sexta-feira, 25 de julho de 2008

Sargento Gay Pede Habeas Corpus no Supremo




Sargento Gay Pede Habeas Corpus no Supremo
Tribuna da Imprensa - 25/07/2008
http://www.tribuna.inf.br/


 


Defesa de Laci argumenta que liberdade de seu cliente não ameaça o andamento do processo.



Brasília - O segundo sargento do Exército, Laci Marinho de Araújo, entrou na última quarta-feira com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele pede a sua libertação até o julgamento do mérito de habeas ajuizado no Superior Tribunal Militar (STM) no qual também solicita sua soltura.

De acordo com o Supremo, a defesa argumenta que a liberdade do seu cliente não ameaça o andamento do processo. Araújo, que assumiu numa entrevista à revista popular seu relacionamento com o sargento Fernando Alcântara de Figueiredo, está preso desde 4 de junho sob acusação de deserção.

Ele é mantido no Batalhão de Polícia do Exército em Brasília. Inicialmente, o Conselho Permanente da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM) negou o pedido de liberdade provisória ou a transferência dele para um hospital ou domicílio, por conta de problemas de saúde. Araújo recorreu, então, ao STM, que também não concedeu liminar.

Segundo o STF, a defesa do sargento contesta o argumento do relator do STM de que a prisão por deserção é automática, dispensa qualquer motivação concreta e está de acordo com a Constituição Federal. Para ela, tais fundamentos contrariam "o sistema constitucional vigente e acobertam ilegalidade praticada em primeira instância", além de desvirtuar o princípio da presunção da inocência.

Cita ainda que será provado na Justiça Militar a "improcedência" da acusação de deserção. O sargento, sustenta, "ausentou-se do serviço por estar doente". Também é questionada a legalidade do prazo de 60 dias da prisão preventiva.














* * * * * * * * * * * * * * * *

Entre no Blogger "O Mundo No Seu Dia-a-Dia" e faça seus comentários.


Atenção:

Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar.
Não use o campo "Cc", use sempre o campo "Cco" (cópia oculta) ou "Bc" (BlindCopy).
Dificulte o aumento de vírus, spams e banners.

Participe desta campanha, incluindo o texto acima em suas mensagens.


* * * * * * * * * * * * * * * *


Um comentário:

  1. E a perseguição continua. Exército Brasileiro - Uma Instituição homofóbica. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Entre no Blogger O Mundo No Seu Dia-a-Dia e faça seus comentários. Um abraço. Drauzio Milagres - http://drauziomilagres.blogspot.com