segunda-feira, 19 de maio de 2008

Agência britânica diz que Microsoft fere interesse de estudantes




Agência britânica diz que Microsoft fere interesse de estudantes



Reuters - Uma agência do governo britânico disse à Comissão Européia que o pacote Office da Microsoft não funcionava bem com programas concorrentes em escolas britânicas, ferindo o interesse dos alunos, professores e pais.


Os programas precisam ter os mesmos padrões para trabalharem juntos mas a agência britânica afirmou que a Microsoft oferece apenas seu próprio "padrão aberto (livre)" em vez de uma suporte eficaz para o Open Document Format (ODF) que, segundo a agência, aumenta as escolhas dos estudantes.

Stephen Lucey, diretor-executivo da British Educational Communications and Technology Agency (BECTA), afirmou que o dano vai além de afetar os concorrentes.

"Tais barreiras podem ferir também o interesse da educação e organizações de treinamento, alunos, professores e pais", apontou Lucey em comunicado.

A Becta se queixou ano passado ao Office of Fair Trading (departamento de comércio justo) britânico e enviou uma cópia da reclamação para a Comissão Européia esta semana.

A Microsoft afirmou em comunicado que está profundamente comprometida em fazer seus programas funcionarem bem com outros softwares.

"Criamos as ferramentas de desenvolvimento para promover a interoperabilidade entre o Office 2007 e produtos baseados no formato de arquivo Open Document Format", afirmou a empresa.

Lucey discorda. Ele afirma que a Microsoft gerou problemas para usuários com menos conhecimento técnico, dificultando o uso do ODF.

O ODF é um formato de arquivo não proprietário cujas especificações completas estão disponíveis para consulta por qualquer usuário e foi originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems.

Lucey coloca que o problema com a Microsoft vai além do estabelecimento dos padrões. A Becta também se queixou sobre as condições sob as quais a Microsoft licencia seus programas para escolas.

Na semana passada a Microsoft apelou conta uma multa de € 899 milhões imposta pela Comissão Européia por não ter atendido às exigências, originalmente impostas em 2004, de permitir a interoperabilidade com programas de servidores.









* * * * * * * * * * * * * * * *

Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários



Atenção:

Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc:", use sempre o campo "Cco:" (cópia oculta) ou "Bc" [BlindCopy].
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.

Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.

* * * * * * * * * * * * * * * *





Um comentário:

Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com