sexta-feira, 9 de abril de 2010

Caminhar reduz risco de derrame em mulheres



Caminhar reduz risco de derrame em mulheres
Diário da Saúde - Agência Fapesp - 07/04/2010
http://www.diariodasaude.com.br/


Estudo conclui que mulheres que caminham mais ou mais rapidamente têm risco significativamente menor de desenvolver
um acidente vascular cerebral (AVC) - popularmente conhecido como derrame. [Imagem: CDC].




Exercícios contra o derrame

Mulheres que caminham pelo menos duas horas por semana ou que costumam andar rapidamente (5 km/h ou mais) têm risco significativamente menor de desenvolver um acidente vascular cerebral (AVC) - popularmente conhecido como derrame - do que as que não costumam praticar atividade física.

A afirmação é de um estudo feito nos Estados Unidos e que será publicado em breve na revista Stroke, da American Heart Association. De acordo com a pesquisa, os riscos foram menores para AVC em geral e em suas formas isquêmica e hemorrágica.



Caminhar para longe do AVC

As mulheres que caminharam em passos acelerados apresentaram risco 37% menor de qualquer tipo de AVC. As que andaram mais de duas horas por semana tiveram risco 30% menor, ambas em comparação com mulheres sedentárias.

No caso de AVC hemorrágico, os riscos foram 68% menor para as que caminharam vigorosamente e 57% menor para as que andaram pelo menos duas horas por semana.

"A atividade física é um comportamento importante para a prevenção de AVC. Trata-se de um hábito essencial para promover a saúde e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Caminhar é apenas uma forma de atividade física", disse Jacob Sattelmair, da Faculdade de Saúde Pública Harvard, principal autor do estudo.

"Embora a relação exata entre diversos tipos de atividade física e diferentes subtipos de acidente vascular cerebral permaneça desconhecida, os resultados desse estudo específico indicam que caminhar, em particular, está associado com o menor risco de AVC", afirmou o pesquisador.



Exercícios para mulheres

Os autores do estudo acompanharam 39.315 mulheres, com idade média de 54 anos, que participaram de um levantamento nacional sobre saúde feminina. A cada dois ou três anos, as participantes descreveram as atividades físicas conduzidas em horas de lazer no ano anterior.

As atividades envolviam caminhar, correr, andar de bicicleta, fazer exercícios aeróbicos e praticar esportes. Atividades ocupacionais, domésticas ou comportamentos sedentários não foram considerados.

Os ritmos de caminhada foram divididos em nenhum, casual (cerca de 3,2 km/h), normal (4,6 km/h), acelerado (6,2 km/h) e muito acelerado (acima de 6,4 km/h). Nos quase 12 anos em que foram acompanhadas, 579 mulheres tiveram um AVC (473 isquêmicos, 102 hemorrágicos e quatro não identificados).



Acidente vascular cerebral

"O acidente vascular cerebral é a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos e uma das principais causas de incapacidade. Por conta disso, é muito importante identificar fatores capazes de modificar riscos", disse Sattelmair.

Segundo o pesquisador, os resultados não se estendem aos homens. "A relação entre caminhar e menor risco de AVC ainda é inconsistente entre homens", disse.










* * * * * * * * * * * * * * * *

Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.


Atenção:

Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.

Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.

* * * * * * * * * * * * * * * *




6 comentários:

  1. Drauzio
    É para todos.o caminhar é aconselhado pelos medicos,pelos varios beneficios que acarreta.
    bjs
    joana

    ResponderExcluir
  2. Atualmente o remédio mais recomendado é a caminhada, não tem contra indicação, pois todos podem fazer o que difere é a intensidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.Parabéns pelos textos.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caminhar é bom, não custa nada, você interage com as pessoas e com o meio ambiente, só pode ser tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. todos devemos caminhar,como você mesmo fala evitaria muitas doenças.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo Guizeline Rosa16 de outubro de 2010 às 12:37

    Caminhar beneficia corpo e mente, pois com ela interagimos com pessoas e a natureza.Isto também evita o stress que leva à várias patologias.
    Sorry academias,mas caminhada na esteira numa sala fechada não produz os mesmos bons resultados.
    Prof. Esp. Ricardo Guizeline Rosa

    ResponderExcluir

Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com