Jornal Le Monde elege Lula como o "Homem do Ano"
Redação Carta Maior - Foto Agência Reuters - 24/12/2009
A publicação francesa apontou o presidente brasileiro como o responsável pelo renascimento do Brasil como um gigante na cena mundial. O jornal espanhol El Pais também escolheu Lula como a "Personalidade do Ano", destacando que ele passará à história pela ambição realizada de tornar o Brasil um país desenvolvido. Para o Le Monde, o presidente soube ser um democrata, lutando contra a pobreza sem ignorar os motores de um crescimento mais respeitoso dos equilíbros naturais. "A consagração de Lula acompanha a renovação do Brasil", resume o jornal.
Lula
O jornal francês Le Monde escolheu o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como o "Homem do Ano", apontando-o como responsável pelo renascimento do Brasil como um gigante na cena mundial. É a segunda homenagem deste tipo que Lula recebe neste final de ano. O jornal espanhol El País também elegeu o presidente brasileiro como a "Personalidade do Ano" e a revista The Economist dedicou um número especial ao Brasil, destacando na capa o Cristo Redentor como um foguete decolando rumo ao espaço.
Na homenagem divulgada nesta quinta-feira (24), o Le Monde afirma: "Embandeirado dos países emergentes, mas também do mundo em desenvolvimento do qual se sente solidário, o presidente brasileiro, de 64 anos, colocou decididamente seu país em uma dinâmica de desenvolvimento".
Na avaliação do jornal francês, "o presidente brasileiro, que no fim de 2010 deixará a presidência sem ter tentado modificar a Constituição para concorrer a um terceiro mandato, soube continuar sendo um democrata, lutando contra a pobreza sem ignorar os motores de um crescimento mais respeitoso dos equilíbrios naturais". E acrescenta:
"Presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2003, ao fim de dois mandatos terá dado uma nova imagem a América Latina". "A consagração de Lula acompanha a renovação do Brasil", destaca a publicação que define assim o presidente brasileiro: "Carismático, de sorriso fácil e jovial, Lula, nascido em 27 de outubro de 1945 no estado de Pernambuco, ex-torneiro mecânico e sindicalista, transformou o Brasil em ator essencial do cenário internacional. Diplomacia, comércio, energia, clima, imigração, espaço, droga: tudo lhe interessa e diz respeito".
O Le Monde destaca ainda que Lula foi o primeiro presidente da América Latina a ser recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca. O jornal aponta também como destaques da ação do presidente brasileiro a liderança exercida dentro do G20, a aspiração do Brasil a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a condição de primeiro sócio comercial da China.
Já o espanhol El País destaca a gestão do presidente brasileiro dizendo: "Quando foi eleito para um segundo e último mandato, Lula disse que o Brasil estava cansado de ser uma potência emergente e que havia chegado a hora de o país se tornar um país desenvolvido sem andar para trás outra vez. Esta é a ambição com que Lula passará à história, diz o jornal.
"Nos sete anos de Presidência, Lula fez o país avançar muito; o Brasil foi o primeiro país a sair da recessão provocada pela crise econômica mundial, seus índices de crescimento ao longo deste período tem sido muito superiores aos das duas décadas anteriores, a pobreza extrema caiu de 35% em 2001 para 24,1% em 2008, e quatro milhões de cidadãos deixaram o patamar da pobreza, incorporando-se às classes médias que já superam a casa dos 50% da população".
* * * * * * * * * * * * * * * *
Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários
Atenção:
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.
Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Com essa notícia, o FHC vai ter um enfarte de tanta inveja. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirOlá querido amigo,
ResponderExcluirSerá que o citado Jornal conhece as falcatruas, os mensalões e toda a roubalheira do governo?
Será que algum Jornal do Brasil elegeria o Lula como o "Homem do ano"?
Fico me perguntando essas coisas... o que o amigo acha?
Fraterno e carinhoso abraço.
Lilian
Vovolili não anda enxergando bem ou só lê a dita branda e os amigos do Pig que amam o farol de Alexandria invejoso.
