domingo, 17 de maio de 2015

Cravo-da-índia é o melhor antioxidante natural que se conhece


Cravo-da-índia é o melhor antioxidante natural que se conhece
Redação do Diário da Saúde - 31/03/2010
http://www.diariodasaude.com.br/


Pesquisa científica mostrou que o cravo-da-índia é o melhor antioxidante natural que se conhece, além de ter outros benefícios à saúde. Várias outras especiarias usadas na dieta mediterrânea foram testadas. [Imagem: SINC].




Antioxidantes naturais

Usar especiarias comuns na dieta mediterrânea pode ser bom não apenas para as pessoas individualmente, mas também para a indústria alimentícia.

Uma pesquisa realizada na Universidade Miguel Hernández, na Espanha, demonstrou que a indústria poderá fabricar alimentos mais saudáveis se tirar proveito dos antioxidantes naturais presentes sobretudo no cravo-da-índia.



Benefícios do cravo-da-índia

Os cientistas identificaram o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) como o melhor tempero antioxidante, devido ao fato de que ele contém altos níveis de compostos fenólicos, além de ter outras propriedades benéficas à saúde.

"Das cinco propriedades antioxidantes testadas, o cravo-da-índia apresentou a maior capacidade de liberar hidrogênio, reduzir a peroxidação lipídica, e foi o melhor redutor de ferro", explica a Dra. Juana Fernández-López, coautora do estudo.

Estes resultados colocam o cravo-da-índia como o melhor antioxidante natural que se conhece.



Especiarias da dieta mediterrânea

"Os resultados mostram que o uso dos antioxidantes naturais presentes nas especiarias utilizadas na dieta mediterrânea, ou os seus extratos, é uma opção viável para a indústria alimentícia, desde que as características organolépticas dos produtos não sejam afetadas", diz a pesquisadora.

"Essas substâncias apresentam elevada capacidade antioxidante, com efeitos benéficos para a saúde", acrescenta ela.

A equipe também avaliou o efeito antioxidante dos óleos de outras especiarias utilizadas na dieta do Mediterrâneo, incluindo o orégano (Origanum vulgare), tomilho (Thymus vulgaris), alecrim (Rosmarinus officinalis) e sálvia (Salvia officinalis).



Por que os alimentos estragam

"A oxidação lipídica é uma das principais razões para a deterioração dos alimentos, e provoca uma redução significativa no seu valor nutricional, assim como a perda do sabor", diz Fernández-López.

Essas alterações levam a uma redução no tempo de vida útil dos alimentos industrializados. Para evitar essa deterioração, a indústria alimentícia acrescenta antioxidantes sintéticos nos produtos.



Químicos nos alimentos industrializados

No entanto, como estes antioxidantes sintéticos são compostos químicos, têm sido levantadas questões sobre a sua potencial toxicidade e a ocorrência de efeitos colaterais na ingestão dos alimentos industrializados.

Como resultado, há um interesse crescente na utilização de produtos à base de vegetais (especiarias, plantas aromáticas e medicinais), com atividade antioxidante em potencial, a fim de substituir os antioxidantes sintéticos por substâncias naturais.

O objetivo do estudo é justamente permitir que essas especiarias sejam incorporadas nos alimentos industrializados, sobretudo nos produtos à base de carne, no papel de antioxidantes naturais.





10 comentários:

  1. Obrigada amigo, pelas sábias informaçõeas que você tem postado ...e, essa sobre o cravo-da-índia, eu amei!

    ResponderExcluir
  2. Sou fã do cravo, sempre gosto de mastigar, gosto muito do sabor e cheiro.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Drauzio,
    Gosto muito de utilizar especiarias variadas e conhecer novas.
    Quanto ao cravo-da-índia, estou muito bem anti-oxidado...rsss, afinal tenho hábito de mascar cravo várias vezes ao dia.
    Muitoo interessante!
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas informações. Já masquei o cravo-da-índia para dor de dente. Também já usei o cravo-da-índia como anti-fungico nas unhas dos pés, em forma de óleo.Ele também perfuma o hálito.Maria do Carmo Barboza Lima de Faria Correa.

    ResponderExcluir
  5. Se eu já gostava antes, sem saber os benefícios imagina agora, que vi que é bom praticamente para tudo. http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alfeu, o cravo-da-índia também é muito bom para ser mastigado após as refeições, além de proteger e evitar cáries e problemas de gengiva, ele promove um bom hálito. Um abraço.

      Excluir
  6. Bom dia! Gostaria de saber se mastigar cravos pode prejudicar os dentes? Aguardo resposta, tenha um excelente dia! Deus abençoe o seu lar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sou qualificado para fazer qualquer afirmativa sobre isso, mas creio que não. Tenho amigos que por muitos anos mastigam diariamente cravo, carregam num potinho e os mastigam após as refeições. Eles não tem problemas de cáries ou de gengivas.

      Excluir
  7. Ola olha que legal acabei de saber outro atributo para o cravo-da-india....estou parando de fumar e num desespero da abstinência masquei um cravo e bingo assim já são 5 dias sem fumar e nem sofrer só mascando cravo to encantada com o resultaso ...gente funciona não acredita em min não testem...

    ResponderExcluir

Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com