sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fumantes podem ser preteridos em vagas de emprego




O projeto de lei que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados, aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo, pode levar as empresas a evitarem empregar fumantes. A opinião é de Ralph Arcanjo Chelotti, presidente da ABRH-Nacional.

Segundo Chelotti, os "fumódromos" criados por muitas empresas para empregados que fumam não poderão mais funcionar dentro das instalações das empresas, nem mesmo no andar térreo, como é comum, e terão que ser deslocados para fora dos espaços de trabalho. Em alguns casos, essas áreas de fumo serão deslocadas para fora das empresas. "Entendo que, em função disso, as empresas, de modo geral, vão tender a dar emprego a pessoas que não fumam, pois o vício do cigarro começa a se tornar algo que as empresas já não conseguem mais administrar em seus espaços", explica Chelotti.

Para o presidente da ABRH-Nacional, é certo que as empresas começarão campanhas mais incisivas de combate ao fumo, ao mesmo tempo em que vão eliminar de suas dependências os antigos "fumódromos". "O vício do cigarro é um problema de difícil solução e as pessoas que querem abandoná-los precisam de ajuda. O fato de que o consumo de cigarro vai ser cada vez mais considerado como um diferencial negativo pode servir de estímulo para que muitas pessoas decidam largar o cigarro. Muitas empresas já apoiam empregados que decidem largar o cigarro e eu acredito que esse movimento vai se ampliar", comenta.

No entanto, Chelotti assinala que é inegável que os processos de recrutamento e seleção de pessoas, que em algumas empresas já excluem fumantes, vão ser cada vez mais seletivos nesse aspecto, o que é um indicador de que aqueles que fumam podem ter cada vez mais dificuldades para conseguir emprego. "Nesse caso, penso que mentir é uma má idéia, pois a pessoa terá dificuldades em explicar porque precisa se ausentar toda vez que quiser fumar. Embora eu pense que esta proibição é muito invasiva, acredito sim que as empresas começarão a excluir os fumantes de seus processos de seleção", alerta Chelotti.

FONTE: e-Press Comunicação





* * * * * * * * * * * * * * * *

Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.


Atenção:

Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire todos os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc" (com cópia)! Use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.

Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.

* * * * * * * * * * * * * * * *




Um comentário:

  1. É muito bom que se aperte o cerco cada vez mais compra os fumantes. Se eles acham que é um direito deles o ato de fumar, eles se esquecem que é um direito dos outros não querer aspirar a fumaça fedorenta e venenosa que eles exalam. Quer fumar vá fumar em casa. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com