Cravo-da-índia é o melhor antioxidante natural que se conhece
Redação do Diário da Saúde - 31/03/2010
http://www.diariodasaude.com.br/
Pesquisa científica mostrou que o cravo-da-índia é o melhor antioxidante natural que se conhece, além de ter outros benefícios à saúde. Várias outras especiarias usadas na dieta mediterrânea foram testadas. [Imagem: SINC].
Antioxidantes naturais
Usar especiarias comuns na dieta mediterrânea pode ser bom não apenas para as pessoas individualmente, mas também para a indústria alimentícia.
Uma pesquisa realizada na Universidade Miguel Hernández, na Espanha, demonstrou que a indústria poderá fabricar alimentos mais saudáveis se tirar proveito dos antioxidantes naturais presentes sobretudo no cravo-da-índia.
Benefícios do cravo-da-índia
Os cientistas identificaram o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) como o melhor tempero antioxidante, devido ao fato de que ele contém altos níveis de compostos fenólicos, além de ter outras propriedades benéficas à saúde.
"Das cinco propriedades antioxidantes testadas, o cravo-da-índia apresentou a maior capacidade de liberar hidrogênio, reduzir a peroxidação lipídica, e foi o melhor redutor de ferro", explica a Dra. Juana Fernández-López, coautora do estudo.
Estes resultados colocam o cravo-da-índia como o melhor antioxidante natural que se conhece.
Especiarias da dieta mediterrânea
"Os resultados mostram que o uso dos antioxidantes naturais presentes nas especiarias utilizadas na dieta mediterrânea, ou os seus extratos, é uma opção viável para a indústria alimentícia, desde que as características organolépticas dos produtos não sejam afetadas", diz a pesquisadora.
"Essas substâncias apresentam elevada capacidade antioxidante, com efeitos benéficos para a saúde", acrescenta ela.
A equipe também avaliou o efeito antioxidante dos óleos de outras especiarias utilizadas na dieta do Mediterrâneo, incluindo o orégano (Origanum vulgare), tomilho (Thymus vulgaris), alecrim (Rosmarinus officinalis) e sálvia (Salvia officinalis).
Por que os alimentos estragam
"A oxidação lipídica é uma das principais razões para a deterioração dos alimentos, e provoca uma redução significativa no seu valor nutricional, assim como a perda do sabor", diz Fernández-López.
Essas alterações levam a uma redução no tempo de vida útil dos alimentos industrializados. Para evitar essa deterioração, a indústria alimentícia acrescenta antioxidantes sintéticos nos produtos.
Químicos nos alimentos industrializados
No entanto, como estes antioxidantes sintéticos são compostos químicos, têm sido levantadas questões sobre a sua potencial toxicidade e a ocorrência de efeitos colaterais na ingestão dos alimentos industrializados.
Como resultado, há um interesse crescente na utilização de produtos à base de vegetais (especiarias, plantas aromáticas e medicinais), com atividade antioxidante em potencial, a fim de substituir os antioxidantes sintéticos por substâncias naturais.
O objetivo do estudo é justamente permitir que essas especiarias sejam incorporadas nos alimentos industrializados, sobretudo nos produtos à base de carne, no papel de antioxidantes naturais.
Obrigada amigo, pelas sábias informaçõeas que você tem postado ...e, essa sobre o cravo-da-índia, eu amei!
ResponderExcluirSou fã do cravo, sempre gosto de mastigar, gosto muito do sabor e cheiro.
ResponderExcluirAmigo Drauzio,
ResponderExcluirGosto muito de utilizar especiarias variadas e conhecer novas.
Quanto ao cravo-da-índia, estou muito bem anti-oxidado...rsss, afinal tenho hábito de mascar cravo várias vezes ao dia.
Muitoo interessante!
Um forte abraço
Obrigada pelas informações. Já masquei o cravo-da-índia para dor de dente. Também já usei o cravo-da-índia como anti-fungico nas unhas dos pés, em forma de óleo.Ele também perfuma o hálito.Maria do Carmo Barboza Lima de Faria Correa.
ResponderExcluirSe eu já gostava antes, sem saber os benefícios imagina agora, que vi que é bom praticamente para tudo. http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br
ResponderExcluirOi Alfeu, o cravo-da-índia também é muito bom para ser mastigado após as refeições, além de proteger e evitar cáries e problemas de gengiva, ele promove um bom hálito. Um abraço.
ExcluirBom dia! Gostaria de saber se mastigar cravos pode prejudicar os dentes? Aguardo resposta, tenha um excelente dia! Deus abençoe o seu lar!
ResponderExcluirOi, não sou qualificado para fazer qualquer afirmativa sobre isso, mas creio que não. Tenho amigos que por muitos anos mastigam diariamente cravo, carregam num potinho e os mastigam após as refeições. Eles não tem problemas de cáries ou de gengivas.
ExcluirOla olha que legal acabei de saber outro atributo para o cravo-da-india....estou parando de fumar e num desespero da abstinência masquei um cravo e bingo assim já são 5 dias sem fumar e nem sofrer só mascando cravo to encantada com o resultaso ...gente funciona não acredita em min não testem...
ResponderExcluirValeu a dica. Vou repassar. Um abraço.
Excluir