ResponderExcluirEm resposta a Lilian: vc acha q com a velocidade da informação nos dias de hj eles não saberiam? Só pra te informar q o mensalão começou com o Azeredo (PSDB MG), infectou alguns no governo e a muito tempo está no DF com o Arruda(DEM). Vai ver q elelgeram o Lula como o Homem do Ano pq emprestamos dinheiro ao FMI, ao contrario do FHC q só trouxe dividas e desemprego....
ResponderExcluirSenhor "vovolili",
ResponderExcluirSerá que você não consegue reconhecer que o país é o que é hoje? Será que um presidente, sem o apoio da população, que gosta mais é de apontar erros e votar nos próprios causadores, consegue mudar totalmente o país?
Você não percebeu que o tom das duas reportagens diz respeito ao país em relação à sua economia, principalmente externa?
Não sou totalmente a favor de Lula, mas agradeço e MUITO ao que ele fez ao Brasil e vamos levar muitos mandatos para eleger alguém parecido com ele, muitos.
No dia em que pararmos de criticar sempre quem está no poder e passarmos a olhar para a política brasileira de uma maneira geral, aí sim teremos um país livre da corrupção. Por que os blogs de humor, bobagens, 'reality shows' e etc (tirando blogs com conteúdo sexual, nem precisa falar) fazem tanto sucesso e os blogs sobre política ficam esquecidos no seu canto?
Quem é a população brasileira de uma maneira geral, que sai à rua para pedir um impeachment de um presidente, graças a uma emissora de tv que possui diretos sobre o Brasil, e que vota em políticos ditos desonestos eleição após eleição?
Olhe para o Brasil pré-Lula e olhe para o Brasil agora? Já não é bom pra você? Quem faria melhor? Serra? .....
Infelizmente irei postar como anônimo, pois temo represálias virtuais, já que na web não podemos nos expressar normalmente, já que todos atrás de um computador ficam 'poderosos', mas o que posso dizer é que não sou apenas um cidadão comum e por isso prefiro o anonimato...
g
vovolili
ResponderExcluirsabe qual é o maior problema dos brasileiros?
eles (pq eu não sou assim), veem primeiro os pontos positivos dos outros países, mas os do nosso eles veem primeiro os negativos, esse mundo ta cheio de gnt como vc, q apenas acha bom se alguém acabar com a pobreza do dia para a noite, o mundo não é assim, e o lula foi um ótimo presidente, ma é difícil fazer as pessoas entenderem mesmo com tantos fatos.
Um prêmio merecido por tudo que Lula fez este ano. Não tenho dúvidas que 2010 será um ano melhor para o presidente. Ele vai eleger sua sucessora (não acredito em Serra) e vai levar o Prêmio Nobel da Paz. Podem me cobrar depois. Abraços.
ResponderExcluirConcordo com as indicações, acho super merecido! Lula fez muuuuita coisa pelo Brasil! Mas o gente, corrupção existe e existirá sempre! Porem ficamos oitro anos com fernando enrique que também foi muito corrupto e não evoluimos quase nada, lula pelo menos fez muita coisa... Saimos de Fernando enrique com um salario de 120 reais para quem não lembra!!!
ResponderExcluirnao existe milagre mas ele nao foi tudo isso nao.
ResponderExcluirmuitos frutos que estamos colhendo agora sao açoes que aconteceram ha mais de 10 anos. (nao que um so presindente tenha o merito mais foram responsaveis pela maior parte da "modernizaçao do pais" que de fato ainda tem muito o que melhorar)
muitos jornais tmb destacaram a prepotencia apoiando os "ditadores latino-americanos" assim como abrir as pernas para a bolivia.
com certeza nao tivemos presidente da republica melhor nesses ultimos 7 anos.
As pessoas que endeusam o molusco não pararam pra pesquisar quem são as outras pessoas que fazem parte desta lista de líderes.
ResponderExcluirÉ triste mas Vovolili tá com a razão.