segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estratégias da Indústria do Tabaco





O tabaco é a principal causa evitável de morte no mundo. É o único produto que mata quando consumido como orientam os seus fabricantes. O tabaco mata cerca de 50% de seus usuários regulares.

Atualmente, existem um bilhão de jovens no mundo, sendo que 85% deles vivem em países em desenvolvimento. Quando sobrevivem ao vulnerável período da infância, eles são geralmente saudáveis. No entanto, o uso do tabaco contribui em grande parte para o conjunto de elementos mortais que estão mudando a clássica imagem de uma juventude saudável no mundo.

A experimentação durante a adolescência de um produto altamente capaz de causar dependência e agressivamente promovido pela indústria do tabaco pode, facilmente, levar a toda uma vida de dependência do tabaco.

Um dos meios mais efetivos para proteger os jovens dos danos do uso do tabaco é proibir a publicidade, a promoção dos produtos de tabaco e as atividades de patrocínio de eventos pela indústria que o produz.

O objetivo do tema do Dia Mundial sem Tabaco 2008 é alertar sobre as estratégias de marketing utilizadas para captar novos consumidores, sobretudo entre os jovens:


"As estratégias de marketing seduzem os jovens para o uso de um produto, o tabaco, que mata a metade de seus consumidores. A proibição completa de toda forma de publicidade direta ou indireta, incluindo o patrocínio de eventos, é altamente efetiva para proteger a juventude do tabagismo".


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o fato de que estas estratégias de marketing são globais e dentre elas estão:


• Publicidade: Inserção de produtos derivados do tabaco nos meios de publicidade como avisos em jogos de vídeo game, em brinquedos ou outros jogos; vinculação de marcas nas cenas de artistas consumindo tabaco em telenovelas ou filmes e patrocínio de esportes ou outros eventos com o objetivo de comunicar a "função" do produto e suas características aos jovens;


• Promoção do acesso ao produto: colocação dos produtos em lugares de livre acesso, tais como prateleiras de supermercado, lojas de conveniência, vendas pela Internet, máquinas automáticas de venda de cigarro e outros novos métodos de exposição desenvolvidos especificamente para chamar a atenção dos jovens fumantes e fazer dos produtos de tabaco um bem mais acessível;


• Embalagem: uso de termos falsos e enganosos tais como "light", "baixo teor de alcatrão" e "suave"; criação de marcas com diferentes aromas e sabores, tais como cigarros sabor chocolate, menta, baunilha, tutti frutti; tamanho dos maços; cores; formatos e nomes de marcas, desenvolvidos para tornar o produto mais atrativo para os jovens;


• Preços: promoções e incentivos à compra, tais como descontos na aquisição de vários pacotes e venda de cigarros em maços pequenos, para fazer com que o produto seja mais acessível aos jovens.


O tabagismo é considerado pela OMS uma doença pediátrica, pois a maioria dos fumantes experimenta seu primeiro cigarro e se torna dependente antes dos 18 anos de idade. Por serem os jovens mais vulneráveis às estratégias de propaganda e marketing, desenvolvidas para captar novos consumidores, o número de novos fumantes nessa faixa etária é preocupante: cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias.












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