Não é necessário parar de comer carne
Paula Rothman - Info Online - 12/11/2009
http://info.abril.com.br/
Getty Images
Paula Rothman - Info Online - 12/11/2009
http://info.abril.com.br/
Getty Images
Relatório analisa métodos agrícolas e dieta da população para concluir que pequenas mudanças podem levar a enormes benefícios ambientais.
Ao contrário de teorias que afirmam ser necessário eliminar toda produção e consumo de carnes no mundo, uma nova pesquisa aponta para soluções menos drásticas, porém eficientes.
A adoção de métodos mais sustentáveis e a diminuição no consumo de carne para apenas três vezes por semana seriam suficientes para garantir alimento para uma população crescente até 2050. Isso traria uma pequena mudança na dieta média mundial. Se hoje ela é composta 38% por carne, a sugestão é que tivesse 30%.
As organizações Friends of the Earth e Compassion in World Farming partiram de quatro problemas básicos relacionados à alimentação para compor o relatório. O primeiro deles é o grande impacto ambiental causado pela criação de animais e produção de laticínios. Segundo o relatório, esses dois fatores emitem mais gases causadores de mudanças climáticas do que todo o transporte do mundo.
O segundo é a alegação de que seria necessário mais espaço para cultivar comida o suficiente para uma população em expansão, aumentando as produções em massa.
O terceiro é a má distribuição de alimento, já que existem hoje um bilhão de obesos e o mesmo número de subnutridos no mundo, e países do desenvolvidos comem até seis vezes mais carne que aqueles de países mais pobres.
O quarto é o crescente desmatamento, especialmente na América do Sul, para dar lugar a mais pastagens.
Nos diferentes cenários elaborados, a pesquisa conclui que a simples redução de carne e consumo de laticínios poderia ser suficiente para produzir comida o bastante para alimentar os mais de nove bilhões de pessoas esperadas até 2050 sem a necessidade de desmatamento de mais áreas.
As soluções propostas seriam comer carne de duas a três vezes por semana e adotar mais técnicas de agricultura orgânica.
O relatório sugere que a participação dos consumidores teria grande impacto nessa mudança.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Muito interessante a matéria, difícil de vir a ser praticado no meu modo de pensar, mais...
ResponderExcluirAbraços forte
Um belo assunto, seria muito bom para todos se seguissemos essa conduta.
ResponderExcluirSaudações Natalinas!
ResponderExcluirAmigo Dráuzio!
Excelente Post!
Ótimo texto, além de conscientizador é educativo... Primeiro é que, todos sabendo usar não vai faltar, e, a partir do momento que na prática acontecer a redução do consumo todos saem ganhando, especialmente o homem!
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços,
LISON.
Boa-tarde Drauzio.
ResponderExcluirNa verdade, O QUE falta mesmo ao homem é concientização, mas devido às controvérsias entre uma pesquiza aqui defendendo outra alí condenando, fica realmente muito difícil acretdar em qual seria o caminha certo. O que relmente devemos fazer, "é a nossa parte", e ter muito conteúdo crítico para aproveitar as boas intensões tanto de quem condena como de quem defende. E é por isso que estou lendo seu site, um bom lugar para se informar.
Parabéns pelo seu trabalho e que seu natal seja de muita consciência e conhecimento, para que possamos compartilha-lo.
"ABRAÇOS MINEIRO DE FELIZ NATAL"
Não digo muito sobre questão ambiental, mas e quanto à ética?
ResponderExcluirSeremos éticos tirando a liberdade de menos animais e matando menos quando não poderíamos matar e impor sofrimento a nenhum animal?