que se utiliza em algo ou alguém. As pessoas que acreditam piamente que um objeto irá lhe dar sorte para isso ou aquilo, focam a energia positiva total neste e isso faz com que a pessoa se sinta tão segura que dá tudo certo, ou pelo menos, na maioria das vezes.

    Como citei acima, um texto bem interessante!

    Um abraço pra vc e volte sempre ao blog.

    Fique com DEUS :)

    ResponderExcluir
  9. É verdade! Concordo plenamente. Mas antes eu acreditava mesmo que os amuletos, assim como outras formas de se atrair a sorte ou afastar o azar através dessas superstições funcionavam simplesmente pelo facto de existirem forças maiores que trabalhavam em cima daquilo. Hoje em dia já vejo com outros olhos. Acredito que quando há fé, vontade, animo e auto confiança, as coisas fluem de acordo com os seus pensamentos.

    Um ótimo fim de semana!

    Tens um blog muito interessante! Parabéns!

    ResponderExcluir

Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com